20 melhores looks de verão para todas as ocasiões


Deborah Cattani
Deborah Cattani

Quando chega o calor, o “menos é mais” vira o lema do dia a dia - mas vontade mesmo é de andar sem roupa! O problema é que nem todas as ocasiões permitem que você desfile por aí no seu shortinho mais confortável. E tudo bem, porque vamos combinar que existem muitos looks de verão melhores para soltar a criatividade e se destacar sem derreter!

Looks de verão para trabalhar

Nem sempre é possível ir de férias na época mais quente. Há muitas pessoas que trabalham durante o verão e muitas regiões onde o tempo é quente o ano inteiro. Por isso, saber como se vestir para trabalhar no calor pode ser uma ótima estratégia para ficar fresca o dia todo.

Aposte em tons claros e pasteis. Busque jogar com roupas mais largas, para deixar a sua pele respirar melhor e evitar marcas desagradáveis de suor. Camisas de manga curta com calças cáqui são um look básico que nunca fica fora de moda! Blusa preta é algo que também não deve faltar no seu guarda-roupa, mesmo no verão. Se você não é uma maga da moda, siga essa regrinha básica: escuro em cima e claro em baixo ou vice-versa.

calça pantacourt

A volta das pantalonas e das calças pantacourt veio na hora certa. As calças de tecidos soltinhos são ótimas e confortáveis. Além disso, elas alongam a silhueta, fazendo você parecer mais alta e ficam lindas com regatas básicas.

Você pode jogar com estampas. Uma blusa lisa com uma calças estampada transforma um look despojado em um conjuntinho de luxo.

pantacourt e camiseta

Para aquelas que frequentam um ambiente mais descolado, pode combinar a pantacourt com camisetas de frases engraçadas ou icônicas. E vale usar tanto com salto, como com tênis, afinal você não é obrigada a passar o dia inteiro com dor nos pés!

calça pantalona com tênis

Vestido e saia no trabalho

O verão pede sempre um vestidinho. Para trabalhar, existem muitos modelos lindos e totalmente apropriados. As saias midi, por exemplo, são uma boa alternativa para usar no escritório. Já falamos do uso delas no inverno, porém nem pense em guardá-las quando esquentar. Essas saias compõem muitos figurinos e são versáteis, basta trocar de blusa e você tem um look novo.

34 modelos de vestido midi para você ficar feminina e confortável

Estampas de bolinha, listras e xadrez vão vir com tudo e os muitos tons de amarelos também! Outra cor de vestido que se vai ver mais no próximo verão é o verde menta. Aliás a cor fica ótima em diversas peças e pode ser facilmente combinada com outros tons.

vestido verde menta
via @3broshka

Saias plissadas também ficam uma graça com regatas e blusinhas básicas. Para quem curte a barriga de fora, pode combinar com blusa tipo cropped e top mais esportivo. E não tenha medo de abusar das cores! As saias plissadas coloridas podem dar um upgrade no seu look e deixá-lo mais vivo.

Looks de verão com calças jeans

Para quem trabalha e para quem não é fã das pernas de fora, há muitas boas ideias envolvendo as calças jeans. A peça é um coringa que fica bem com quase tudo e não precisa ser dispensada no calor. Desde o ano passado, segue a tendência das calças rasgadas e boyfriend jeans. Elas têm cintura mais alta e são larguinhas, perfeitas para dias mais quentes.

Uma boa dica é combinar a calça com camisetas e camisas bem coloridas. Regata de gola alta também fica um luxo! O look é perfeito para um date, tomar um sorvete com as amigas, passear e fazer compras. Não é à toa que a cor Pantone do ano foi o coral vivo. Essa cor fica linda com calça jeans e tem tudo a ver com o verão. Os neons também estão em alta e ficam legais em contraste com diferentes tons de jeans.

Skinny jeans segue na moda?

Com certeza que sim! Uma calça skinny com uma blusa leve e uma sandália e você está pronta para sair. A peça é boa para looks de dia e de noite. Mas procure calças assim que tenham um tecido mais fino, para não passar sufoco em temperaturas mais altas. Seja criativa e varie nas cores também. Calça skinny clara fica bem com blusa escura, por exemplo. Experimente usar sua skinny com uma sapatilha, sandália ou um sapato de bico fino se for sair à noite.

