Tipos de cachos: como identificar e cuidar dos seus?


Ana Beatriz Furtado
Escrito por Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Se você tem o cabelo cacheado, provavelmente já ouviu falar que existem diferentes tipos de cachos. Conhecer a curvatura do seu cabelo é fundamental para saber como trata-lo com os cuidados adequados.

Mas é importante destacar logo de cara que a maioria dos cabelos não apresentam apenas uma textura. A mistura genética e os fatores externos, como clima, umidade, fazem com que os fios apresentem mais de uma curvatura capilar. O importante é identificar qual é a principal delas para apostar em cuidados eficazes. E nós vamos te ajudar nessa missão!

Para um entendimento geral, você deve conhecer todos os diferentes tipos de cabelo:

hair curls  wavy curl type тип твоего завивка от прямых до афро кудрей | Tipo de cabelo, Diferentes tipos de cabelo, Cabelo
Via Pinterest

Agora vamos la: são três os tipos de cachos e dentro de cada categoria, há 3 diferentes subdivisões. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles:

Tipos de cachos: ondulados (tipo 2)

São a classificação seguinte ao cabelo todo liso. As ondas em formato de S podem ser mais abertas ou fechadas, de acordo com a classificação, e não começam da raiz, mas do comprimento. É o que muita gente chama de cabelo rebelde, mas com o tratamento adequado, o cabelo ondulado ganha lindas formas.

Tipos de cabelos ondulados

2A: é o tipo de cabelo que mais se aproxima do fio liso, pois apresenta apenas ondulações leves. É também o fio mais difícil de ganhar textura e volume, pois os cachos não se seguram com facilidade.

6 Ways To Curl Your Hair With A Straightener - Society19 | Blonde hair looks, Hair styles, Hair waves
Via Pinterest

2B: é o tipo de cabelo que tem a raiz lisa e as ondas um pouco espaçadas. Mas dependendo do dia, do tempo da última lavagem e da umidade do ar, os caracóis ficam mais aparentes. Porém, ainda perde o formato de cacho com uma certa facilidade.

Morning coffee ☕️ via @zarainternational ❣️ 📷 @negin_mirsalehi Check link in bio | Hair styles, Great hair, Hair
Via Pinterest

2C: tem as ondas bem definidas e fios mais volumosos. É o ondulado que mais se aproxima do cacheado e a curvatura já começa a aparecer mais perto da raiz. É também mais fácil definir e manter os cachos, por outro lado tende a apresentar as pontas mais ressecadas, demandando cuidados específicos.

Pin em Cortes de cabelo
Via Pinterest

Características dos cabelos ondulados:

  • Os ondulados são desembaraçados com facilidade.
  • Não costumam apresentar tanto volume.
  • A oleosidade da raiz chega facilmente às pontas do cabelo ondulado. Isso faz com que os cabelos sejam também mais sedosos.

Modo de cuidar dos cabelos ondulados:

  • Desembaraçar o cabelo sempre com um pente de madeira de cerdas largas.
  • Finalizar a lavagem do cabelo com um bom creme de pentear e, com um pouco dele nas mãos, aproveitar para amassar os fios.
  • Em vez de tentar alisar o cabelo após a lavagem e deixar os fios com um aspecto de falso liso, o ideal é reforçar o formato das ondas, apertando a tolha contra as madeixas.
  • Abusar dos produtos que tragam algum tipo de hidratantes e vitaminas capilares, como óleo de amêndoas, óleo de coco, vitamina A ou E.

Cabelo ondulado: Confira dicas de cuidados e penteados para arrasar

Tipos de cachos: Cacheados (tipo 3)

O cabelo cacheado é aquele que define melhor os caracóis. Eles já começam a enrolar mais perto da raiz e a característica dos fios é mais encorpado e volumoso. Por ser mais difícil da oleosidade chegar até o comprimento do cabelo, a tendência é ele ser um pouco mais ressecado e com bastante frizz. Nada que o cuidado correto não resolva!

