Cronograma capilar: aposte nessa técnica de recuperação dos fios


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

As agressões do dia a dia - como a ação do sol, vento e água do mar -, o calor das chapinhas e secadores e os procedimentos químicos acabam ressecando e tirando o brilho do nosso cabelo.

Se você busca um tratamento eficaz e de longo prazo para recuperar a textura e luminosidade dos seus fios, pode apostar na técnica do cronograma capilar. Não conhece? Deixe que a gente te explique tudinho!

cronograma capilar

O que é o cronograma capilar

Essa técnica nada mais é do que um calendário de tratamento que reveza etapas de hidratação, nutrição e restauração dos fios. A ideia é que ao longo de um mês o cabelo recupere nutrientes e vitaminas para que ganhar um aspecto saudável e brilhoso.

Esse tratamento é indicado para qualquer tipo de fio que esteja poroso e quebradiço, seja ele liso (1), ondulado (2a, 2b e 2c), cacheado (3a, 3b e 3c) ou crespo (4a, 4b e 4c).

tipos de fio

Banho de brilho: aposte nesse tratamento capilar que você pode fazer em casa

Mas antes de começar o tratamento, você precisa saber qual é a principal necessidade do seu cabelo. Para isso, você pode fazer um teste de porosidade, super simples de ser realizado em casa mesmo. Veja como:

Faça o teste de porosidade

Quando o seu cabelo estiver limpo e seco, penteie seus fios e separe um fio inteiro que sair na escova. Encha um recipiente de vidro com água e coloque o fio lá dentro. Olhe depois de alguns minutos e veja o resultado da porosidade e a principal necessidade do tratamento:

teste de porosidade

Invista na queratina líquida para ter cabelos sempre macios e sedosos

Entenda cada etapa e o melhor produto

Depois de você identificar o que o seu cabelo mais precisa entre hidratação, nutrição e reconstrução, é hora de você saber como esses procedimentos irão afetar seus fios.

Para você entender melhor a necessidade de cumprir separadamente cada etapa, a tabela abaixo detalha a ação que elas terão nos seus cabelos durante o tratamento de cronograma capilar. Você também pode conferir que tipo de produto usar em cada tratamento:

cronograma capilar3

Botox capilar: o que é? Como funciona? Saiba tudo!

Monte sua agenda de tratamento

Agora você está pronta para montar o seu calendário de tratamento. Lembre de entre uma lavagem e outra, fazer um intervalo de 48 horas.

  • Se o seu cabelo indicou baixa porosidade, é sinal que sua cutícula está muito fechada, logo seus fios estão saudáveis. Aposte no programa de hidratação para reforçar a textura.
  • Se o seu cabelo indicou porosidade normal, significa que ele está um pouco danificado, logo você pode apostar na nutrição.
  • Se o seu cabelo indicou alta porosidade, é sinal que suas cutículas estão muito abertas e os fios muito danificados. Então você deve apostar na reconstrução.

Melhores dicas de hidratação para cabelos cacheados

Confira a tabela de tratamento para quatro semanas de cronograma capilar:

cronograma capilar

Você também pode gostar de:

100 cortes de cabelo para você adotar um visual deslumbrante

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

*Imagens do Pinterest

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.