E o estilo calça mom também está em destaque. Lembra daquelas calças baggy dos anos 90? Pode tirar a sua do armário e colocar de volta em uso. Elas são perfeitas para o verão e combinam muito bem com chinelo slide (outra tendência do momento). Essas calças são boas, porque têm muitos bolsos e dispensam o uso de bolsa. Também combinam com as famosas pochetes.

calça baggy e chinelo slide

Macacão de verão

Outra coisa que vai bombar entre os looks de verão de 2019 e 2020 é o macacão. Para quem pensa que macacão é uma peça de roupa que não favorece o corpo, veja abaixo provas de que isso não é verdade. O macacão é outro coringa e que pode ser aproveitado em diversas ocasiões. A única desvantagem que ele tem é a dificuldade para ir ao banheiro, por isso, evite-o em festivais de verão.

look de verão com macacão

Já para quem curte algo mais despojado e confortável, se liga no macacão jeans! Ele não só está de volta como trouxe com ele a jardineira. Ambos os looks combinam com rasteirinha, tênis e chinelo slide. São ainda boas peças para ir à praia ou à piscina, pois são fáceis e rápidas de despir.

Os macacões anos 70 e 80 vão estar com tudo! Peças vintage são sempre bem-vindas em diferentes momentos e tendências. Os looks de verão atuais terão muita influência desse período, por isso também a volta dos slides e das roupas mais soltas, como as calças pantacourt. Aliás, o macacão pantacourt é outra boa ideia de look de verão para sair com seus amigos.

Looks de verão para sair à noite

Balada de noite com calor muito intenso pode ser um verdadeiro desafio. Primeiro porque as roupas mais legais para sair são com tecidos mais pesados e segundo porque já é difícil escolher roupas para sair em uma ocasião normal. Contudo, coloque a crise de lado, pois há muitas novas opções de looks de verão para sair à noite.

A proposta desse verão para sair e curtir o rolê nortuno é a transparência. Tops e hot pants com vestido e saia por cima parece uma tendência nova, mas, na verdade é antiga e data de 1969. O shortinho hot pants foi criado pela estilista Mary Quant em uma época de contracultura da moda e subversão do patriarcado.

Pois é, algumas roupas também são representativas da luta feminista. Quant criou o look lolita para ensinar as mulheres a se vestirem para si. Nada mais justo do que essa tendência voltar agora em 2019, com tantos acontecimentos polêmicos ocorrendo no mundo todo.

Calça hot pants: elegância e conforto no modelo de cintura alta

Os vestidos com brilho nunca saem de moda. Esse verão, os que deixam os ombros ou parte da barriga à mostra são os procurados. Muitos deles usam tecidos idênticos aos da sua lingerie, que fazem com que o caimento seja mais fluido e também são mais respiráveis. Assim você pode dançar bastante sem suar!

17 looks com chinelo slide muito além da praia

Tecidos e estampas do verão 2019/2020

Apesar de o coral vivo ser a cor do próximo verão, isso não quer dizer que ela vem com exclusividade. Como já falamos, os neons e outras tendências também vão invadir as ruas. Entre elas, as estampas de bolinhas, xadrez Vichy, flores tropicais e listras vão ter maior destaque. Então anota aí para compor os melhores looks!

O clássico petit poá preto e branco fica muito bem com cores vivas e vibrantes como o amarelo, o rosa e o vermelho. Vale também misturar estampas, desde que você se sinta confortável com a combinação. Listra com bolinha e listra com animal print, por exemplo, ficam bacanas e deixam o seu visual mais divertido.

Os tecidos que estarão com tudo são o linho, o cetim e a seda. O linho é um tecido muito arejado e até relativamente barato que ficou esquecido nos últimos anos. Este ano muitos modelos de roupas serão repaginados com o tecido para dar um ar de praia mais delicado. E lembre-se, linho super combina com crochê!

A seda e o cetim tem a vantagem de serem tecidos com um efeito geladinho. Os vestidos de cetim imitando lingerie são a mais nova febre do verão Europeu e prometem vir para cá! Você pode usá-lo sozinho ou com camiseta por baixo, se for um look mais de dia.

E os acessórios?

Pochetes e chinelos slide à parte, os acessórios para completar um look de verão top dessa temporada são: conchas e pérolas! Os brincos delicados estão de volta, assim como bolsinhas de contas customizadas e personalizadas feitas à mão. As gargantilhas chocker vão entrar em desuso e os tênis estão liberados para compor qualquer look.

Não se esqueça que os óculos de sol também são um acessório excelente para acrescentar um tchan a mais. Às vezes um óculos chamativo e poucos acessórios pode ser uma saída mais criativa que se encher de coisas até parecer uma árvore de Natal. Até porque o seu suor pode inclusive estragar algumas bijuterias.

Veja também:

Deborah Cattani
Deborah Cattani
Jornalista, marqueteira, tradutora e cat lover profissional. Já trabalhou com a Folha de São Paulo, com o Jornal de Comércio e em diversos sites de conteúdos variados. Escrever é tão vital quanto respirar.