A transição capilar é o processo de retirar a química dos seus fios, voltando ao aspecto natural. Não é só uma maneira de ter madeixas mais saudáveis, mas também de aceitação e empoderamento da sua imagem. Afinal, todo tipo de cabelo tem a sua beleza e deve ser valorizado.
Apesar desse processo estar muito mais ligado a aceitar cachos e cabelos crespos, ela vale para qualquer tipo de química. Por isso, se você está cansada de alisar, fazer permanente, escova progressiva, ser escrava da tintura, vale começar a pensar em apostar na transição capilar.
O processo da transição capilar pode te ajudar a resignificar a relação que você tem com as suas madeixas. Com as técnicas e possibilidades atuais, você pode se surpreender com o resultado!Como fazer transição capilar - passo a passo
Em primeiro lugar, você deve ter em mente de que não se trata de um processo simples e nem rápido. Para voltar completamente ao aspecto natural, de maneira que fique bonito, você passará por um tempo de transformação, na qual seu cabelo pode ficar um pouco "esquisito".
O mais difícil é encarar o período em que o cabelo fica uma parte com química e outra parte sem. Durante esse tempo, abuse dos lenços, apliques, coques. Tudo que conseguir usar como aliado para disfarçar a mudança nos fios será bem-vindo para se conquistar um resultado final satisfatório.
No caso da tintura, já que hoje muitas mulheres querem assumir seus fios brancos, há sempre a opção de usar spray ou rímel que são excelentes para disfarçar a diferença de tonalidade no início do processo. Eles estão disponíveis em diversos tons e saem facilmente com a lavagem do cabelo.



A transição capilar não tem regras específicas porque vai depender do tipo de química que você quer eliminar dos fios. Mas vale sim investir em um cronograma capilar de tratamento que vai fazer toda a diferença no processo. O procedimento básico dura 4 semanas e você pode repeti-lo por quantos meses achar necessário. Veja um exemplo de calendário.

As melhores cores de cabelos para as mulheres negras
Um dos maiores vilões do processo de transição capilar será o frizz. Por isso, você deve abusar de técnicas e produtos que te ajudarão a passar pelo processo de maneira mais fácil.
Você também pode sentir uma enorme vontade de cortar as madeixas para acelerar o processo. Se esse for seu desejo, há muitas opções incríveis de cabelos curtos para você. Clique aqui e veja algumas!
Transição capilar - dicas
Para ter um bom resultado na transição capilar, você precisará investir pesado em nutrição, hidratação e reconstrução dos fios para que a estrutura original dele apareça de uma maneira bonita, com fios sedosos e cachos bem definidos.
Veja algumas dicas de máscaras caseiras que você mesma pode preparar sem gastar muito.
Tranças Box Braids: Confira tudo sobre e veja looks para se inspirar

Melhores dicas de hidratação para cabelos cacheados
Transição capilar - antes e depois
Não dá para negar que um cabelo bem cuidado, com aspecto natural, é bem mais bonito do que aqueles com cara de artificial. Sem falar que quanto mais química você usa, com o tempo, mais você terá que usar para atingir o mesmo resultado.
É um círculo vicioso do qual muitas mulheres querem se libertar. Veja alguns resultados positivos de transição capilar!
Vinagre de maça no cabelo: conheça 11 vantagens





Tipos de cabelos: Confira qual é o seu e como cuidar
Gostou da ideia e pensa em embarcar também na transição capilar? Então, assista ao vídeo do canal Meu Eu Carol contando a sua experiência e dando dicas super úteis!
Veja também:
Cabelos cacheados: cuidados necessários e melhores cortes
Banho de brilho: aposte nesse tratamento capilar que você pode fazer em casa