Aprenda truques caseiros e baratinhos para cuidar dos pés ressecados


Os pés secos e ásperos, que apresentam fissuras no calcanhar, são um problema comum para todas as idades. Além da questão estética, quando não é tratado, a situação pode se agravar. Conheça as causas, as consequências e as maneiras de resolver essa questão com tratamentos caseiros, naturais e baratinhos. 

Pés hidratados

Causas mais comuns para o ressecamento dos pés

Existem várias causas para esta condição que vão além da questão hereditária. Veja algumas:

  • Alimentação pobre e falta de hidratação no corpo.
  • Viver em um clima muito seco.
  • Tomar banhos muito quentes e demorados. 
  • Andar sempre descalço, só com sandálias abertas ou sapatos muito apertados.
  • Problemas vasculares e obesidade.
  • Doenças como psoríase e micoses.

Consequências da falta de tratamento

Se as fissuras ficarem muito expostas podem descamar, causar sangramento e virar uma porta de entrada para infeções no corpo. Portanto, vale ficar de olho. Se o problema persistir, você deve procurar um médico. O ressecamento dos pés pode ser sintoma de doenças, como hipotiroidismo ou diabetes, que podem ser diagnosticadas com a ajuda de um profissional de saúde. 

Como tirar as rachaduras dos pés em 3 passos

Como prevenir o ressecamento dos pés

Seguir algumas regrinhas de prevenção é fundamental para manter os pés sempre macios. Confira:

  • Sempre lave bem os pés, seque cuidadosamente após o banho, esfolie o calcanhar e hidrate os pés.
  • Aumente a ingestão de água e diminua a ingestão de café e álcool que aceleram a desidratação.
  • Evite banhos longos e muito quentes. Evite passar muito tempo em piscinas pois o cloro agrava a situação. 
  • Use sapatos confortáveis e que protejam o calcanhar. Não fique sempre de meias, é importante deixar o pé respirar. 

Tratamento para os pés

Receitas caseiras para esfoliar os pés

Aveia e óleo de coco

Crie um exfoliante natural para os pés com aveia e óleo de coco. Misture a aveia e um pouco do óleo até criar uma pasta grossa. Aplique a pasta nos pés e deixe atuar durante 10 minutos. Depois, lave os pés com água fria. Siga esta rotina a cada dois dias até curar completamente os pés ressecados.

Glicerina e sal grosso

Crie uma mistura de glicerina com sal grosso, algumas gotas de  limão e um pouco de água morna. Ponha os pés de molho durante 10 minutos e depois esfolie a pele com a ajuda de uma pedra pome. Lave e seque os pés. Siga esta rotina duas vezes por semana até curar completamente os pés ressecados.

Mel

Prepare uma esfoliação com mel, vinagre de maçã e farinha de arroz. Junte os ingredientes para criar uma pasta grossa. Depois de lavar bem os pés, massageie com esta pasta durante alguns minutos. Ao acabar, lave novamente os pés com água morna. Siga esta rotina a cada dois dias até curar completamente os pés ressecados.

Celulite: conheça as causas e veja como evitar essa má companhia

Receitas caseiras para hidratar os pés

Banana com azeite

Bata uma banana madura no liquidificar com uma colher de azeite ou outro óleo vegetal da sua preferência. Você terá uma pasta espessa e cremosa. Lave os pés, aplique esta pasta nos pés e deixe atuar durante 15 minutos. Depois, lave novamente os pés com água morna e água fria alternadamente. Siga esta rotina diariamente. 

Cera de parafina e óleo de coco

Aqueça a cera de parafina, com um pouco de óleo de coco para criar uma pasta cremosa. Depois de retirar as células mortas e a pele seca, coloque esta pasta nas zonas mais secas da pele ao fim do dia. Calce um par de meias e vá dormir. Lave os pés no dia seguinte, ao acordar. Siga esta rotina durante duas semanas para suavizar o ressecamento dos pés.

Vaselina com limão

Antes de ir dormir, aplique, generosamente, vaselina nos pés, calce um par de meias e durma. Lave os pés no dia seguinte, ao acordar. Outra opção é misturar vaselina com algumas gotas de limão. Lave os pés, seque-os e aplique a mistura nos calcanhares. Siga esta rotina diariamente.

*Imagens do Pinterest

Você também pode se interessar por: Saiba como ter as pernas sempre bronzeadas