Como organizar o guarda-roupa em 10 passos


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Manter um guarda-roupa sempre bem organizado pode ser uma tarefa simples e agradável. Principalmente quando você tem a certeza de que isso será fundamental para manter as suas peças bem conservadas, além de ganhar algum tempo. Para facilitar esse processo trazemos 10 dicas que te ajudarão a colocar essa missão em prática! Teste e você verá que os benefícios são muitos!

Pin em Saúde mental • Dura nas Quedas
Via Pinterest

1 - Utilize caixas, cestos e separadores para deixar cada coisa no seu lugar

Os cestos e caixas funcionam bem como gavetas que setorizem suas peças. Basta você colocar dentro deles organizadores menores, como as colmeias, que são excelentes para guardar peças pequenas, como roupas íntimas. Para facilitar a visualização, você pode colar etiquetas identificando o que existe dentro de cada caixa.

Pin on Decluttering & Organizing Tips
Via Pinterest
Pin em OrganizaBox
Via Pinterest
Como Organizar Sapatos: Veja Nossas Dicas + 40 Modelos | Organizar sapatos, Armário para dormitório, Acessórios de decoração para casa
Via Pinterest

2 - Deixe em destaque as peças que você mais usa

Aquela calça jeans que mal para dentro do seu guarda-roupa, o tênis que você usa para bater, a camisa que você mais gosta são peças que devem ganhar um lugar de destaque. Você pode deixá-las em um cabideiro fora do armário, ou guardar em um canto especial do guarda-roupa, aquele que ficar mais à vista. Assim você não vai perder tempo procurando o que quer no meio de outras peças.

Pin em organização  de roupeiro
Via Pinterest

3 - Organize as roupas por tipos e depois por cores

Para facilitar a escolha das peças, separe-as por tipo: calças, shorts, saias, vestidos, camisas, camisetas... Depois, dentro dessas separações faça uma escala de cores, das mais claras para as mais escuras e por fim as estampadas. Assim, quando você for escolher as roupas já pode pensar nas combinações de cores que pretende montar e ir direto nas peças que correspondem a elas.

Pin em Moda e Estilo
Via Pinterest

4 - Sempre que entrar uma roupa nova, tire uma roupa antiga

O consumo consciente é uma ação importantíssima para manter a organização do guarda-roupa. Por isso, nada de acumular aquelas roupas que você já não usa há tempos. Entrou uma peça nova, que saia uma antiga.

Não sabe como fazer isso? Aí vai uma dica: coloque todos os cabides com o gancho virados para o lado de fora, o oposto do que é comum. Quando tirar a roupa desse cabide, vire ele para a posição normal. Depois de 3 ou 4 meses você saberá quais cabides não foram usados e conseguirá identificar as roupas que estão só ocupando espaço.

Minimalismo: O que é? – Crescendo aos Poucos | Quarto monocromático, Minimalismo, Decoração
Via Pinterest

5 - Aproveite cada divisória da melhor maneira

Identificar qual é o melhor uso para cada divisória do seu guarda-roupa é fundamental para otimizar seu espaço e arrumação. Aí vai algumas sugestões:

  • Abuse das gavetas para roupas íntimas e acessórios;
  • As prateleiras podem servir bem para roupas que funcionam melhor dobradas do que penduradas, como roupas de malhar, peças pequenas como shorts e peças grossas, como moletons.
  • Os cabides são perfeitos para conservar vestidos e camisas sem amassar.
  • Os ganchos servem para pendurar cintos, bolsas, lenços, além de colares e pulseiras.
  • Já os compartimentos mais altos devem ser usados para guardar coisas que você não mexe sempre, como malas e galochas.
  • Nas prateleiras mais baixas, os sapatos. Guarde os mais delicados dentro de suas caixas para conservá-los por mais tempo.
¡Quiero un baño así! | Cajones de baño, Decoracion de baños sencillos, Organizador de baño
Via Pinterest

Consumo consciente: como nossas escolhas podem salvar o mundo

6 - Dobre as roupas de maneira a economizar espaço e tempo

Você pode ser fã da dobradura tradicional ou dos famosos rolinhos de roupa, não importa! O fundamental é você escolher um deles e deixar as roupas sempre organizadas. Assim você economiza espaço e tempo pois fica muito mais fácil visualizar o que você tem disponível.

10 Tidying Life Hacks From Marie Kondo - Society19 | Organization bedroom, Dorm room inspiration, Home organization
Via Pinterest

O que vestir: 50 ideias para você esbanjar estilo em qualquer ocasião

7 - Separe um espaço para seus acessórios

Bolsas, joias, lenços, chapéus, maquiagem... aqueles acessórios que nós amamos merecem cuidado e um lugar especial. Abuse dos ganchos, caixas e separadores para que eles fiquem bem organizados dentro do seu guarda-roupa. Isso irá conservar melhor suas peças, além de manter seu armário sempre agradável visualmente.

10 Space-Saving, Order-Inducing New Uses For Tension Rods: | Organização de armário, Armazenamento de armário, Organizador de armario
Via Pinterest
MiCasa: Revista de decoración - Ideas y trucos para decorar tu casa | Organizadores de armarios, Organizador de zapatos, Organizador de cartera
Via Pinterest

Planner: o que é, como fazer e onde baixar?

8 - Roupas delicadas precisam de cuidados especiais

Peças delicadas, tecidos muito finos e roupas de gala merecem atenção especial. Para aquelas que você quer ter pra vida toda e quer ter certeza de que estarão sempre bem conservadas, use capas especiais. Não esqueça de colocar um sachê anti-mofo dentro da capa para sugar a umidade. De vez em quando lembre de abrir a capa para arejar a peça.

Cheap Sacos de armazenamento, Buy Directly from China Suppliers:Ivyshion guarda-roupa sacos de armazenamento… em 2020 | Sacos de roupa, Armário de roupa, Cabide para bolsas
Via Pinterest

9 - Mantenha o guarda-roupa sempre limpo e arejado

Você pode não se dar conta disso, mas o guarda-roupa acumula muita poeira. De vez em quando, bata as peças que estão no cabide e tire as peças da prateleira para passar um pano úmido, só com água ou com pouquíssimo produto de limpeza. Arejar o interior do móvel também é importantíssimo para que as roupas não peguem mofo. Para isso, abra bem as janelas do quarto e as portas do guarda-roupa e deixe entrar ar fresco por algumas horas.

(2) Guarda Roupa Casal 4 Espelhos 3 Portas De Correr 3 Fi | Mercado Livre em 2020 | Guarda roupa casal, Gavetas, Guarda roupa
Via Pinterest

Como se vestir bem: 6 dicas básicas de moda e estilo

10 - Quanto mais organizado, mais fácil de encontrar suas coisas!

Lembre-se! Organização nunca é demais. Quanto mais bem arrumado seu guarda-roupa estiver, mais fácil de você encontrar suas peças e mais bem conservadas elas estarão. Por isso, invista algum tempo todo dia para organizar o que foi mexido, pode ter certeza que um pouquinho por dia te fará ganhar alguns bons minutos ao longo das semanas seguintes.

How to: Declutter your home, room-by-room. - Styled By Dani T in 2020 | Bedroom organization closet, Minimalist bedroom design, Bedroom closet storage
Via Pinterest

Veja também:

Roupa social feminina: veja as peças que não podem faltar no seu guarda-roupa

Brechó online: saiba onde comprar e vender suas roupas

O que podemos aprender com a moda sustentável?

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.