Tatuagem aquarela: quebre todos os mitos sobre a técnica


Deborah Cattani
Deborah Cattani
Jornalista, marqueteira e tradutora

Você sabia que a arte de fazer aquarela tem mais de dois mil anos de idade? A técnica que passou para a pele dando origem à tatuagem aquarela pode ser antiga, mas é o hype do momento. Fazer tatuagens com o efeito watercolor é algo que vem bombando já nos últimos cinco anos e não é uma moda passageira.

Desvendando todos os mitos!

O principal diferencial do estilo está na forma como é tracejado na pele. Com desenhos fluídos, as tatuagens em aquarela tem um efeito de pincel e parece que foram pintadas à mão na sua pele. Popular nas redes sociais, a forma de tatuar ganhou vida e é uma das mais procuradas do momento. Até porque, praticamente qualquer desenho pode ser transformado em aquarela.

Mesmo assim, o estilo de tattoo levanta muitas questões entre os fãs. Então, para respondê-las e até quebrar alguns mitos comuns, nós separamos abaixo uma série de perguntas frequentes sobre a tatuagem aquarela!

Tatuagem aquarela: fotos e onde fazer | Tatuagens aquarela, Tatuagem, Watercolor tattoo
Via Pinterest

É misturada com água?

Muita gente cai nesse erro comum, porque a aquarela é basicamente tinta diluída em água. Mas não, a tatuagem não leva água no processo, apenas para a limpeza do local na finalização.

A tatuagem aquarela é feita com tinta de tatuagem normal e com tipos de agulhas especiais para simular o efeito. Por essa razão também que é legal apostar em um bom estúdio com um excelente tatuador.

Tem mistura de tintas para conseguir aquele efeito?

Nem sempre é preciso misturar tons diferentes. Às vezes o efeito é obtido com o mesmo tom, porém diluído em tinta branca, a fim de obter nuances mais claras. Claro que com a mistura de tintas a tatuagem fica mais apelativa e colorida.

Contudo, quanto mais cores você inserir na sua tatuagem, mais caro ela pode sair. Pense bem no desenho e lembre-se de fazer todas essas perguntas também ao seu tatuador!

Desbota com mais facilidade?

Depende. Toda a tatuagem tende a desbotar ao longo do tempo. As coloridas, independente se com efeito aquarela ou não, desbotam mais. Isso acontece porque algumas cores não pegam bem em todos os tipos de pele. É para isso que serve aquele período de voltar para retocar.

Mas em geral, se você tiver os devidos cuidados com a sua tatuagem, não vai vê-la desbotar tão cedo. É preciso evitar o sol por completo no primeiro mês e depois é necessário utilizar filtro solar de alta proteção e de qualidade. Ter cuidado com os horários de exposição também é crucial, já que o meio-dia tende a ter mais raios ultravioleta.

E não se esqueça daqueles cuidadinhos nos primeiros dias, com pomada e nada de academia, viu?!

tatuagem dói

Claro que pode ser preta e cinza!

Claro que você pode fazer tatuagem aquarela em preto e cinza. O efeito fica ainda mais legal! Porém não é todo tatuador que trabalha com esse estilo. E também vale o contrário: tatuagem aquarela sem traço preto, apenas com cores. Não sei dizer qual dos dois acho mais fantástico!

Piercing no umbigo: toda a informação necessária reunida em um só lugar

Dói mais que outras?

E se você está se perguntando se dói mais, saiba que não faz assim tanta diferença. O que pode doer mais é o seu bolso, já que as tatuagens desse estilo costumam ser um pouco mais caras. Afinal, não é qualquer pessoa que consegue imitar o efeito da aquarela do papel na sua pele.

Por isso, se você pretende fazer uma tattoo desse tipo, procure um bom profissional, confira seus trabalhos anteriores e tire todas as suas dúvidas antes de se aventurar. A dor da tatuagem depende mais do local escolhido do que do tipo de tatuagem que você deseja fazer. Se for sua primeira vez, opte por locais onde a dor é mais controlada, como braços, pescoço e costas. Evite costelas, abaixo dos seios e pernas para fugir da dor.

Tatuagens em aquarela para fugir dos clichês

É mais cara?

Algumas vezes sim. Os valores podem variar conforme os tatuadores. Claro que quanto mais famoso o seu tatuador, mais cara será a sua tatuagem. Um profissional mais experiente e conhecido é mais exigente. Porém vale lembrar também que o barato sai caro. Nem sempre aquela pessoa que vai lhe cobrar menos é a que vai fazer o melhor trabalho.

Cabe a você decidir o quanto quer investir e que tipo de profissional prefere.

Quer fazer uma tattoo? Inspire-se com lindas tatuagens femininas delicadas e pequeninas

Dá para fazer em pele negra?

Com certeza! Contudo, muitos profissionais vão lhe dizer que não. Infelizmente a tatuagem em geral ainda é uma atividade com muito tabu e preconceito. Muitos tatuadores têm medo de tatuar pele negra ou pele escura. A questão tem muito a ver com as cores, que mudam conforme o seu tom de pele ou não aderem em qualquer pele.

Se você quer muito uma tatuagem colorida, não desista. É possível obter um efeito bacana em qualquer tipo de pele. Talvez você só precise repensar as cores a utilizar, porque algumas podem mesmo não aparecer na sua derme. É importante, nesse caso, buscar um profissional com mais experiência no assunto e que já tenha feito outros trabalhos em pele negra.

Veja também:

Deborah Cattani
Deborah Cattani
Jornalista, marqueteira, tradutora e cat lover profissional. Já trabalhou com a Folha de São Paulo, com o Jornal de Comércio e em diversos sites de conteúdos variados. Escrever é tão vital quanto respirar.