9 dicas eficazes de como tirar tinta de cabelo da pele


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Pintou o cabelo e acabou com as mãos, orelhas e testa manchadas? Isso é um problema comum que acontece após a coloração dos cabelos. Mas calma, existem soluções simples para te livrar das manchas!

Por isso, separamos 9 dicas com produtos fáceis de encontrar em casa e eficazes para remover as manchas de vez. Confira.

1. Aplique um algodão com vinagre

Vinagre é um produto natural que tem 1001 utilidades! Com diversas funções incríveis para o cabelo, o vinagre também remove as manchas na pele. Basta aplicar um pouco do produto em um pedaço de algodão e passar na região machada, fazendo movimentos circulares.

2. Algumas gotas de detergente nos dedos

O detergente pode ser um método eficaz, mas um pouco agressivo para pele, portanto, tome cautela. Aplique algumas gotas de detergente na ponta dos dedos e esfregue sob a mancha. Logo após, enxague bem a área para evitar irritações.

3. Pasta de dente em movimentos circulares

A pasta de dente é algo que certamente você tem em casa, né? E olha, é um método muito eficiente para remover as manchas! Molhe a região com água e depois coloque a pasta dentária, fazendo movimentos circulares. Depois lave região com sabonete neutro e água.

4. Gel de cabelo também é eficaz

O gel de cabelo também pode te livrar das manchas! Coloque um pouco de gel na área afetada e esfregue delicadamente. Finalize retirando o excesso do produto com um algodão umedecido.

5. Vaselina é um excelente emoliente

O efeito emoliente do produto pode auxiliar na remoção das manchas. Logo, aplique uma pequena quantidade de vaselina na região manchada, fazendo movimentos circulares. Depois, remova o produto com um pedaço de algodão.

6. Óleo de coco é uma opção versátil

O produto que faz bem para a pele, cabelo e para a saúde tem mais uma finalidade. Basta aplicar um pouco com os dedos ou com a ajude de um pedaço de algodão e esfregar levemente. Depois, lave a região com sabonete neutro e água fria.

7. Hidratante corporal concentrado funciona bem

O seu hidratante corporal também é eficaz para ajudar a amolecer a coloração que grudou na pele. Use o mais grosso e concentrado que você tiver, passe uma quantidade generosa na região manchada e massageie bem. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com um lenço umedecido.

8. Removedor de manchas de tinturas

Se você for profissional de tintura capilar, é bom ter em casa um produto próprio para essa função. Compre um removedor de manchas de tinturas que estão à venda em lojas especializadas de cabelos e também em perfumarias. É uma opção rápida e segura para usar nas suas clientes.

9. Tire tinta do couro cabeludo com bicarbonato de sódio ou vinagre

Em primeiro lugar, sempre que passar a tintura no cabelo, enxague sempre com a cabeça bem para trás. Assim, você evitará que alguma tinta escorra e manche seu o rosto. Se a tinta não sair por completo e você ficar com a impressão de que o couro cabeludo está manchado, você pode aplicar bicarbonato de sódio no couro cabeludo molhado e deixar agir por alguns minutos. Depois, retire o produto com água morna.

Vinagre branco destilado também é uma boa opção. Aplique o produto diretamente no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a cabeça com xampu para tirar o cheiro. Se ainda assim, ficar algum resíduo, lembre-se que a sua rotina de lavagem de cabelos irá aos poucos tirar todas as manchas de tinta do seu couro cabeludo.

Cuidados antes de passar a tinta nos cabelos!

Como diz a nossa avó, prevenir é melhor que remediar! Por isso, um ponto fundamental na hora de realizar uma coloração é a proteção da área em torno do cabelo, principalmente no topo da testa, têmporas, atrás das orelhas e na nuca. Isso evita possíveis irritações e manchas.

Portanto, antes de colorir os fios, passe um gel protetor nessas áreas ou uma pomada de silicone e aguarde alguns minutos antes de aplicar a tintura. Óleos, vaselina e cremes hidratantes mais espessos também podem ser eficazes para evitar as manchas de tintura na pele.

Veja também:

As melhores tintas para cabelo para você usar

Shampoozada: confira tudo sobre essa técnica e como fazer em casa

Cabelos loiros: veja os estilos que serão tendência

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.