Umectação capilar: Invista nessa técnica de nutrição do cabelo


Renata Pereira
Renata Pereira

Seu cabelo está sem vida, brilho e dominado pelo frizz? Talvez uma umectação capilar seja a solução dos seus problemas!

A umectação é uma técnica que anda fazendo muito sucesso, já que promove diversos benefícios para o cabelo com um método bem fácil e totalmente natural! Vem cá conferir tudo sobre e anote o passo a passo para fazer em casa.

Umectação capilar: Dicas de como investir nessa técnica de nutrição do cabelo

O que é umectação capilar?

A umectação é uma técnica de tratamento feita somente com óleos vegetais, que possibilitam uma mega nutrição e reconstrução natural dos fios. Isso mesmo, promove inúmeros benefícios para as nossas madeixas, como: brilho, redução de frizz, controle da oleosidade, combate a queda e ressecamento dos fios!

E quais são os óleos utilizados na umectação?

Os óleos vegetais trazem muitos benefícios para os nossos cabelos, além de deixar o visual super incrível e saudável, mas nem todos são liberados! Por isso, selecionamos os melhores óleos para você investir!

Umectação capilar: Dicas de como investir nessa técnica de nutrição do cabelo

Óleo de Coco

O óleo de coco já poderia ser considerado um remédio universal, visto os inúmeros benefícios que tem pra saúde, né? Mega nutritivo, ele salva as nossas madeixas também! Sua composição contém antifúngico e antibactericida, quem controlam a oleosidade dos fios e eliminam as capas, além de proporciona muito brilho ao cabelo.

Óleo de Rícino

O óleo de rícino é rico em vitamina E, ácido graxos, ômega 6 e ômega 9, um combo perfeito para combater caspa e o ressecamento dos fios. Além disso, acelera o crescimento capilar e deixa o cabelo mais forte!

Óleo de Oliva

Esse todo mundo tem em casa! Portanto, não tem desculpa para combatar os fios ressecados, duros e quebradiços, já que as vitaminas e aminoácidos do azeite de oliva promove essa mega reconstrução capilar.

Óleo de Argan

Poderosíssimo para dar aquele brilho e eliminar o frizz! Seus antioxidantes e vitaminas A e D deixam qualquer madeixa danificada super sedosas e saudável.

Óleo de Amêndoas

Outro óleo vegetal incrível para dar aquela ressuscitada no cabelo é o de amêndoas. Rico em vitamina E, traz muito brilho, elimina o frizz e combate a queda dos fios!

Hidratação com maisena: Confira os benefícios e dicas de como fazer!

Umectação capilar: Dicas de como investir nessa técnica de nutrição do cabelo

Hidratação com abacate: conheça os benefícios para seu cabelo

Como fazer umectação capilar?

Como já comentamos, esse método é super simples. Dá uma olhada nesse passo a passo bem fácil para fazer me casa!

  1. Antes de lavar o cabelo, aplique o óleo vegetal na extensão dos fios e no couro cabeludo, espalhando e massageando bem;
  2. Deixe o óleo agir por, no mínimo, 1 hora;
  3. Logo após, lave as madeixas normalmente com shampoo e condicionador! Porém, tenha atenção ao couro cabeludo, é necessário retirar bem o óleo da raiz do cabelo, para não ocasionar oleosidade excessiva.

Quantas vezes pode fazer a umectação?

É indicado realizar a técnica somente uma vez por semana, mais do que isso pode causar oleosidade excessiva nos fios e no couro cabeludo. Aliás, a umectação pode ser incluída no seu cronograma capilar como nutrição, que é ótima forma de organizar os seus cuidados com o cabelo!

E se você não sabe o que é cronograma capilar, confira tudo sobre no artigo Cronograma capilar: aposte nessa técnica de recuperação dos fios.

Invista na umectação capilar noturna também!

Ideal para aquelas que vivem uma rotina diária intensa, a umectação noturna promove os mesmos benefícios enquanto você dorme, ótimo, né?

View this post on Instagram A post shared by ⓈⓀⒾⓃⒸⒶⓇⒺ | ⓜⒶⓀⒺ | ⒽⒶⒾⓇ | ⓃⒶⒾⓁⓈ (@up__belezaoficial) on Feb 3, 2020 at 7:11pm PST
Via @up__belezaoficial

Glicerina: veja os benefícios para o cabelo e como aplicar em casa

O passo a passo de aplicação é igual para qualquer umectação, não tem mistério. A única diferença na umectação noturna é que recomendando investir em uma touca boa e resistente, para evitar manchar sua fronha e lençol.

Logo após acordar, faça a lavagem normalmente! Porém, não se esqueça de lavar bem o couro cabeludo, tirando ao máximo o excesso de óleo, pois não adianta ter um cabelo sedoso, mas uma raiz oleosa, né?

Gostou? Então confira mais dicas sobre umectação capilar no vídeo da Ludmila Reis!

Veja também:

Renata Pereira
Renata Pereira
Licencianda em Artes Plásticas, monta cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube.