Banho de brilho: aposte nesse tratamento capilar que você pode fazer em casa


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Pode ser que você já tenha ouvido falar algumas vezes em banho de brilho, mas não tenha ideia de como ele realmente funciona. Pois vamos explicar, não só, no que consiste a técnica, mas também te ensinar a fazer em casa, com produtos simples e fáceis de achar. Tudo isso para você ganhar fios mais macios e sedosos em poucos passos. Confira!

banho de brilho

O que é banho de brilho?

O banho de brilho, ou hair glazing, é um tratamento capilar que visa devolver cor, maciez e brilho aos seus cabelos, naturais ou com química. Ele é indicado principalmente para quem está com os fios opacos, secos e quebradiços. Utilizando os produtos corretos, você faz uma selagem da fibra capilar, formando uma película de proteção nos fios.

A aplicação mistura tintura ou tonalizante, de acordo com o hábito de cada cliente, com creme hidratantes e ampolas vitamínicas. Essa mistura ajuda a prevenir o desbotamento da cor, além de tratar os fios. Os efeitos do banho de brilho duram cerca de oito lavagens, por isso, é indicado que você faça o procedimento de uma a duas vezes ao mês.

Mas se o seu cabelo é virgem e você não quer usar tintura ou tonalizante nele, não há problema. Há receitas alternativas que também atingem o mesmo efeito de hidratação. A mesma coisa para fios que estão com luzes ou californianas. Afina, você não vai querer jogar uma tinta chapada e tirar o efeito das suas mexas, não é mesmo?

Qual é a diferença entre o banho de brilho e a hidratação?

A diferença em relação a uma simples hidratação, é que a união dos produtos de tratamento com a tintura ou tonalizante traz pigmentação e fortalecimento da cor aos fios, combinando nutrição e realce do tom.

O tratamento também não pode ser encarado como uma coloração, já que a sua aplicação é feita como uma máscara e a mistura com os hidratantes e óleos não permite que a fixação seja tão intensa quanto a de uma aplicação de tintura tradicional. Se estiver precisando retocar a cor, faça ao menos a raiz antes de aplicar o banho de brilho.

Para que tipo de cabelo o banho de brilho é indicado?

Ele é indicado para todo e qualquer tipo de cabelo, principalmente os que estão danificados. Quem passou por processos químicos intensos como escova progressiva ou alisamento deve apostar nesse tratamento a cada 15 dias, para recuperar os fios. Porém, neste caso deve usar o tonalizante e não a tintura para não abrir a cutícula e danificar mais ainda os fios.

Cabelos que sofrem com a ação de fatores externos, como vento, exposição solar, cloro e sal também podem ser muito beneficiados com um bom banho de brilho.

Preparação dos cabelos para o banho de brilho:

Defina os produtos que vai usar

A primeira decisão que você deve tomar antes de fazer o banho de brilho, é resolver se vai usar tintura ou tonalizante. Escolha uma cor próxima à cor do seu cabelo, no máximo, um tom acima ou opte por um tonalizante na versão incolor que terão o mesmo efeito de brilho no tratamento e não causarão nenhuma alteração na cor.

Se necessário, retoque a raiz

Se a sua raiz já estiver por fazer ou você for usar uma cor diferente da que já tem, retoque-a antes do tratamento. A pigmentação da mistura preparada para o banho de brilho não é tão alta quanto a de uma tintura comum, por isso, pode dar diferença ou manchar as madeixas. O ideal é ter ao menos a raiz pronta para minimizar esses efeitos.

Faça um teste alérgico

Se é a primeira vez que você utiliza algum desses produtos, faça um teste em uma pequena mecha antes de aplicá-lo no cabelo todo. Aplique e aguarde algumas horas para se certificar de que não haverá irritações na sua pele ou no couro cabeludo.

Prepare a pele

Quem faz uso de tinturas constantemente conhece a importância de se proteger a pele das manchas de tinta. Passe um bom creme hidratante ou vaselina nas orelhas, na testa, nuca e pescoço para evitar a fixação do pigmento nessas regiões.

Produtos indicados para fazer o banho de brilho:

  • Óleo de rícino: incentiva o crescimento e fortalecimento dos fios.
  • Óleo de argan: atua na reconstrução capilar hidratando e fortalecendo o cabelo.
  • Óleo de coco: potencializa a hidratação e maciez dos fios.
  • Extrato de uva: deixa os cabelos sedosos e macios.
  • Vitamina D: é ideal para combater o ressecamento e as pontas duplas.
  • Vitamina E: nutre os fios ressecados e quebradiços.
  • Queratina líquida: repõe a proteína dos fios.
  • Bepantol líquido: um ótimo aliado para restaurar a estrutura dos fios.
  • Tintura ou tonalizante da sua preferência: ajuda a dar o brilho final às madeixas.

Receitas caseiras de banho de brilho:

Ingredientes:

  • Um tubo de tintura e água oxigenada 20 volumes (pode usar a mesma que vem na tintura);
  • Ou tonalizante e fixador (pode usar o mesmo que vem no tonalizante);
  • Três colheres de sopa de um creme de hidratação capilar na cor branca;
  • Uma colher de sopa de óleo, vitamina, queratina ou bepantol (à sua escolha).

Passo a passo:

  • Lave os cabelos com xampu antirresíduo.
  • Tire o excesso da água com uma toalha.
  • Passe a mistura nos fios, mecha por mecha, da raiz às pontas.
  • Massageie com as mãos para estimular a penetração da mistura nos fios.
  • Deixe agir por 20 a 30 minutos.
  • Enxágue o cabelo delicadamente.
  • Finalize com um creme condicionador para fechar as escamas.
  • Enxágue e seque como de costume.

Veja também:

Cronograma capilar: aposte nessa técnica de recuperação dos fios

Botox capilar: o que é? Como funciona? Saiba tudo!

*Imagens do Pinterest

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.