Tatuagem aquarela: quebre mitos e descubra os melhores tatuadores do Brasil!


Deborah Cattani
Deborah Cattani

Você sabia que a arte de fazer aquarela tem mais de dois mil anos de idade? A técnica que passou para a pele dando origem à tatuagem aquarela pode ser antiga, mas é o hype do momento. Fazer tatuagens com o efeito watercolor é algo que vem bombando já nos últimos cinco anos e não é uma moda passageira.

View this post on Instagram A post shared by OTAVIO MARTIN TATTOO ARTIST- (@otaviomartin) on Jul 11, 2019 at 8:41am PDT
Via @otaviomartin

Desvendando todos os mitos!

O principal diferencial do estilo está na forma como é tracejado na pele. Com desenhos fluídos, as tatuagens em aquarela tem um efeito de pincel e parece que foram pintadas à mão na sua pele. Popular nas redes sociais, a forma de tatuar ganhou vida e é uma das mais procuradas do momento. Até porque, praticamente qualquer desenho pode ser transformado em aquarela.

Mesmo assim, o estilo de tattoo levanta muitas questões entre os fãs. Então, para respondê-las e até quebrar alguns mitos comuns, nós separamos abaixo uma série de perguntas frequentes sobre a tatuagem aquarela!

64 opções de tatuagens femininas pra você causar!

É misturada com água?

Muita gente cai nesse erro comum, porque a aquarela é basicamente tinta diluída em água. Mas não, a tatuagem não leva água no processo, apenas para a limpeza do local na finalização.

A tatuagem aquarela é feita com tinta de tatuagem normal e com tipos de agulhas especiais para simular o efeito. Por essa razão também que é legal apostar em um bom estúdio com um excelente tatuador.

View this post on Instagram A post shared by JH TATTOO (@jh.tattoo) on Aug 23, 2019 at 12:32pm PDT
Via @jh.tattoo

Tem mistura de tintas para conseguir aquele efeito?

Nem sempre é preciso misturar tons diferentes. Às vezes o efeito é obtido com o mesmo tom, porém diluído em tinta branca, a fim de obter nuances mais claras. Claro que com a mistura de tintas a tatuagem fica mais apelativa e colorida.

Contudo, quanto mais cores você inserir na sua tatuagem, mais caro ela pode sair. Pense bem no desenho e lembre-se de fazer todas essas perguntas também ao seu tatuador!

View this post on Instagram A post shared by Zoio Tattoo Artist (@zoiotattooartist) on Aug 3, 2019 at 11:22am PDT
Via @zoiotattooartist

Desbota com mais facilidade?

Depende. Toda a tatuagem tende a desbotar ao longo do tempo. As coloridas, independente se com efeito aquarela ou não, desbotam mais. Isso acontece porque algumas cores não pegam bem em todos os tipos de pele. É para isso que serve aquele período de voltar para retocar.

Mas em geral, se você tiver os devidos cuidados com a sua tatuagem, não vai vê-la desbotar tão cedo. É preciso evitar o sol por completo no primeiro mês e depois é necessário utilizar filtro solar de alta proteção e de qualidade. Ter cuidado com os horários de exposição também é crucial, já que o meio-dia tende a ter mais raios ultravioleta.

E não se esqueça daqueles cuidadinhos nos primeiros dias, com pomada e nada de academia, viu?!

View this post on Instagram A post shared by 𝔄𝔪𝔞𝔫𝔡𝔞 𝔅𝔞𝔯𝔯𝔬𝔰𝔬 ☠ (@amandb_) on Aug 25, 2019 at 3:16pm PDT
Via @amandb_
View this post on Instagram A post shared by Przystanek Tattoo (@przystanektattoo) on Aug 26, 2019 at 2:50am PDT
Via @przystanektattoo

Claro que pode ser preta e branca!

Claro que você pode fazer tatuagem aquarela em preto e branco. O efeito fica ainda mais legal! Porém não é todo tatuador que trabalha com esse estilo. E também vale o contrário: tatuagem aquarela sem traço preto, apenas com cores. Não sei dizer qual dos dois acho mais fantástico!

View this post on Instagram A post shared by Серж Нагацкий (@chesart_tattoo) on Jul 6, 2019 at 11:16am PDT
Via @chesart_tattoo
View this post on Instagram A post shared by Lina Tattoo Art (@lina_tattoo_artist) on Sep 2, 2019 at 4:02am PDT
Via @lina_tattoo_artist
View this post on Instagram A post shared by 🍭Watercolor Tattoo🍭Tomsk (@inkedunicorn) on Sep 2, 2019 at 3:24am PDT
Via @inkedunicorn
View this post on Instagram A post shared by MOA TATTOO (@moa.tt) on Sep 2, 2019 at 2:10am PDT
Via @moa.tt

Piercing no umbigo: toda a informação necessária reunida em um só lugar

Dói mais que outras?

E se você está se perguntando se dói mais, saiba que não faz assim tanta diferença. O que pode doer mais é o seu bolso, já que as tatuagens desse estilo costumam ser um pouco mais caras. Afinal, não é qualquer pessoa que consegue imitar o efeito da aquarela do papel na sua pele.

Por isso, se você pretende fazer uma tattoo desse tipo, procure um bom profissional, confira seus trabalhos anteriores e tire todas as suas dúvidas antes de se aventurar. A dor da tatuagem depende mais do local escolhido do que do tipo de tatuagem que você deseja fazer. Se for sua primeira vez, opte por locais onde a dor é mais controlada, como braços, pescoço e costas. Evite costelas, abaixo dos seios e pernas para fugir da dor.

tatuagem dói

É mais cara?

Algumas vezes sim. Os valores podem variar conforme os tatuadores. Claro que quanto mais famoso o seu tatuador, mais cara será a sua tatuagem. Um profissional mais experiente e conhecido é mais exigente. Porém vale lembrar também que o barato sai caro. Nem sempre aquela pessoa que vai lhe cobrar menos é a que vai fazer o melhor trabalho.

Cabe a você decidir o quanto quer investir e que tipo de profissional prefere.

View this post on Instagram A post shared by Maggie Paletta (@maggiepaletta) on Sep 1, 2019 at 10:33am PDT
Via @maggiepaletta

Quer fazer uma tattoo? Inspire-se com lindas tatuagens femininas delicadas e pequeninas

Dá para fazer em pele negra?

Com certeza! Contudo, muitos profissionais vão lhe dizer que não. Infelizmente a tatuagem em geral ainda é uma atividade com muito tabu e preconceito. Muitos tatuadores têm medo de tatuar pele negra ou pele escura. A questão tem muito a ver com as cores, que mudam conforme o seu tom de pele ou não aderem em qualquer pele.

Se você quer muito uma tatuagem colorida, não desista. É possível obter um efeito bacana em qualquer tipo de pele. Talvez você só precise repensar as cores a utilizar, porque algumas podem mesmo não aparecer na sua derme. É importante, nesse caso, buscar um profissional com mais experiência no assunto e que já tenha feito outros trabalhos em pele negra.

View this post on Instagram A post shared by The Witchdoctor™ Los Angeles (@miryamlumpini) on Feb 22, 2017 at 11:30am PST
Via @miryamlumpini
View this post on Instagram A post shared by @darkskininked on Oct 29, 2018 at 6:17am PDT
Via @darkskininked
View this post on Instagram A post shared by Vegan Tattoos - James Spooner (@monocletattoo) on Jul 24, 2018 at 7:05pm PDT
Via @monocletattoo
View this post on Instagram A post shared by Brittany (@humblebeetattoo) on Jun 25, 2019 at 4:36pm PDT
Via @humblebeetattoo
View this post on Instagram A post shared by INK.orperated (@tat2_slim) on May 9, 2019 at 4:23pm PDT
Via @tat2_slim

Os tatuadores mais renomados e premiados do Brasil

Ficou com vontade de fazer uma tatuagem? Esclareceu todas as suas dúvidas? Então se liga na lista abaixo com os melhores tatuadores do estilo no país!

Victor Octaviano

Situado em São Paulo, Victor é um dos tatuadores de aquarela mais procurados do país. Ele já fez diversos trabalhos para celebridades nacionais e internacionais. Seu estilo, no entanto, é bastante único e marcado. A maior parte das suas tatuagens retratam animais, principalmente os que estão em extinção na floresta amazônica.

View this post on Instagram A post shared by Tudo sobre tatuagem: AQUI! (@tattoo2me) on Mar 4, 2019 at 11:01am PST
Via @tattoo2me
View this post on Instagram A post shared by Tattoo Art Gallery. (@styng.tattoo) on Mar 6, 2019 at 7:05am PST
Via @styng.tattoo

Victor Montaghini

Coincidência ou não, Montaghini é outro Victor que manja muito de tatuagem aquarela. O seu grande diferencial é a mistura de estilos. Quem disse que pontilhismo não combina com aquarela? Para esse tatuador vale tudo!

Localizado majoritariamente em São Paulo, Victor não se limita ao seu espaço e também viaja o mundo espalhando a sua arte.

View this post on Instagram A post shared by Victor Montaghini (@victormontaghini) on Apr 19, 2019 at 8:31am PDT
Via @victormontaghini
View this post on Instagram A post shared by Victor Montaghini (@victormontaghini) on Apr 4, 2019 at 4:24pm PDT
Via @victormontaghini

Amanda Barroso

As minas também mandam bem nos traços em aquarela. A Amanda é especialista em transformar qualquer desenho em arte pura. E isso não é à toa. A tatuadora começou a ficar famosa pelos seus desenhos quando tinha apenas 14 anos!

View this post on Instagram A post shared by 𝔄𝔪𝔞𝔫𝔡𝔞 𝔅𝔞𝔯𝔯𝔬𝔰𝔬 ☠ (@amandb_) on Jul 2, 2019 at 3:01pm PDT
Via @amandb_
View this post on Instagram A post shared by 𝔄𝔪𝔞𝔫𝔡𝔞 𝔅𝔞𝔯𝔯𝔬𝔰𝔬 ☠ (@amandb_) on Mar 9, 2019 at 11:05am PST
Via @amandb_

Jéssica Damasceno

Também situada em São Paulo, Jéssica tem um estilo de desenho que mistura rabisco com aquarela. A tatuadora é considerada uma revelação no mercado atual. Para quem curte um desenho de flor elaborado é sem dúvida o canal!

View this post on Instagram A post shared by Jessica Damasceno 🌹 (@jessicadamasceno.art) on Jan 27, 2019 at 12:49pm PST
Via @jessicadamasceno.art
View this post on Instagram A post shared by Jessica Damasceno 🌹 (@jessicadamasceno.art) on Jan 3, 2019 at 4:54pm PST
Via @jessicadamasceno.art

Veja também:

Deborah Cattani
Deborah Cattani
Jornalista, marqueteira, tradutora e cat lover profissional. Já trabalhou com a Folha de São Paulo, com o Jornal de Comércio e em diversos sites de conteúdos variados. Escrever é tão vital quanto respirar.