Roupas anos 80: recrie esse estilo de maneira moderna e atual


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Em se tratando de moda, os anos 80 foram marcados por excessos. Muito brilho, estampas, cores, detalhes, sobreposições... nada parecia demais.

E como tudo no mundo do estilo é cíclico, as roupas anos 80 voltaram para os holofotes repaginadas, claro, mas ainda assim com a essência desta década que foi tão rica culturalmente. Que tal pegar uma onda nesse estilo?

Roupas anos 80 - ícones da moda

A cantora Madonna foi um grande ícone da moda exibindo suas roupas anos 80 com muito brilho, mistura de estampa, lenços coloridos, ombreiras e mix de acessórios. Mas um dos marcos do seu estilo foi a liberdade feminina na hora de escolher o que vestir.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@4k.madonna)

No Brasil, a rainha dos baixinhos que ditava a moda para várias gerações de meninas e jovens era a apresentadora Xuxa. Ela abusava das boinas, chapéus, botões grandes, botas de cano alto, broches e maxi brincos.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@turmadaxuxaa)

A moda das discotecas estava em alta e tanto os superstars quanto os jovens enchiam as pistas de dança com muita lycra, meia arrastão, polainas e looks que incluíam todas as cores do arco-íris.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@rafaellaamartins)

Roupas anos 80: como usar nos dias de hoje?

A pergunta que não quer calar é: como pegar todo esse excesso de informação das roupas anos 80 e recriar o estilo de uma maneira moderna e arrojada nos dias de hoje? Nós vamos te explicar!

Misture estampas

Animal print de diferentes padrões, poás em cima e listras em baixo, vertical com horizontal. Isso é muito anos 80!

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@paivajuliana)

Carregue na maquiagem

Nada de sutileza na hora de fazer uma make inspirada nos anos 80. Pode abusar das cores e carregar nos tons. Marque bem os olhos e as curvas do rosto com um blush poderoso.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@danielivittistudio)

Abuse da cintura alta e bem marcada

Hotpants, calças boyfriend, bandagem... são ótimas opções de modelos para você usar peças acima do umbigo e que definam bem a linha da cintura. Bem como era usado nos anos 80.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@samara.abraao)

Combine acessórios

Use a criatividade para combinar prata com couro, veludo com ouro, pingente de plástico ou neon com broches. Luvas sem os dedos coloridas, acessórios de cabelo, pochetes também são bem-vindas! Ouse para criar resultados surpreendentes e cheios de referências retrô.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@kellygoncalves1)

Não esqueça da faixa no cabelo

Um bom look anos 80 tem que ter uma faixa bem colorida e elástica nos cabelos. Se você não tiver um acessório assim em casa, pode recriar a ideia usando um lenço e fazendo uma bela amarração.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@70_mathias)

Ombreiras em alta

Sim, a ombreira voltou com tudo e pode ser sinônimo de elegância e estilo. Basta saber como usá-la. No entanto, quem tem ombros largos e não quer salientar essa característica, deve evitar peças assim.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@allanasantiagoo)

Invista em croppeds

Eles estão em alta e podem ser combinados com calça, saia, short e, claro, sobreposições cheias de estilo. Se você conseguir dar aquele nó na cintura, então, aí sim vai ficar bem com cara dos anos 80.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@lorenafranzoi)

Pochete, sim ou com certeza?

Elas foram de odiadas às queridinhas das fashionistas! Metalizadas, coloridas, com broches... Aposte em diferentes modelos de pochetes sem medo!

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@sileide_albuquerque)

Aposte na moda fitness

Polainas, calças de lycra ou calça bandagem coloridas, colants e, claro, muita estampa! Tudo isso ajuda a criar um look bem vintage.

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@rafaellaamartins)

Use a meia-arrastão como aliada

Hoje ela funciona muito bem por baixo das destroyed jeans, com a faixa da borda aparecendo na barriga ou até no modelo soquete. Super anos 80!

Moda anos 80
Reprodução/Instagram (@alanademesquita)

Veja também:

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza e trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.