Veja como harmonizar a cor do cabelo ao seu tom de pele


São vários os fatores determinantes na hora de mudar a cor dos seus cabelos. Eles vão do gosto pessoal até a sua disposição para fazer a manutenção das novas madeixas. Mas um dos tópicos decisivos para você acertar na escolha é harmonizar a tonalidade escolhida com o seu tom de pele, atingindo um resultado natural e harmonioso.

Se você está num momento de transformação no visual e pensa em pintar o cabelo, apostando numa coloração diferente, veja quais são os tons que mais se adequam às suas características naturais.

Pele clara

  • Mulheres com pele muito clarinha são especialmente favorecidas com cabelos loiros, acinzentados, acobreados, ruivos ou castanhos-claros.
  • No caso das peles claras com olhos muito escuros, é necessário repensar a opção do loiro claro, já que poderá resultar num visual demasiado artificial. Neste caso, até um castanho escuro pode funcionar bem.
  • Para as peles mais rosadas, a melhor aposta serão os tons de dourado, loiro platinado ou, dentro dos tons mais escuros, o ruivo.
  • Mulheres de pele e olhos claros também podem apostar nos cabelos pretos. O contraste vai deixar seu visual muito marcante e definir bem seus traços. 

Pele clara

Pele média 

  • Peles de tonalidade média combinam especialmente com tons de castanho e acobreado, podendo ir até o dourado, que ajudará a iluminar o rosto e a suavizar as feições.
  • No caso das peles mais amareladas, o castanho escuro ou preto também são boas opções para quem prefere tons escuros, enquanto o ruivo ou acobreado são maneiras de equilibrar o tom natural da pele.
  • As mulheres de pele média mais escuras devem ter cautela ao apostar nos tons de loiros mais frios, sob pena de ficarem com um aspeto altamente artificial. Para iluminar o rosto, o ideal é apostar nos reflexos dourados até tons de caramelo, deixando a raiz na coloração natural.
  • Tonalidades como chocolate e berinjela são também boas opções para as peles médias.

Pele média

Pele escura

  • As mulheres de pele mais escuras que buscam um visual memorável podem abusar do marrom avermelhado, acaju, berinjela e preto.
  • Quem disse que pele escura não combina com cabelo loiro? Pode sim! Para ar um ar mais natural, aposte nas mechas que não comecem da raiz, mas que se evidenciem no comprimento e nas pontas dos fios. 
  • Evite tons frios como o louro acinzentado. Eles não irão ajudar a salientar as suas feições. Ainda assim, se quiser experimentá-los, vá de mechas combinadas com outros tons mais quentes, como o dourado.
  • Pele escura e olhos claros? Vá de preto nos fios! O tom vai destacar mais ainda a cor dos seus olhos. 

Pele escura

Essas são nossas sugestões para você ter uma base de pesquisa para começar. Mas vamos ressaltar o que foi dito lá no começo: o seu gosto pessoal pesa muito. Se quiser testar uma tonalidade de cabelo que não está entre as indicadas, vá fundo e banque sua vontade e intuição! O importante é utilizar as ferramentas disponíveis para mudar o nosso visual como forma de empoderamento e não para gerar neuras. Fica a dica!

Se está a pensar em pintar o cabelo em casa, conheça algumas das principais tintas para cabelo.

Veja também:

As melhores cores de cabelo para mulheres morenas

As cores de cabelo mais incríveis para quem tem a pele clara

*Imagens do Pinterest