Planner: o que é, como fazer e onde baixar?


Deborah Cattani
Deborah Cattani

Se você, como eu, é uma garota post-it, precisa de um planner já! Muito mais do que uma agenda, o planner, como o nome em inglês já diz, é uma ferramenta de planejamento e organização. Ele serve para você planejar o seu dia, o seu mês e até o seu ano, nos mínimos detalhes, por hora, por compromissos e por uma série de outros fatores.

o que é planner

O que é um planner e como funciona?

A verdade é que falar que um planner é uma forma de se planejar é algo muito amplo. Existem centenas de versões diferentes da ferramenta, desde os mais genéricos até planner personalizado para casamento, por exemplo. A maior parte dos planners à venda tem um formato específico. E não, um planner não é uma agenda!

O estilo mais comum é o de um caderno. Normalmente dividido em folhas com espaços para planejamento diário, listas de ideias e calendário mensal ou semanal. Porém há planners específicos, como os de casamento, viagens e até mesmo de academia, para você organizar a sua rotina de exercícios.

Organize Sharpie Marker GIF by Sharpie - Find & Share on GIPHY
Via Sharpie

Temática do planner

A temática é importante na hora de escolher qual tipo de planejador você deseja utilizar. Nem todos são apropriados para diferentes situações, por isso faça uma análise da sua necessidade primeiro.

A forma de usar também é importante, pois num planner semanal ou diário você consegue concentrar muito mais informação. Enquanto que num planner anual ou mensal, é preciso aprender a ser sucinta e resumir os dados em tópicos.

Eu honestamente gosto mais dos formatos semanais. Assim, consigo me organizar com alguma antecedência, mas sem tentar prever o ano inteiro em um único dia. Os planejamentos a longo prazo podem causar ansiedade em algumas pessoas. Eles precisam ser feitos com calma, considerando apenas os eventos que são dados como certos. Ou você vai precisar de muito corretivo para ficar apagando e reescrevendo!

por que ter um planner

Por que ter um planner?

Assim como tem gente que fica louca escrevendo a vida inteira no futuro próximo, há quem pire com a falta de organização e planejamento. Muitos deadlines para cumprir, trabalhos da faculdade para entregar, eventos para ir e poucas horas no dia para se exercitar e dormir. Com um cenário desses é complicado manter o controle se você não for muito organizada e disciplinada.

Acontece que a disciplina não é uma virtude nata. E mesmo com lembrete de celular a vida voa e a gente nem nota. Com as novas tecnologias, aliás, a informação acaba ainda por se espalhar e se repetir em calendários de e-mails, avisos de pulseiras inteligentes, lembretes eletrônicos e sabe mais onde.

Se você também se sente perdida em tantas notificações e sofre com o excesso de informação, o planner será o seu melhor amigo.

Tiffany Haddish Death GIF by NETFLIX - Find & Share on GIPHY
Via NETFLIX

Anotar a informação ajuda a retê-la

Estudos mostram que quando escrevemos em papel com caneta, nós fixamos melhor um determinado dado. Sem falar naquela paz de espírito de tirar 30 minutinhos do seu domingo para saber exatamente tudo que vai acontecer na sua próxima semana. Não tem nada melhor do que ter uma lista de afazeres bem feita, assim você não desperdiça tempo do seu dia!

Ter um planner ajuda você a lidar com situações de maior estresse, como planejamento de uma formatura, um evento ou uma mudança de casa. Nestes tipos de planejador, você pode criar listas de coisas que estão faltando e marcando o que já foi resolvido.

Para quem trocou de casa é uma mão na roda! Fica muito mais simples visualizar os itens a comprar e você evita aqueles gastos desnecessários que comete quando anda pelas lojas sem conhecer as suas reais necessidades.

como montar um planner

Como montar um planner?

Nem sempre você precisa comprar um planner. É possível montar o seu de diversas formas. Você pode imprimir um modelo, criar uma planilha no Excel, comprar um quadro branco e até colar post-its pela casa. A criatividade é a chave de tudo. O que convém lembrar aqui é que a criação do planner não deve ser algo que toma todo o seu tempo.

Pelo contrário. Esse tipo de ferramenta é feito para ajudar você e não para prendê-la. Então, independente do método que você escolher, o ideal é ser ágil e resumir bem os assuntos. O uso do quadro branco pode ser ótimo para estudantes, por exemplo. Ele permite alterações rápidas (é mais fácil de apagar) e é bom para quem tem muita rotatividade de tarefas.

Já quem tem tarefas fixas semanais e mensais, pode optar por um modelo mais permanente, como um caderno ou um planner em papel impresso. As listas de Excel são ideais para planejamentos financeiros. O software permite o uso de cálculos pré-estabelecidos (totalmente excelente para quem não manja de matemática).

Lembre-se: comece do princípio! Anote as tarefas por ordem de importância e dê destaque para as que são urgentes. Crie níveis e insira a informação em formato de pirâmide invertida: o essencial no início, na base da pirâmide, e o menos essencial na ponta. Com isso, você obtém uma visão mais clara do que tem para fazer.

planner de parede

Use cores

Canetinhas, marca texto e esferográficas são acessórios indispensáveis para os fãs de um bom planner. Com essas ferramentas você é capaz de transformar a sua rotina em obra de arte. Palavras-chave destacadas umas das outras são ótimas para lembrar você dos pontos principais do dia, para não esquecer aquela consulta e até para dar mais estímulo a sua jornada.

Vale ainda usar post-it no planner. Parece exagero? Nem pensar! Num planner de parede, por exemplo, as notas adesivas são muito bem-vindas. Elas são baratas, práticas e podem ser retiradas do planejamento depois que o evento passar ou o objetivo for concluído.

Planner x bullet journal

Ao contrário do que o nome indica, o bullet journal é um caderno em branco que você pode transformar em agenda, planner ou o que desejar. Muita gente confunde os dois, porém é bom lembrar que o bullet journal pode ser um planner. E nem todo planner é um bullet journal. Ficou claro?

O caderninho em branco é legal para quem possui dons artísticos e adora desenhar. A principal vantagem desse tipo de planejador é que você pode soltar a sua imaginação e criar conforme as suas necessidades. Para as meninas mais apressadas e que não curtem muito brincar com canetinha, um planner pré-montado é melhor.

View this post on Instagram A post shared by Ashtyn Duddleston (@ashtyn_plans) on Aug 18, 2019 at 6:49pm PDT
Via @ashtyn_plans

Planner para imprimir

Nós, do Eu Total, também somos viciadas em planejadores. Adoramos planilhas de Excel e não abrimos mão de termos nossas vidas em dia. Por isso, compartilhamos com você nosso modelo de planner para download. Baixe o seu planner do Eu Total clicando na imagem abaixo e comece a organizar a sua vida ainda hoje. Você vai ver como é bom ter disciplina e que isso vai acabar por render a você mais tempo livre.

planner Eu Total

Veja também:

Fotos com amigas: 45 inspirações para ter recordações inesquecíveis

10 livros feministas de escritoras atuais que você PRECISA ler!

Deborah Cattani
Deborah Cattani
Jornalista, marqueteira, tradutora e cat lover profissional. Já trabalhou com a Folha de São Paulo, com o Jornal de Comércio e em diversos sites de conteúdos variados. Escrever é tão vital quanto respirar.