Vinagre de maça no cabelo: conheça 11 vantagens


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

A utilização de vinagre de maçã nos cabelos é muito comum para quem adota a técnica de low poo que tem como fundamento usar produtos menos agressivos, diminuindo a quantidade de química nos fios. Porém, quanto mais se descobre sobre seus benefícios, mais gente adota a lavagem com o vinagre de maçã. Selecionamos 11 vantagens de adotar a prática. Confira!

vinagre de maçã

1 - Faz uma limpeza profunda

Não é segredo que os produtos que usamos constantemente nos cabelos acumulam resíduos nos fios e couro cabeludo. O vinagre de maçã realiza uma limpeza profunda, pois tem a capacidade de quebrar a estrutura molecular do resíduo, reduzindo a opacidade e a fragilidade dos fios.

2 - Dá brilho e maciez

A lavagem com o produto ajuda a repor a massa capilar perdida, devolvendo os nutrientes aos fios. Isso deixa o cabelo mais brilhoso e macio.

3 - Equilibra o pH do cabelo

Em geral, os fios de cabelo mais quebradiços são aqueles que apresentem um pH alcalino. A acidez presente no vinagre de maçã por causa do ácido acético, ajuda a equilibrar o pH dos fios, fazendo com que eles fiquem menos quebradiços.

4 - Reduz o frizz

O frizz capilar nada mais é do que as cutículas capilares eriçadas que aparecem por cima do cabelo. Quando você usa o vinagre de maçã, ele hidrata e sela as cutículas, diminuindo essa tendência.

5 - Define de cachos

O produto também é excelente para fortalecer a elasticidade das madeixas, colaborando para a definição dos cachos. Como não é um produto leave-in, ele não deixa os cabelo com aspecto de oleoso.

5 Formas de usar vinagre de maçã no cabelo | Óleo de ricino cabelo, Fazer o cabelo
Via Pinterest

6 - Controla fungos e bactérias

Por causa de suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o vinagre de maçã mata bactérias e fungos, protegendo a região de possíveis infecções.

7 - Combate a caspa

Rico em vitaminas B e C e em ácido alfa-hidroxi, o produto faz uma esfoliação no couro cabeludo, agindo como um anti-inflamatório eficaz no combate à caspa.

8- Desembaraça as madeixas

A acidez que está presente naturalmente no vinagre de maça suaviza as cutículas, o que colabora para que os fios sejam desembaraçados com mais facilidade.

9 - Estimula o crescimento e previne a queda

O uso do produto estimula a circulação sanguínea nos folículos pilosos, facilitando a absorção de nutrientes, o que é fundamental para o crescimento saudável dos fios e prevenção da queda.

Glicerina: veja os benefícios para o cabelo e como aplicar em casa

10 - Sela as cutículas dos fios

O pH ácido do vinagre de maçã é ideal para selar as cutículas dos fios que são abertas na lavagem capilar. Isso faz com que as madeixas se mantenham mais hidratadas.

Escova alisadora: tudo que você precisa saber antes de comprar uma

11 - Protege a coloração loira

Adeus cabelos esverdeados! A mistura de sal e sulfato de cobre que estão presentes na água são as responsáveis por desbotar o tom dos fios loiros e deixar aquele aspecto esverdeado. Mais uma coisa que se resolve aplicando vinagre de maçã.

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

vinagre de maçã

Hidratação com abacate: conheça os benefícios para seu cabelo

Como usar vinagre de maçã no cabelo?

A aplicação de vinagre de maçã é simples e pode ser feita durante o banho. Basta diluir duas a quatro colheres do produto em um copo de água e aplicar depois de lavar os fios com xampu.

Aplique desde o couro cabeludo até as pontas dos fios e massageie bem. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com água corrente cuidadosamente para não cair nos olhos. Sempre use o produto diluído em água para evitar irritação na pele. Você pode repetir o procedimento uma ou duas vezes por semana.

Dica de ouro: Se o cheiro forte do vinagre de maçã for desconfortável para você, que tal misturar com algumas gotinhas de óleo essencial da sua preferência?

Veja também:

Como usar babosa no cabelo: aprenda a fazer hidratação e muito mais

Hidratação com maisena: Confira os benefícios e dicas de como fazer!

Invista na queratina líquida para ter cabelos sempre macios e sedosos

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.