Argila: Confira tudo sobre os tipos de argilas e seus benefícios


Renata Pereira
Renata Pereira

Sabia que a argila promove vários benefícios para a saúde da pele? Geralmente utilizada em tratamentos estéticos, este mineral pode fazer milagres com as nossas cútis! Porém, existem diversos tipos de argila e cada uma com um efeito diferente. Isso mesmo, inúmeros benefícios em cada argila. Incrível, né?

Por isso, viemos te contar tudo sobre cada tipo de argila e qual é a indicada para a sua pele. Confira.

View this post on Instagram A post shared by Gabriela | Saúde e Beleza 🍋 (@gabiverdelimao) on Mar 18, 2020 at 2:02pm PDT
Via @gabiverdelimao

Argila preta: benefícios e maneira de usar esta máscara facial

Quais são os benefícios da argila para a pele?

A argila é um poderoso mineral que promove vários benefícios para a nossa pele. Mas em relação ao rosto, ela atua como um ótimo esfoliante natural, realizando uma limpeza profunda, que elimina as toxinas e a oleosidade da pele, através da sua ação anti-inflamatória e secativa.

Os procedimentos estéticos com argila, também são conhecidos como Argiloterapia, são muito populares. Este simples mineral tem um poder de ação rejuvenescedor, já que as suas propriedades ativam a circulação sanguínea, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos nos tecidos, diminuindo a flacidez e retardando o envelhecimento da pele.

Natural e super em conta, as máscaras faciais de argila são uma ótima opção para os cuidados com o rosto. Porém, existe diversos tipos de argila e cada uma com um efeito específico, portanto, é bom saber escolher o tipo certo para você! Então, confira qual é a argila ideal para o seu tipo de pele.

Tipos da argila e seus benefícios

Argila Verde

Sendo o tipo mais conhecido e utilizado. A argila verde é ideal para peles oleosas e com acnes, já que possui propriedades adstringente, secativa e bactericida. Além disso, tonifica e estimula a cútis, auxiliando no fechamento dos poros e retardando o envelhecimento.

Argila Branca

Já a argila branca é indicada para peles sensíveis e hiperpigmentadas, devido as suas propriedades suavizante e cicatrizante. Reduz inflamações e clareia manchas causadas por acnes ou irritações. Também é ótima para aplicar na pele após uma longa exposição ao sol.

Argila Preta

Conhecida como lama vulcânica, a argila preta é perfeita para o combate contra a oleosidade, além de ser um poderoso desintoxicante, devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Ideal para manter a saúde da pele em dia!

Argila Marrom

Para uma ação firmadora na pele, a máscara de argila marrom é a solução! Com o poder de ativar a circulação sanguínea, este tipo de argila ajuda a tonificar e proporcionar um efeito tensor na pele. Logo, suaviza as linhas de expressão e melhora a firmeza da cútis.

View this post on Instagram A post shared by 𝐆𝐢𝐳𝐞𝐥𝐥𝐚 (@gizginsicke) on Jun 3, 2020 at 8:02am PDT
Via @gizginsicke

Limpeza de pele: tudo que você precisa saber sobre esse tratamento estético

Argila Amarela

Indicada para peles maduras, o benefício da argila amarela é estimular a produção de colágeno. Auxilia na oxigenação das células que favorece a regeneração da pele, provocando um efeito rejuvenescedor.

Argila Vermelha

Para pele delicada e irritada, aposte na máscara de argila vermelha. Suas propriedades ajudam no funcionamento da glândula sebácea, que previne acnes e suaviza inflamações e irritações. Além do mais, possibilita uma boa hidratação e acelera a regeneração da pele.

Argila Cinza

Um ótimo esfoliante natural, a argila cinza tem efeitos incríveis! Ajuda a clarear manchas e reduzir espinhas, ótima para peles oleosas. Outro benefício fantástico é no auxílio da redução de medidas, já que melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a retenção de líquidos.

Argila Roxa

A argila roxa é uma mistura entre a argila marrom e rosa, essa combinação proporciona muita firmeza na pele, reduzindo linhas finas e flacidez. Um ótimo boost para combater o visual cansado do dia a dia.

Argila Rosa

A argila rosa também é uma mistura de argilas, sendo uma combinação da vermelha com branca. Ideal para tratamento de peles sensíveis e com manchas, que promove uma profunda limpeza sem irritar a pele, além das suas ações cicatrizantes e revitalizadora.

Como preparar e aplicar a máscara de argila?

O preparo da máscara é super fácil! Você vai precisar apenas da argila em pó e de soro fisiológico, podendo também utilizar água mineral.

Modo de preparação e aplicação:

  • Em um recipiente, coloque uma colher de sobremesa de argila e vá adicionando o soro fisiológico (ou água mineral) até obter uma mistura pastosa e homogênea;
  • Após lavar o rosto, aplique a mistura espalhando sobre a pele uniformemente;
  • Deixe a máscara agir por, no mínimo, 15 minutos;
  • Enxágue o rosto realizando movimentos circulares para facilitar a remoção da argila;
  • Finalize aplicando um hidratante facial no rosto.

Super prático, né? Garantimos que os resultados são incríveis! Aproveite para conferir mais algumas dicas no vídeo abaixo.

Veja também:

Renata Pereira
Renata Pereira
Licencianda em Artes Plásticas, monta cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube.