Os 12 melhores perfumes femininos para apostar em 2021


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista
Publicado em

Escolher o perfume que mais te agrada não é uma tarefa fácil, e varia muito de acordo com o gosto de cada pessoa. Como não se trata de um artigo barato para você testar várias opções, nós preparamos uma lista com as características mais marcantes daqueles que são considerados os melhores perfumes femininos do mundo, nacionais e internacionais. Confira e descubra que fragrância combina mais com você para virar o seu cheirinho especial.

1. Nº 5, Chanel

O perfume que completa 100 anos em 2021 carrega muitos feitos para estar na galeria dos mais icônicos perfumes do mundo: foi o primeiro perfume a ganhar um comercial na televisão, virou um símbolo da pop arte pelas mãos de Andy Warhol, já teve como suas embaixadoras ninguém menos que Catherine Deneuve e Nicole Kidman e ganhou recentemente um documentário dedicado a mostrar todo seu sucesso entre as mulheres ao longo de um século.

Apesar de centenário, o perfume da maison de Coco Chanel se firmou como o queridinho da mulherada na década de 50, após a memorável resposta de Marilyn Monroe quando questionada sobre o que ela vestia para dormir: "Apenas duas gotinhas de Chanel nº 5".

As notas florais de jasmim, rosa de maio e ilangue-ilangue misturam-se à nota de aldeído, ingrediente sintético que potencializa o aroma das flores. Uma opção muito sensual e feminina! Conheça mais detalhes sobre o perfume.

Perfume chanel

2. Miss Dior, Dior

Vencedor do prêmio Fragrância do ano em 2020 na categoria “Women’s Prestige” pela The Fragrance Foundation, concurso considerado o Óscar dos perfumes, trata-se de um perfume que foi reformulado em 2017 e acertou em cheio na fragrância floral que conquistou o coração das mulheres.

O perfume exala sensualidade misturando notas de topo cítricas, notas de corpo de rosa damascena e notas de fundo de pimenta rosa. Uma combinação explosiva e memorável. Gostou? Você pode comprá-lo aqui.

Perfume Miss Dior

3. L'Eau D Issey, Issey Miyake

O perfume ideal para quem não curte cheiros muito adocicados e acha os aromas florais um pouco enjoativos. Também agrada às mulheres que preferem os aromas de perfumes masculinos, que geralmente são mais secos.

Ele traz uma fragrância floral aquática com notas de topo de lótus, frésia e melão. A nota de corpo tem um aroma de peônia, lírio e cravo, que exprime toda a personalidade desse perfume. Já a nota de fundo vem de um aroma amadeirado, misturado com cedro, sândalo e almíscar. Quem usa garante que o aroma é agradável e marcante. Veja mais sobre o perfume.

L‘eau D‘Issey Perfume

4. La Vie Est Belle, Lancôme

Um perfume sofisticado, de características oriental gourmand, aqueles que nos remetem a aromas de alimentos, com notas de caramelo. É sucesso de vendas e perfeito para ser usado nas estações mais frias do ano.

Tem acordes doces muito marcantes. A fragrância mistura notas de cassis e pera com íris, jasmim e flor de laranjeira, além de um toque de pralinê, baunilha e a fava tonka. Veja mais detalhes sobre o perfume.

La vie est belle perfume

5. Good Girl, Carolina Herrera

O premiadíssimo perfume foi criado a partir da visão de Carolina Herrera sobre a mulher modera e combina aromas de amêndoa, jasmim, fava tonka, café e cacau.

Porém, neste caso, não é apenas o interior do frasco que faz sucesso. A embalagem é única, inconfundível e também faturou diversos prêmios por explorar tão bem um ícone da feminilidade e sensualidade: o sapato de salto alto. Veja mais detalhes sobre o Good Girl.

Good Girl perfume

6. J’adore, Dior

Um perfume com notas florais e frutadas, que exala frescor e é perfeito para os meses mais quentes do ano!

O grande trunfo dessa fragrância é misturar tantas notas de flores e frutas, como flores brancas, orquídea e mandarina, com toques de ameixa, damasco e pêssego. O resultado atinge complexidade e sofisticação. Aqui você encontrará mais detalhes sobre o perfume.

Jadore perfume

7. Acqua di Gioia, Giorgio Armani

Uma opção floral, com aroma fresco e aquático! O perfume é muito marcante e particular, perfeito para ser usado no verão. Lançado em 2011, foi inspirado nas férias de verão do próprio Giorgio Armani, pelas Ilhas de Pantelleria, na Sicília, e abocanhou os principais prêmios da estação.

As notas de topo são hortelã, limão da Calábria e pimenta rosa, a nota de corpo é jasmim e as notas de fundo são açúcar, caxemira e cedro da Virgínia. Uma combinação potente e refinada. Conheça mais sobre o produto.

Acqua de gioia perfume

8. Lady Lily, O Boticário

Está no topo da lista dos perfumes nacionais. A extração do aroma é feito por um processo artesanal, do século 18, que transforma o lírio em óleo essencial para depois utilizar o seu aroma.

As notas são frutadas, com toques de jasmim, gardênia, flor de laranjeira e baunilha. Uma excelente opção de perfume suave, que pode ser usado diariamente. Saiba mais sobre o Lady Lily.

Lily perfume

9. Mon Guerlain, Guerlain

Um perfume oriental fresco, com uma inclinação gourmand, que combina notas de tangerina, alfazema, jasmim, baunilha, sândalo, íris e cumarina, um excelente aromatizante encontrado em plantas como a erva-doce.

