Óculos para rostos redondos: os modelos que combinam com você


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Os rostos redondos são aqueles que têm menos ângulos, bochechas cheias, testas maiores e maxilares finos. Isso faz com que o comprimento e a largura da face tenham as mesmas dimensões, deixando-as muito proporcional.

O principal trabalho do visagista é estudar traços do rosto e entender que escolhas são melhores para deixá-lo harmônico. Foram esses profissionais que estudaram os formatos de rostos e qual as melhores armações de óculos para eles. É o seu caso? Então confira!

Para disfarçar

Para criar um efeito de afinar o rostinho que é mais redondo, o ideal é investir no formato inverso. Ou seja, apostar em uma armação quadrada ou mesmo retangular, geométrica, que deixará a ilusão de que o rosto tem mais ângulos.

Quanto mais alongado e consistente o formato, melhor. O ideal é até que o aro inferior toque as maças do rosto.

Mulher de cabelos presos e óculos de estilo gatinho com armação grossa preta
Reprodução/Instagram (@arielvscupcake_)

Se não quiser evidenciar o redondo do seu rosto, evite óculos redondos, pequenos e armações muito finas e delicadas. Esses modelos irão chamar mais atenção ao padrão da face, e não disfarçá-lo.

Mas então isso significa que terei que me limitar para sempre a armações de óculos quadradas e retangulares? Não. Elas são, simplesmente, as mais indicadas para um certo objetivo, mas você deve investir no que te faz bem e te deixa feliz.

O modelo gatinho também é uma excelente escolha para quem busca um visual descolado. Principalmente se tiver uma armação parruda e vistosa.

Para evidenciar

Já se você ama seus traços redondos no rosto e quer evidenciá-los ainda mais, aposte em armações redondas, delicadas e fininhas. Elas irão cair como uma luva para o seu rosto e o resultado pode te surpreender!

Mulher de cabelos curtos e roupa social usa óculos grandes com armação fina de metal redonda
Reprodução/Instagram (@septembrenell)

Como identificar o formato do meu rosto?

Muitas vezes a gente não tem certeza de qual é o formato exato do nosso rosto. Afinal, até o corte de cabelo pode mascarar e confundir um pouco isso. Então como fazer essa identificação? É fácil. Tire uma foto do seu rosto de frente, sem sorrir, com os cabelos presos e sem maquiagem. Assim ficará mais fácil de perceber a angulação dos seus traços.

Quem tem o rostinho redondo tem poucas angulações, testas amplas, bochechas largas e maxilar pequeno. Já o rosto oval é um pouco mais alongado, geralmente com o maxilar um pouco maior e bochechas menos proeminentes.

O rosto triangular é aquele que tem linhas bem definidas nos maxilares e o queixo maior. Por fim, o rosto quadrado é o que tem as bochechas retas, o que cria maior angulação nas curvas do maxilar.

Depois de você ter certeza a respeito de qual é o formato do seu rosto, basta procurar uma armação de óculos que se oponha a ela. Como mostra a imagem abaixo:

Você também pode se interessar por: Os melhores cortes de cabelo para que tem o rosto redondo

Preste atenção às suas sobrancelhas!

Antes de sair por aí escolhendo qualquer óculos quadrado ou retangular é importante ficar atenta à harmonia da armação com as suas sobrancelhas. Cheque se o aro está bem colado a elas, nem muito acima nem muito abaixo. Assim, seu campo de visão ficará livre e com a visibilidade perfeita.

Dicas extras:

  • Independentemente da armação que escolher, busque por lentes de qualidade. Quando usamos lentes inadequadas, elas podem fazer mal à nossa vista e acabar prejudicando mais do que ajudando.
  • Se você for usar os óculos frequentemente, compre uma armação que fique confortável no seu rosto. Afinal, a beleza importa, mas o conforto, nesses casos, é fundamental.
  • Escolha aquela que você mais gostar! Siga o seu instinto. Os especialistas indicam caminhos para guiar quem está indeciso. Quem tem certeza do que quer já fez a sua escolha. E pode ter certeza que a mais acertada é a que te fizer se sentir melhor!

Veja também:

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza e trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.