Olheiras: como amenizar com tratamento ou maquiagem


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

As olheiras são marcas que se formam ao redor dos olhos em regiões nas quais o tecido da pele está muito fino e translúcido. Elas podem aparecer bolsas, coloração escura ou arroxeada, flacidez ou sulcos na região no entorno dos olhos. O resultado é o de uma aparência mais cansada, envelhecida e abatida.

olheiras

Elas deixam a pele com um aspecto mais escuro, já que conseguimos ver os vasos sanguíneos ali presentes. A região sofre uma dilatação e tende a inchar por causa da saída de glóbulos vermelhos do interior deles para a derme. Esses glóbulos criam depósitos de pigmentos férricos que tornam a região mais escura.

Por que temos olheiras?

Há várias causas para o aparecimento das olheiras. Há quem tenha muito e quem não tenha quase nada. O efeito vai piorar se você tiver na sua genética e nos seus hábitos de vida fatores que acentuam o problema. Veja alguns:

  • Hereditariedade
  • Alta concentração de melanina
  • Cansaço físico e noites mal-dormidas
  • Pele frágil e fina
  • Problemas circulatórios
  • Consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas
  • Estresse físico ou emocional
  • Abuso do cigarro
  • Alergias e rinites
O bicarbonato de sódio é conhecido e utilizado desde o tempo dos antigos egípcios. Hoje em dia utilizamos ele na cozinha, para limpar a casa e … | Tips | Pinterest | Beauty, Hair beauty and Beauty care
Via Pinterest

Tratamentos caseiros para olheiras

Em primeiro lugar, beba bastante água, turbine o consumo de frutas e legumes, evite excesso de sal e bebidas alcoólicas e durma ao menos oito horas por dia. Além dessas medidas, há receitinhas de tratamentos que ajudam a amenizar as olheiras:

Água gelada

É muito benéfica para o rosto pois estimula a contração dos vasos sanguíneos e diminui o inchaço das olheiras. Além de usar sempre água fria para lavar o rosto, você pode preparar uma bacia de água com algumas pedras de gelo e mergulhar a face por alguns segundos toda noite. Outra opção é envolver uma pedra de gelo em um tecido fino e repousar por alguns momentos nos olhos.

Óleo de coco

Molhe os dedos no óleo de coco e faça uma massagem suave na região das olheiras. Tenha cuidado para não cair dentro dos olhos, pois pode causar irritação. Depois, deixe o produto agir no local por 15 minutos. Depois, enxague com água abundantemente.

Chá verde ou chá de camomila

Ambos são eficientes para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. O chá gelado acalma a região e contrai os vasos. Prepare dois saquinhos de chá e deixe por umas horas na geladeira, depois aplique os saquinhos bem molhados na região dos olhos e deixe agir por 20 minutos.

Máscara de pepino

É o método mais popular para combater as marcas escuras abaixo dos olhos. O pepino é diurético, atua na regeneração celular e diminui o inchaço. Aplique uma fatia de espessura média gelada sobre cada olho e deixe repousar por 30 minutos. Depois lave bem o rosto com água fria.

Pincel de maquiagem: descubra como montar um kit perfeito

Recentemente, concedi algumas entrevistas para a Folha de São Paulo e Record sobre um tratamento “novo” para olheiras, … | Meus artigos escritos por aí | Pinterest | Dark circles, Dark circles under eyes and Dark circle remedies
Via Pinterest

Veja como fazer uma maquiagem para a noite com perfeição

Tratamentos dermatológicos para olheiras

São muitas as opções de tratamentos indicadas por dermatologistas para amenizar as olheiras. Há casos em que até a cirurgia é indicada para retirar as bolsas da região. Mas essa é a alternativa mais drástica para tratar o problema. Veja outras opções menos invasivas.

Laser

O tratamento, realizado por dermatologistas, consiste na aplicação de laser de luz pulsada, para clarear a derme e diminuir os vasos sanguíneos. A ação também estimula a produção de colágeno, que dará elasticidade e diminuirá a flacidez da região.

Peeling

Aplicação de ácidos, indicados por um dermatologista, irá realizar uma esfoliação gradativa na região e atuar na escamação da pele, diminuindo a pigmentação escura na área. O ideal é realizar esse tipo de tratamento em meses de inverno, quando sua pele não estará exposta ao sol e proteger a área com muito protetor solar.

Cremes

Compostos com bioflavonoides, vitamina C e retinol atuam na circulação sanguínea, aumentando o tônus venoso e diminuindo a dilatação da pele. As vitaminas C e E têm função antioxidante e descongestionante, agindo como clareadores. Ambos são ótimas opções para serem aliadas a outros tipos de tratamentos.

Maquiagem simples: três passos para você arrasar na produção

Maquiagem para disfarçar as olheiras

Na hora de disfarçar as olheiras com maquiagem, o bom e velho corretivo é nosso maior aliado. Mas existem alguns truques para a aplicação ficar perfeita na sua pele. Confira algumas dicas:

Inchaço nos olhos: como combater?
Via Pinterest
  • Escolha um produto da cor da sua pele. Teste sempre antes de comprar.
  • Prefira corretivos líquidos ou cremosos. Evite corretivos em bastão.
  • Aplique o corretivo em formato de triângulo embaixo dos olhos, chegando até a base do nariz para iluminar bem a região.
  • Espalhe o produto cuidadosamente para não criar vincos e deixar a pele marcada.
  • Cuidado ao usar sombras para não deixar cair resíduos na parte inferior dos olhos e criar um aspecto de olheiras.

40 dicas de beleza: aprenda truques simples para rosto, corpo, cabelos e maquiagem

Quer saber mais sobre disfarçar as olheiras com maquiagem? Assista ao vídeo da blogueira Alice Salazar indicando cinco erros que cometemos ao passar corretivo na pele.

Veja também:

Maquiagem: aprenda o passo a passo para preparar a pele com perfeição

Os melhores primers faciais para quem tem a pele seca

*Imagens do Pinterest

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.