As notas de cabeça trazem o envolvente aroma da lavanda Carla, uma variedade cultivada em Provence, na França. Veja mais detalhes sobre o perfume.

guerlain perfume

10. Light Blue, Dolce e Gabbana

Extremamente refrescante! Seu aroma floral frutado é bem cítrico, perfeito para ser usado em temperaturas mais quentes.

As notas de topo são de limão siciliano, maçã verde, cedro e campanula. Já as notas de corpo são de jasmim, bambu e rosa branca, enquanto as notas de fundo são de almíscar, âmbar e cedro. Aqui você poderá comprar o perfume.

Light blue perfume

11. Euphoria, Calvin Klein

Uma opção floral amadeirada, extremamente licoroso, que nos remete ao aroma do vinho. Uma opção para quem busca acordes mais luxuosos e intimistas a qualquer hora do dia.

As notas de topo são basicamente frutadas, com romã, framboesa, caqui, maracujá e pêssego. Já o corpo traz notas de orquídea e lótus. No fundo, notas de mogno, âmbar, violeta e patchuli. Conheça mais sobre esse produto.

Euphoria perfume

Cabelo curto repicado: veja looks modernos e estilosos

12. Essencial, Natura

Mais uma opção de perfume nacional, que encabeça a linha Premium da Natura, com uma complexidade de aromas em 3 versões femininas que agradam a diferentes tipos de mulheres.

As notas principais são de jasmim, violeta e musk. Já o Essencial Tradicional, o mais vendido da linha, traz um aroma floral frutado, levemente adocicado, com notas de tangerina, laranja e limão. As notas de corpo são de magnólia e rosa, enquanto as notas de fundo são de almíscar e sândalo. Muito refinado e com um toque cítrico que faz toda a diferença! Saiba mais sobre o Essencial.

Essencial perfume Natura

O que é, como é feito e quais os benefícios da blindagem de unha

Como escolher o melhor perfume feminino para você?

Descubra que tipo de aroma te agrada

Os perfumes são divididos em sete famílias olfativas e cada uma tem as suas particularidades. Ao testar os perfumes, é importante você identificar que classes de aroma mais te agradam. Assim, você poderá buscar por fragrâncias que sejam desta classificação. São elas:

  • Florais: privilegiam os aromas de flores na sua composição
  • Frutais: são aqueles cujas notas das frutas são mais evidentes
  • Cítricos : têm aromas refrescantes e fortes, como limão e laranja
  • Chipres: trazem aromas lenhosos com notas de musgo e de citros
  • Amadeirados: têm uma fragrância terrosa, seca, que lembra a madeira
  • Orientais: onde estão os aromas mais doces e apimentados
  • Aromáticos: a sua base mistura notas cítricas com lavanda e especiarias

Note que o cheiro do perfume varia de acordo com o tempo de aplicação

É importante levar em conta que diferentes tipos de pele podem influenciar na fixação e até mesmo na percepção da fragrância. O tipo de pele seca tende a fixar melhor os aromas fortes, como amadeirados ou doces. Já a pele oleosa tende a fixar melhor os perfumes cítricos ou florais, que geralmente são mais suaves.

Outra questão importante a saber é que o cheio que você sentirá ao passar o perfume na pele não é o mesmo que sentirá depois que se passarem algumas horas da aplicação.

Ou seja, quando aplicamos um perfume o aroma que é exalado é diferente do aroma que sentiremos poucas horas depois da aplicação e diferente também do aroma que persistirá várias horas depois. Para saber como se dividem os aromas dos perfumes na pele, você tem que entender o que é uma pirâmide olfativa. Trata-se de uma classificação criada pela indústria da perfumaria para definir a diversidade de cheiros. Ela é dividida basicamente em três fases:

  • Notas de topo ou notas de cabeça: Representam o primeiro cheiro que sentimos ao passar o perfume. Um aroma mais volátil, que corresponde a cerca de 15% da fórmula do perfume e pode ser sentido por cerca de 10 minutos, após borrifar o perfume no corpo.

  • Notas de corpo ou notas de coração: O aroma que fica no ar após a absorção do perfume na pele. Ele corresponde a 45% da fórmula, em média, e pode ser sentido entre 2 a 6 horas após a utilização do perfume.

  • Notas de fundo ou notas de base: É o cheiro que penetra mais intensamente na pele. Ele pode ser sentido por até 8 horas após a aplicação do perfume e corresponde a cerca 40% da fragrância.

Saiba identificar os diferentes produtos

Você não tem ideia da diferença de um perfume para uma colônia? Ou nunca ouviu falar em eau de toilette? Pois conhecer exatamente o produto que está comprando é essencial para descobrir a durabilidade do aroma na sua pele. E isso vai refletir na escolha do produto que você irá usar em diferentes ocasiões. Aqui, iremos apresentar as principais variações.

  • Perfume (parfum): é a versão mais concentrada, perfeita para a noite ou para eventos especiais, que tem ao menos 20% de fragrância na composição e, por isso, garante o aroma na pele por 8 a 12 horas.
  • Colônia (eau de parfum): um preparado um pouco mais diluído, muito usado para o trabalho, que tem cerca de 12% de óleos essenciais em sua composição e garante fixação de 8 a 10 horas na pele.
  • Água de banho (eau de toilette): uma opção mais suave, ideal para o dia a dia e para o fim de semana, que apresenta em torno de 8% de essência na sua composição e dura entre 4 a 8 horas na pele.

Veja também:

As melhores tintas para cabelo para você apostar

Os melhores cremes para cabelo cacheado que dão certo mesmo!

As melhores chapinhas para você escolher

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.