Desistiu das unhas de gel? Saiba como fortalecer suas unhas naturais


Você está pronta para deixar as unhas de gel e voltar às unhas naturais? Seja qual for a razão pela qual quer voltar às unhas básicas, elas vão precisar de um cuidado especial para não ficarem com resíduos e restaurarem o brilho. As dicas que temos vão ajudá-la a cuidar e melhorar a saúde das suas unhas naturais.

unha

Unhas saudáveis 

As unhas falsas ou artificiais - não interessa o quão bonitas são - sempre danificam a saúde das unhas. Muitas das mulheres, quando tentam voltar para as unhas naturais, ficam surpreendidas com a fragilidade em que elas se encontram. 

As substâncias químicas envolvidas na aplicação das unhas de gel podem causar danos variados. Tudo vai depender do grau de desgaste, da remoção da química e da saúde da unha antes da aplicação. Se você já tinha unhas quebradiças e frágeis, elas vão ficar ainda mais fracas. Se antes, tinha unhas fortes, é provável que em pouco tempo consiga restaurar a força natural. 

Remover o gel

O primeiro passo do processo é remover o material de gel ou acrílico. O ideal, é que esse processo seja feito com uma profissional. Existem maneiras de retirar o produto em casa com o uso de acetona concentrada ou lixa. Mas se você não tiver experiência, pode acabar danificando ainda mais as suas unhas e cutículas.

Uma vez que as unhas falsas são removidas, a unha natural pode parecer irregular, seca e quebradiça. Como ela não tem recebido oxigênio e sofreu diminuição da estimulação, tanto a aparência como o crescimento da unha tendem a atrofiar. Por isso, você precisará seguir alguns passos e procedimentos para recuperá-las:

Como recuperar as unhas

Passos a seguir

  • Manicures semanais: embora seja uma despesa adicional, isto vai ajudar a estimular a circulação da unha, promovendo o crescimento. Se preferir um tratamento caseiro, encha uma tigela com água morna e deixe os dedos e as cutículas de molho durante 10 minutos. Depois remova as cutículas e faça uma massagem estimulante em cada mão.
  • Óleo para a cutícula: este óleo, tal como a vitamina E, queratina ou óleo de semente de uva, deve ser aplicado durante a massagem. As vitaminas essenciais encontradas neste tipo de óleos naturais ajudam a promover o crescimento das unhas saudáveis.
  • Corte as unhas: na fase de recuperação, o ideal é mantê-las curtas. Não tenha pressa em deixar a unha crescer. Em vez disso, cuide da saúde geral dela. Unhas finas, danificadas, que crescem rapidamente dificilmente aguentam muito tempo com uma aparência saudável. 
  • Aplicar produtos de fortalecimento: muitos vernizes reforçam a unha e têm propriedades estimulantes. Encontre um verniz base que ajude a fortalecer a sua e aplique o produto a cada três dias, se necessário. 
  • Evitar esmaltes: apesar de ainda poder pintar as unhas, a menor exposição a produtos químicos é melhor para as unhas fortificarem. Se conseguir passar uma ou duas semanas sem esmaltes, a unha irá se recuperar mais rapidamente. 
  • Tratar qualquer infeção: as unhas de gel que ficam levemente separadas da unha, o que é propício ao surgimento de fungos e bactérias. Se as unhas ficaram finas ou sem cor, ou se tiver vermelhidão ou dor, consulte o médico imediatamente para tratamento. 

Conheça 15 modelos diferentes de unhas francesinhas

Tenha Paciência

Voltar às unhas naturais após usar por muito tempo as unhas de gel é um processo que requer paciência e expectativas realistas. Uma vez que você está habituada à durabilidade e espessura das unhas artificiais, as unhas naturais tendem a requerer mais cuidados e atenção.

Tenha em mente que os benefícios a longo prazo incluem menos manutenção e menos exposição à química. Uma vez que as suas unhas voltem a um estado saudável, basta continuar a tratá-las bem e pintá-las à vontade!

Veja também: 

Unhas stiletto: tudo para quem quer ter estilo na ponta dos dedos

10 estilos de unhas decoradas para mostrar sua personalidade na ponta dos dedos