Maquiagem para o dia: veja o que é mais indicado para cada ocasião


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Muitas vezes temos um evento durante o dia, mas não estamos acostumadas a fazer uma maquiagem que se destaque. Em geral, temos aquela produção básica, que usamos no dia a dia e a maquiagem especial que fazemos para eventos noturnos. Pois uma maquiagem arrumada para o dia tem algumas nuances para que não fique tão básica e nem muito exagerada.

make9

Antes de definir o que vai usar, é importante pensar em algumas coisas que serão fundamentais na hora de escolher a make perfeita:

Ocasião: Se trata de um evento de trabalho? Um casamento ao ar livre? Uma confraternização entre amigos? Tudo isso irá determinar o tipo de maquiagem que você deve fazer. Se será mais formal ou se você poderá brincar um pouco mais com as cores e traços.

Turno: Um evento durante o dia pode acontecer de manhã cedo, no fim da tarde ou mesmo durante o dia inteiro. Isso também fará com que você escolha uma make indicada. Quanto mais cedo, mais suave as cores e traços devem ser.

Roupa: Também vai interferir no resultado da maquiagem. Se tiver com um vestido estampado, ou se abusar dos acessórios, pode ser uma boa ideia pegar leve na maquiagem. Já se o traje for mais sóbrio você pode abusar um pouco mais.

Evento informal pela manhã

Se você vai a um evento informal pela manhã, como um café da manhã com amigos, deve apostar em algo leve com pouco brilho. Uma boa máscara de cílios, sombra clara e um batom cor de boca mate criam um resultado incrível! Se tiver imperfeições a esconder, use um protetor solar ou bb cream na tonalidade da sua pele. Finalize com um blush suave se achar que tem necessidade.

make1

Evento chique pela manhã

Tem uma formatura ou aniversário que será comemorado em um brunch? Então já pode incluir mais informações ao seu look. Pode carregar um pouco mais nas cores e já fazer um traço delineado fino na pálpebra superior dos olhos. Assim eles irão se destacar, sem exagero.

make2

Evento de trabalho

Se a ocasião é profissional, invista em uma sombra um pouco mais escura para criar profundidade aos olhos e faça o contorno sem delineador ou lápis, apenas com um pincel fino e sombra. Dessa maneira você terá um olhar expressivo, mas sem parecer que abusou da maquiagem. Prepare uma boa pele, mas pegue leve no blush e no batom.

make3

Evento no fim da tarde

Aí, sim, é hora de brincar um pouco mais. Principalmente se o seu compromisso vai entrar pela noite. Neste caso, você pode caprichar no delineado dos olhos. Se quiser pode até arriscar uma sombra na pálpebra inferior, para deixar o look mais dramático. Só não abuse das sombras escuras, afinal você precisará equilibrar dia e noite na mesma make.

make4

Casamento de dia

Casamento é sempre um evento à parte no quesito maquiagem. Neste caso, use uma sombra para marcar bem o côncavo dos olhos, faça um delineado suave e abuse do iluminador no canto dos olhos e pontos de luz do rosto. Se o evento não for de manhã, pode até fazer um esfumaçado no canto dos olhos. Vai ser sucesso!

mke8

Maquiagem para noivas

O dia é dela! Portanto, a noiva, protagonista no evento, pode carregar um pouco mais nos traços. Mas se for forçar mais no delineado e côncavo, com um esfumaçado escuro, use cores suaves nas parte interna dos olhos. Aposte na suavidade, no blush, mas pode equilibrar com um batom brilhoso que não seja muito escuro.

make7

Passo a passo para fazer uma maquiagem para o dia:

Cuidados prévios

Lave bem o rosto com um sabonete neutro e passe um tônico facial para fechar os poros e controlar a oleosidade. Não se esqueça do protetor solar, fundamental para proteger a pele durante o dia. Finalize com um primer para uniformizar e ajudar a fixar melhor a maquiagem.

Prepare a pele

Corretivo, base e pó compacto. Se você não tiver muitas imperfeições a esconder, no lugar da base e do pó pode usar um protetor solar ou bb cream que seja no tom da sua pele. Só deve ter atenção para o produto não ser muito oleoso. Neste caso, use o pó compacto também.

Suavidade nos olhos

A preparação dos olhos é a que mais muda de acordo com o seu evento, como mostramos acima. Se quiser uma make mais básica, use sombra clara e no máximo um delineado suave na parte superior dos olhos, que pode ser feito com a sombra mesmo. Para algo mais elaborado, reforce o marrom no côncavo dos olhos e carregue um pouco mais nas linhas.

Ilumine o rosto

O iluminador e o pó de contorno têm papéis fundamentais na maquiagem para ressaltar os nossos pontos fortes. Veja abaixo onde aplicar cada um e lembre-se de espalhar bem para não deixar o visual marcado. Termine a pele com um blush clarinho, se achar necessário.

make8

Capriche nos lábios

Em uma maquiagem para o dia, prefira batons claros. Não é que você não pode usar um vermelho, mas para isso terá que equilibrar e pegar leve no restante da maquiagem. Se não quiser errar, use um tom pêssego, rosé ou nude. Vá adicionando brilho de acordo com o evento e hora do dia.

Veja o tutorial de como fazer uma maquiagem para o dia quando tiver um evento chique:

Veja também:

Veja como fazer uma maquiagem para a noite com perfeição

Maquiagem para casamento: arrase no carão de dia ou à noite

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.