Pincel de maquiagem: descubra como montar um kit perfeito


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Sabe quando a gente quer fazer a própria maquiagem mas não sabe ao certo que pincel usar para cada produto e cada área do rosto? Isso é muito comum e acontece com a maioria das mulheres. Pois agora vamos acabar com a suas dúvidas.

pinceis

Não subestime a importância dos pincéis para uma maquiagem perfeita. Há os pinceis usados para preparar a pele, os usados para desenhar os olhos e aqueles que servem para delinear a boca. Veja abaixo a função dos diferentes pincéis:

Para que serve cada pincel de maquiagem

pinceis

Pincel para base

O pincel chamado de língua de gato é ideal para espalhar bem o produto cremoso no rosto e não deixar marcas nem falhas. Passe a base no centro do rosto e vá espalhando para fora em movimentos circulares. Não esqueça de passar também no pescoço e no colo para obter uma cor uniforme.

Pincel para corretivo

É pequeno, firme e fino. O ideal é aplicar o corretivo e ir dando batidinhas na parte inferior dos olhos para já criar uma camada de cor. Depois espalhe uniformemente.

Pincel para pó facial

É o maior deles e tem as cerdas grandes, volumosas e bem macias. Isso ajudará a não deixar o pó marcado no rosto, fixando o produto de maneira suave e uniforme, com o aspecto aveludado na pele do rosto.

Maquiagem simples: três passos para você arrasar na produção

Pincel para blush

Tem o desenho chanfrado e ajuda a esfumar o produto no rosto. Passe apenas um pouco do blush no pincel e aplique nas maçãs do rosto, do centro para fora. Espalhe bem para dar um efeito suave à maquiagem.

Tutorial de maquiagem: passo a passo de uma make rápida e fácil para o dia a dia

Pincel para iluminar e contornar

A ponta mais aguda é ideal para você conseguir fazer o contorno do rosto com precisão. Ele também serve para espalhar o iluminador nos pontos estratégicos. Aplique o produto bem na pontinha e vá espalhando exatamente no local que quer contornar ou iluminar.

40 dicas de beleza: aprenda truques simples para rosto, corpo, cabelos e maquiagem

Pincéis para sombra

Cerdas naturais - para marcar o côncavo que irá dar profundidade à maquiagem dos olhos.

Cerdas curtas - para aplicar a sombra bem na pálpebra móvel, dando maior controle da área onde você irá passar o produto.

Esfumar - ideal para esfumar a sombra, acima do côncavo, deixando a maquiagem com efeito mais natural.

Precisão - para aplicar a sombra iluminadora no topo da pálpebra, logo abaixo da sobrancelha e no canto interno dos olhos.

Chanfrado - para marcar a linha dos olhos no lugar do lápis ou delineador, tanto na pálpebra superior quanto na inferior.

Maquiagem para o dia: veja o que é mais indicado para cada ocasião

Pincel para os lábios

Use um pincel que tenha as cerdas finas, porém firmes, para fazer o contorno dos lábios e depois vá espalhando o batom na mesma cor ou um tom mais claro na parte interna dos lábios. Isso garantirá mais volume para a sua boca.

Pincel de maquiagem

Maquiagem: aprenda o passo a passo para preparar a pele com perfeição

Tipos de pincéis de maquiagem

Você pode comprar pincéis com cerdas naturais ou sintéticas para fazer a sua maquiagem. Cada um é útil para uma função diferente. Confira:

Pincéis naturais

Os pincéis com cerdas naturais são feitos com pelo de animal e, por isso, são mais macios e maleáveis. Eles absorvem bem os produtos e são ideias para aplicação de pó, iluminador ou para esfumar a sombra nos olhos.

Pincéis sintéticos

Em geral, são feitos de nylon, o que deixa a textura deles mais firmes. Os pincéis de cerdas sintéticas absorvem menos maquiagem e são ótimos para aplicar base e fazer traços delineados nos olhos e boca.

Veja como fazer uma maquiagem para a noite com perfeição

Quer ver mais sobre pincéis de maquiagem? Assista ao vídeo da blogueira Jana Taffarel!

Veja também:

Maquiagem para casamento: arrase no carão de dia ou à noite

Rímel seco? Confira dicas infalíveis para recuperar a textura da sua maquiagem

*Imagens do Pinterest

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.