Pode ser que você já tenha ouvido falar algumas vezes em banho de brilho, mas não tenha ideia de como ele realmente funciona. Pois vamos te ensinar a fazer o banho de brilho em casa, com produtos simples e fáceis de achar, mas não só. Vamos te explicar como funciona a técnica.
Tudo isso para você ganhar fios mais macios e sedosos em poucos passos. Confira!
Preparação dos cabelos para o banho de brilho:
Defina os produtos que vai usar
A primeira decisão que você deve tomar antes de fazer o banho de brilho, é resolver se vai usar tintura ou tonalizante. Escolha uma cor próxima à cor do seu cabelo, no máximo, um tom acima ou opte por um tonalizante na versão incolor que terão o mesmo efeito de brilho no tratamento e não causarão nenhuma alteração na cor.
Se necessário, retoque a raiz
Se a sua raiz já estiver por fazer ou você for usar uma cor diferente da que já tem, retoque-a antes do tratamento. A pigmentação da mistura preparada para o banho de brilho não é tão alta quanto a de uma tintura comum, por isso, pode dar diferença ou manchar as madeixas. O ideal é ter ao menos a raiz pronta para minimizar esses efeitos.
Faça um teste alérgico
Se é a primeira vez que você utiliza algum desses produtos, faça um teste em uma pequena mecha antes de aplicá-lo no cabelo todo. Aplique e aguarde algumas horas para se certificar de que não haverá irritações na sua pele ou no couro cabeludo.
Prepare a pele
Quem faz uso de tinturas constantemente conhece a importância de se proteger a pele das manchas de tinta. Passe um bom creme hidratante ou vaselina nas orelhas, na testa, nuca e pescoço para evitar a fixação do pigmento nessas regiões.
O que é banho de brilho?
O banho de brilho, ou hair glazing, é um tratamento capilar que visa devolver cor, maciez e brilho aos seus cabelos, naturais ou com química. Ele é indicado principalmente para quem está com os fios opacos, secos e quebradiços. Utilizando os produtos corretos, você faz uma selagem da fibra capilar, formando uma película de proteção nos fios.
A aplicação mistura tintura ou tonalizante, de acordo com o hábito de cada cliente, com cremes hidratantes e ampolas vitamínicas. Essa mistura ajuda a prevenir o desbotamento da cor, além de tratar os fios. Os efeitos do banho de brilho duram cerca de oito lavagens, por isso, é indicado que você faça o procedimento de uma a duas vezes ao mês.
Mas se o seu cabelo é virgem e você não quer usar tintura ou tonalizante nele, não há problema. Há receitas alternativas que também atingem o mesmo efeito de hidratação. A mesma coisa para fios que estão com luzes ou californianas. Afina, você não vai querer jogar uma tinta chapada e tirar o efeito das suas mexas, não é mesmo?
Produtos indicados para fazer o banho de brilho:
- Óleo de rícino: incentiva o crescimento e fortalecimento dos fios.
- Óleo de argan: atua na reconstrução capilar, hidratando e fortalecendo o cabelo.
- Óleo de coco: potencializa a hidratação e maciez dos fios.
- Extrato de uva: deixa os cabelos sedosos e macios.
- Vitamina D: é ideal para combater o ressecamento e as pontas duplas.
- Vitamina E: nutre os fios ressecados e quebradiços.
- Queratina líquida: repõe a proteína dos fios.
- Bepantol líquido: um ótimo aliado para restaurar a estrutura dos fios.
- Tintura ou tonalizante da sua preferência: ajuda a dar o brilho final às madeixas.
Receitas caseiras de banho de brilho:
Ingredientes:
- Um tubo de tintura e água-oxigenada 20 volumes (pode usar a mesma que vem na tintura);
- Ou tonalizante e fixador (pode usar o mesmo que vem no tonalizante);
- Três colheres de sopa de um creme de hidratação capilar na cor branca;
- Uma colher de sopa de óleo, vitamina, queratina ou bepantol (à sua escolha).
Passo a passo:
- Lave os cabelos com xampu antirresíduo.
- Tire o excesso da água com uma toalha.
- Passe a mistura nos fios, mecha por mecha, da raiz às pontas.
- Massageie com as mãos para estimular a penetração da mistura nos fios.
- Deixe agir por 20 a 30 minutos.
- Enxágue o cabelo delicadamente.
- Finalize com um creme condicionador para fechar as escamas.
- Enxágue e seque como de costume.
Qual é a diferença entre o banho de brilho e a hidratação?
A diferença em relação a uma simples hidratação, é que a união dos produtos de tratamento com a tintura ou tonalizante traz pigmentação e fortalecimento da cor aos fios, combinando nutrição e realce do tom.
O tratamento também não pode ser encarado como uma coloração, já que a sua aplicação é feita como uma máscara e a mistura com os hidratantes e óleos não permite que a fixação seja tão intensa quanto a de uma aplicação de tintura tradicional. Se estiver precisando retocar a cor, faça ao menos a raiz antes de aplicar o banho de brilho.
Para que tipo de cabelo o banho de brilho é indicado?
Ele é indicado para todo e qualquer tipo de cabelo, principalmente os que estão danificados. Quem passou por processos químicos intensos como escova progressiva ou alisamento deve apostar nesse tratamento a cada 15 dias, para recuperar os fios. Porém, neste caso deve usar o tonalizante e não a tintura para não abrir a cutícula e danificar mais ainda os fios.
Cabelos que sofrem com a ação de fatores externos, como vento, exposição solar, cloro e sal também podem ser muito beneficiados com um bom banho de brilho.
Veja também: