Poses para a selfie perfeita: 20 dicas para tirar fotos incríveis usando seu celular


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Quer dar uma bombada nas suas redes sociais com as suas selfies? Seja com aquela pose despojada de quem acabou de acordar ou toda trabalhada no carão, tem que ter estilo para garantir a selfie perfeita. Existem alguns truques simples que fazem toda diferença no resultado da imagem. Confira as nossas dicas e capriche na hora de tirar suas fotos! 

1. Teste seus melhores ângulos

Todo mundo tem um lado do rosto que gosta mais. Ou mesmo um ângulo que destaca uma parte do corpo que você ama. Invista neles. Mas atenção: evite fotos de baixo para cima. Elas deixam o rosto desproporcional.

2. Experimente cortes diferentes

Para ter imagens inusitadas, fuja da foto centralizada tradicional. Corte uma parte do rosto ou fique no canto da imagem. Vá testando as possibilidades até encontrar uma que te agrade mais. 

3. Use a luz natural ao seu favor

A iluminação faz toda a diferença na fotografia! Busque a luz natural e aproveite o sol. Nunca fique de costas para ele, a não ser que queria fazer uma foto no estilo contra-luz, em que se destaca apenas a sua silhueta.

4. Luz, câmera, ação!

Fuja daquela foto basiquinha: olhando para a câmera e sorrindo. Faça o registro mexendo nos cabelos, bebendo um gole da sua bebida preferida, folheando um livro ou dando uma mordida naquela guloseima deliciosa!

A post shared by Taylor Hill (@taylor_hill) on May 28, 2018 at 1:03pm PDT

5. Não exagere na maquiagem 

A maquiagem salta ao olhos em uma foto tipo close.  Por isso use algo leve, que destaque seus traços naturais, e não algo carregado que chame mais atenção que você. Se usar brilho nos olhos, deixe a boca nude e vice-versa.

A post shared by Adriana Lima (@adrianalima) on Jan 13, 2018 at 12:40pm PST

6.  Crie um cenário interessante

Mesmo que você seja o destaque da imagem, o fundo também ajudará na composição. Se for fazer uma foto no seu quarto, por exemplo, dê aquela conferida se não tem roupas espalhadas no chão. Se estiver em um passeio, abuse das paisagens.

7. Clique outras partes do seu corpo

Selfie não precisa ser só de rosto. Há outras partes do corpo que rendem fotos interessantíssimas. Cliques os pés e das mãos, por exemplo, podem surtir imagens lindas. 

A post shared by Nati Vozza (@nativozza) on Mar 5, 2018 at 7:16am PST

8. Use a câmera traseira 

A resolução é infinitamente melhor que a da câmera dianteira. Vai dar mais trabalho porque você não conseguirá se ver. Neste caso, se tiver alguém por perto para guiar a imagem é melhor. Ou então, fotografe vários ângulos até chegar a um que fique bom.

9. Faça uma rápida edição

A maioria dos celulares já trazem possibilidades de edições simples, como corte, balanço de cor e brilho. Vale sempre dar um "tapinha" na imagem. Filtros também são ótimos para deixar a imagem com textura e estilo. 

10. Fuja do clichê

Elimine da sua vida aquela pose de biquinho. As mãozinhas dando ok ou V também já eram! Essas selfies estão ultrapassadas e ninguém aguenta mais ver. Invista no diferente, no original para ter algo que chame realmente a atenção. 

Fotos no estilo tumblr

Se você ouve as pessoas falando por aí que querem as fotos no estilo tumblr, mas não sabe exatamente do que se trata, nós vamos esclarecer para você: São fotos inspiradas na rede social Tumblr, de compartilhamento de imagens, que virou febre no mundo da moda e dos moderninhos.

Ela traz fortes referências aos anos 90, tanto nas peças de roupas - com muita coisa oversize, look sport e colorido - quanto nas cores da imagens - com preferências a tons mais lavados e naturais. As selfies no estilo tumblr bombam nas redes sociais!

Inspire-se em diferentes tipos de selfies que bombam nas redes sociais:

11. Selfie conceito

Aquela foto diferente, inusitada, que os outros vão levar um tempo para entender. São elas que rendem resultados maravilhosos!

12. Selfie engraçadinha

Um acessório diferente, uma careta ou uma pose inusitada rendem selfies engraçadinhas que todo mundo ama. 

13. Selfie com sua best

Ninguém melhor do que a nossa BFF para aquela selfie lacradora, né? Faça várias poses diferentes e divirta-se ao lado da sua melhor amiga. 

A post shared by Jasmine Tookes (@jastookes) on May 22, 2018 at 12:05pm PDT

14. Selfie escondendo o rosto

Tapar o rosto todo, com as mãos ou cabelo, ou mesmo parte dele pode render uma excelente foto!

15. Selfie na água

Na praia, na piscina ou na cachoeira, as fotos dentro d'água ficam lindas. Só precisa tomar cuidado para não deixar o celular cair!

A post shared by Luana Piovani (@luapio) on Oct 9, 2017 at 11:35am PDT

16. Selfie no espelho

Quem está com tudo em cima ou quer mostrar aquele visual incrível, a boa pedida é uma selfie no espelho mostrando o corpo todo. 

17. Selfie com elementos

Chapéu, óculos escuros, touca... são muitos acessórios para uma boa selfie. Mas o que está em alta agora é usar flores!

A post shared by Grazi Massafera (@massafera) on Jul 21, 2018 at 6:31am PDT

18. Seilfie com animais

Os pets são sempre um sucesso nas redes sociais. Tire uma foto bem fofa com o seu. Pode ter certeza que ela vai bombar!

19. Selfie deitada

Seja na cama ao acordar, na hora de dormir, ou até quando você está só esticando as pernas em um sofá, vale o clique!

A post shared by Deborah Secco (@dedesecco) on Apr 17, 2018 at 2:04pm PDT

20. Selfie em paisagens famosas

Quando você conhece aquele lugar badalado, tem que registrar com uma selfie maravilhosa! Enquadre direitinho para que você também apareça bem.

A post shared by Rafa Brites (@rafabrites) on Jun 5, 2018 at 5:46am PDT

Veja também: 46 opções de tatuagens femininas pra você causar!

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.