Tipos de cabelos cacheados

3A: a textura ainda é próxima do cabelo ondulado e a curvatura dos caracóis um pouco mais aberta deixando os cachos em espirais leves. Porém, a definição dos cachos é clara, mesmo sem a aplicação de produtos ou cuidados específicos.

Como lavar corretamente o cabelo cacheado: Veja 6 dicas simples | Cabelo cachedo, Cabelo, Cabelo cacheado com franja
Via Pinterest

3B: tem os cachos muito bem marcados, como molas, que já dão uma encolhida significativa quando secam e ficam definidos quase naturalmente. Para que se mantenha hidratado e sedoso, é necessário apostar na hidratação dos fios.

Pin em Hairstyle
Via Pinterest

3C: o último nível do cabelo cacheado é bem próximo do cabelo crespo e tem os caracóis pequenos e juntinhos. Já é um tipo de cabelo que resseca mais. Para manter os fios sedosos e macios é preciso investir na nutrição com óleos e produtos específicos.

Como fazer a técnica LOC: líquido + óleo + creme | Cacheia! | Cabelo, Cabelo cacheado, Cabelo lindo
Via Pinterest

Características do cabelo ondulado

  • Apresentam um pouco mais de trabalho para desembaraçar.
  • São mais cheios e volumosos.
  • Os cachos logo depois da lavagem vão fechando naturalmente.
  • É fácil formar os cachos e mantê-los bem definidos.

Modo de cuidar dos cabelos cacheados

  • Evitar passar pente e escovas nos fios para não estimular o frizz.
  • Após o banho, usar a toalha – sem esfrega-la - para apertar e definir os cachos.
  • Abusar dos produtos com queratina, óleo de argan ou óleo de abacate que são excelentes na definição dos cachos.

Cabelos cacheados: veja os melhores cortes e principais cuidados

Tipos de cachos: Crespos (tipo 4)

É cabelo com a curvatura enroladinha desde o início da raiz e caracóis bem pequeninos e densos. Demandam muita hidratação, já que os fios são bem finos e sensíveis. Além disso, a oleosidade da raiz não consegue chegar até o comprimento, portanto para mantê-los macios é fundamental apostar em cuidados específicos.

Tipos de cabelos crespos

4A: os cachos são bem fechados, mas ainda são bem definidos, em formato de molas. Apesar do volume e do frizz, quando bem cuidados, os fios conseguem reter brilho e maciez ao longo do comprimento.

Pin em Cachos inspiração feminino
Via Pinterest

4B: os fios vão ficando cada vez mais finos e a definição dos cachos começam a sumir. Os cachos são pequenos e estreitos e precisam de um bom trabalho de nutrição para manterem o brilho. O cabelo costuma ser bem volumoso.

Pin em cabeça quente
Via Pinterest

4C: já não se vê bem os cachos, apenas o cabelo frisado. Os fios têm pouca quantidade de escamas, logo é necessário um trabalho de hidratação intenso para manter o cabelo saudável e sedoso.

CABELOS CACHEADOS E CRESPOS NO VERÃO: COMO CUIDAR DOS CACHOS EM DIAS DE SOL, MAR E PISCINA | Cabelo crespo feminino, Cabelo crespo, Cabelo afros feminino
Via Pinterest

Características do cabelo crespo:

  • São mais difíceis de desembaraçar e necessitam da ajuda de produtos específicos para isso.
  • Os cachos não são muito definidos, mas o cabelo é cheio e volumoso.
  • Os fios são bem finos e encolhem quando secam.

Modo de cuidar dos cabelos crespos

  • Desembarace os fios no banho, aplicando um bom condicionador, mecha a mecha.
  • Não dispense um finalizador antes que os fios sequem.
  • Invista na umectação capilar com óleo vegetal para realizar uma hidratação profunda.
  • Se necessário faça um cronograma capilar para caprichar na nutrição e hidratação do cabelo.

Veja também:

Tipos de cabelos: Confira qual é o seu e como cuidar

Melhores dicas de hidratação para cabelos cacheados

Penteados para cabelos cacheados: 32 lindas opções para você fazer já!

Publicado em
Ana Beatriz Furtado
Escrito por Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.