Conheça os melhores tratamentos caseiros para engrossar o cabelo


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Como engrossar o cabelo? Se você já se fez essa pergunta, provavelmente nota que seus fios estão ralos, quebradiços, sem volume e frágeis. Os cabelos finos são também aqueles que embaraçam mais facilmente e são difíceis de modelar.

É importante ter em mente que aqui há duas situações: o fio de cabelo pode ser fino por uma questão natural, genética, ou ao longo do tempo sofrer alterações na estrutura da fibra capilar por causa do uso de produtos químicos, alterações do organismo ou pelo próprio envelhecimento.

A boa notícia é que há maneiras de prevenir e até reverter essa situações. Vem conhecer algumas com a gente!

O que Fazer para o Cabelo Crescer Rápido | Fazer o cabelo, Fazer o cabelo crescer, Perfume para cabelos
Via Pinterest

Reconstrução capilar

É um método de recuperação do cabelo danificado que repõe a queratina perdida do cabelo e reestrutura a massa capilar dos fios. É fundamental para quem usa processos químicos agressivos com constância, como alisamento e tintura.

Independentemente do tipo de cabelo é importante fazer a reconstrução capilar a cada 15 dias para repor a massa capilar. Assim, o cabelo ficará mais saudável, o que é o primeiro passo para conseguir fios mais grossos.

Reconstrução capilar: Tudo sobre o tratamento que salva os cabelos

Hidratação

Após garantir a reposição da massa capilar, é fundamental garantir também a reposição da água. Afinal, os cabelos perdem água com muita facilidade, nos processos químicos, na exposição ao vento, sol e até por causa da poluição.

Você pode hidratar o cabelo semanalmente, com máscaras próprias e também com receitas caseiras, até que ele fique mais sedoso e macio.

Saiba como apostar na hidratação para turbinar a saúde do cabelo

Umectação

Mais um tratamento fundamental para quem busca maneiras de como engrossar o cabelo. A técnica de tratamento com óleos vegetais viabiliza a intensa nutrição e reconstrução natural dos fios. Além de potencializar o brilho, a redução de frizz e o controle da oleosidade, ela combate a queda e ressecamento.

Invista na umectação uma vez por semana ou a cada 15 dias. O óleo de coco e o óleo de rícino são os mais usados nesse processo. Mas há outras opções de óleos e receitas caseiras que poderão ajudar muito.

Umectação capilar: Invista nessa técnica de nutrição do cabelo

Texturização

Na hora de modelar os fios, você deve investir em técnicas de texturização, como a fitagem. Para isso, você pode usar um bom modelador, um mousse em spray, um ativador de cachos apenas um creme de pentear. O pente de cerdas grossas irá ajudar a soltar os fios para que os produtos penetrem bem.

Se quiser reforçar o efeito da texturização com um secador de cabelo, lembre de aplicar um protetor térmico também. Quem tem cabelos cacheados ou crespos pode e deve apostar no difusor na hora da secagem.

Moda, Beleza, Viagem e Sonhos | Cabelo, Hair hair, Cabelo médio long bob
Via Pinterest

Hidratação com azeite: conheça os benefícios para o cabelo

Use os produtos indicados para engrossar o cabelo

Há uma gama de produtos que turbinam a queratina nos fios e são excelentes opções para quem quer engrossar o cabelo. Vamos te apresentar algumas opções. Mas, para uma melhor orientação, de acordo com os seus fios, busque a indicação do seu cabeleireiro.

Keraphix, de Nexxus

Nexus Keraphix reconstructing treatment. Reviewed to repair a years worth of damage in one use | Nexxus, Shampoo, Treatment
Via Pinterest

Linha TRESemmé TRESplex Regeneração

Kit de reparação para cabelos extremamente danificados. Reforça a estrutura capilar e dá mais resistência. em 2021 | Produtos de beleza, Trio, Shampoo e condicionador
Via Pinterest

Body Luxe, da Joico

Kit Joico Shampoo Body Luxe Volumizing + Condicionador em 2021 | Shampoo e condicionador, Shampoo para cabelos finos, Condicionador
Via Pinterest

Vinagre de maça no cabelo: conheça 11 vantagens

Densifique, da Kérastase

Densifique Bodifying Shampoo - Kérastase | Sephora in 2021 | Best shampoos, Good shampoo and conditioner, Shampoo
Via Pinterest

Linha Volumetry, da L’Óreal

L'Oreal Professionnel VOLUMETRY Line | Loreal, L'oréal professionnel, Beauty
Via Pinterest

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

Descubra como engrossar o cabelo com tratamentos caseiros

Hidratação com babosa

A babosa, ou aloe vera, é uma planta cheia de vitaminas, aminoácidos e minerais. É excelente na produção de colágeno, agindo diretamente no combate à queda de cabelo e fortalecimento dos fios. Para usar a babosa nos cabelos, basta você abrir a folha da planta, retirar o gel e bater no liquidificador com um copo de água para a quantidade de gel retirada de cada folha. Passe a mistura em todo cabelo e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave os cabelos normalmente.

Como usar babosa no cabelo: aprenda a fazer hidratação e muito mais

Pin em cabelo
Via Pinterest

Hidratação com argila

A argila é uma excelente aliada na hidratação dos cabelos, pois através da oxigenação do bulbo capilar, ela atua na reposição das proteínas do cabelo. Você pode utilizar qualquer argila. Para aplicar nos fios, basta fazer uma pasta com três colheres de sopa de água e duas colheres de sopa de argila. Para você potencializar o seu tratamento, basta acrescentar uma colher de sopa de óleo de rícino ou de uma máscara de tratamento. Passe em todo couro cabeludo com um pincel e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave os cabelos normalmente.

Argila branca: conheça os benefícios para a pele e os cabelos

Tratamento com Argila para os Cabelos | Cabelo oleoso, Argila branca para cabelo, Argiloterapia
Via Pinterest

Invista em suplementos vitamínicos

Muitas vezes, apenas a ação externa não irá gerar resultados para engrossar o fio de cabelo. Se o seu problema for deficiência de algum nutriente, como vitaminas ou minerais, só uma suplementação poderá resolver o problema.

A vitamina B7, por exemplo, chamada também de biotina, é fundamental para o fortalecimento dos fios, além de atuar na diminuição da queda de cabelo.

Para isso, é fundamental você consultar um profissional de saúde que irá avaliar exatamente suas taxas de nutrientes e indicar que tipo de suplemento você precisa tomar. Não esqueça também que uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas, verduras e oleaginosas é fundamental para a saúde do cabelo.

Veja também:

Cuidados simples que fazem o cabelo crescer mais rápido

Cabelo poroso: confira métodos de tratamento para salvar sua madeixa

Hidratação com abacate: saiba os benefícios para seu cabelo

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.