Hidratação com abacate: conheça os benefícios para seu cabelo


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Todo mundo já ouviu alguém falar que o abacate pode fazer maravilhas pelo nosso cabelo. Mas como exatamente a fruta é benéfica para os fios? Confira!

abacate

Benefícios do abacate

São inúmeros os nutrientes do abacate que contribuem para a beleza dos fios: a fruta é rica em lipídios, aminoácidos, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, potássio, zinco... Sem esquecer dos antioxidantes que combatem o envelhecimento.

Os nutrientes, gorduras e vitaminas existentes no abacate fortalecem o cabelo, retendo a umidade e agindo até no couro cabeludo. O abacate também desobstrui os folículos capilares, o que facilita o crescimento de novos fios.

Tudo isso ajuda a deixar as medeias macias, brilhantes e melhora o aspecto das pontas. Além dessas vantagens, fazer uma hidratação caseira com produtos naturais é muito mais barato do que investir em cremes caríssimos.

Quando fazer a hidratação com abacate

O ideal é aplicar a mistura depois de fazer procedimentos químicos que afetam a estrutura dos fios, como relaxamento e escova definitiva. Ele também traz um excelente efeito após a coloração, que sempre maltrata e enfraquece um pouco as madeixas.

Mesmo que você não use química nos fios, mas perceba que eles estão fracos por causa de agentes do dia a dia - como poluição, umidade, calor - vale investir na hidratação. Outra maneira eficaz, é acrescentar o procedimento na agenda do seu cronograma capilar.

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

Inclua o abacate na alimentação para turbinar a saúde

Mas não é só na preparação de uma máscara hidratante que o abacate pode melhor o aspecto do seu cabelo. Quando você inclui a fruta na sua alimentação, isso se reflete na sua saúde, na pele, na unha e também nos cabelos. Portanto invista na fruta in natura!

Hidratação com maisena: Confira os benefícios e dicas de como fazer!

abacate

Invista na queratina líquida para ter cabelos sempre macios e sedosos

Receita de máscara hidratante com abacate para os cabelos

  • Escolha um abacate bem maduro e separe a polpa do caroço. Amasse bem até ficar como uma pasta.
  • Misture com outro ingrediente de sua preferência. A medida é de uma ou duas colheres de sopa, de acordo com a quantidade de polpa de abacate que você usar. Vá medindo a olho. Há quem use mel ou iogurte. O o mais habitual, porém, é usar um óleo vegetal que você tenha em casa, como óleo de coco, de amêndoa ou mesmo azeite de oliva extravirgem.
  • Para turbinar a mistura, acrescente uma colher de sobremesa de glicerina. Porém, essa dica só vale se a umidade do ar estiver acima de 75%. Cheque no seu aplicativo de clima do celular. A glicerina age puxando água do ambiente. Se o ar estiver seco, irá deixar seus fios mais ressecados ainda.
  • Lave os cabelos com xampu e depois aplique a máscara mecha por mecha, massageando com suavidade. Deixe agir por, pelo menos, 20 minutos.
  • Depois enxague com água corrente e passe novamente o xampu de sua preferência para tirar todos os resíduos. Se quiser, finalize com condicionador.

Veja também:

Melhores dicas de hidratação para cabelos cacheados

Veja 10 benefícios do óleo de coco para a saúde e a beleza

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.