Como tirar as rachaduras dos pés em 3 passos


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Os nossos pés estão sempre carregando todo o peso do nosso corpo e vivem em contato com poeira, atrito, vento e sujeira. Por isso, precisamos dar atenção especial ao cuidado com eles para evitar aquelas rachaduras que deixam, principalmente, nossos calcanhares com um aspecto feio e mal-cuidado. Confira algumas dicas para resolver e mandar embora esse incômodo!

hidrate os pés

Além dos atritos do dia a dia, há fatores genéticos e doenças que podem estar relacionadas às rachaduras nos pés. Os mais comuns são problemas vasculares, diabetes, obesidade, hipotireoidismo e psoríase.

Em casos mais graves, elas podem até sangrar e virar uma porta de entrada de bactérias no organismo. Então, vale procurar um médico dermatologista que indicará o melhor tratamento.

Para evitar as rachaduras nos pés, você deve equilibrar o tipo de sapato que usa. Nem usar só sapatos abertos, que expõe os pés, nem usar sempre fechados ou com meias, que não deixam a pele respirar. Nesta caso, o equilíbrio é a melhor solução!

Óleo de rícino: conheça os benefícios estéticos e medicinais para o seu corpo

3 passos para tirar as rachaduras dos pés

1 - Faça um escalda pés

escalda pés

Encha uma bacia com cerca de 10 centímetros de água quente (mas não muito!), adicione algumas gotas de limão e uma colher cheia de creme hidratante de seu uso diário. Misture bem e deixe os pés imersos por cerca de 10 a 15 minutos. Isso vai ajudar a abrir os poros da pele.

40 dicas de beleza: aprenda truques simples para rosto, corpo, cabelos e maquiagem

2 - Retire o excesso de pele

hidrate pés

Após o escalda pés, seque bem os pés para evitar o surgimento de fungos. Se a pele estiver muito grossa, use uma lixa ou pedra pomes para retirar o excesso de pele. Mas você deve fazer movimentos suaves para não machucar o calcanhar ou a lateral dos dedos mais ainda.

Limpeza de pele: tudo que você precisa saber sobre esse tratamento estético

3 - Hidrate

Hidrate

Aprenda outros truques caseiros e baratinhos para cuidar dos pés ressecados

O último passo é hidratar os pés. Você pode usar um hidratante corporal bem grosso ou mesmo um hidratante específico para os pés. Mas também há opções caseiras que são ótimas soluções:

  • Duas colheres de sopa de óleo de coco misturado com uma colher de sobremesa açafrão.
  • Uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite de oliva e um pouco de água.
  • Duas colheres de sopa de vaselina com algumas gotinhas de limão.
  • Depois de massagear bem os pés, você coloca uma meia e deixa agir durante a noite.

Outra dica de hidratação importante é aumentar o consumo de água e diminuir o consumo de cafeína e álcool, que aceleram a desidratação.

Veja também:

Saiba como ter as pernas sempre bronzeadas

Celulite: conheça as causas e veja como evitar essa má companhia

*Imagens do Pinterest

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.