Niacinamida: tudo sobre a vitamina que é a melhor amiga da sua pele


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Nós, mulheres, estamos sempre à busca de novidades cosméticas para tratar a pele do nosso rosto. Pois se você nunca ouviu falar da niacinamida, é hora de conhecer essa potente vitamina. Ela tem propriedades hidratantes, antioxidantes e antienvelhecimento, além de inúmeros outros benefícios que vão deixar a sua cútis saudável e linda. Confira!

Niacinamide 10% + Zinc 1% in 2020 | 10 things, Sephora, Dish soap bottle
Via Pinterest

Niacinamida: o que é e para que serve?

É um potente antioxidante que também pode ser encontrado pelo nome de vitamina B3 e nicotinamida. Se trata de uma vitamina solúvel em água que tem o pH é neutro. Ela é perfeita para ser usada em peles sensíveis, pois ela aumenta a síntese de ceramidas naturais, turbinando a hidratação.

Outra vantagem da niacinamida é sua ação clareadora, que previne o envelhecimento da pele e reduz a acne através de suas propriedades anti-inflamatórias. Mas seus benefícios não param por aí. Para completar, ela reforça a hidratação da cútis e previne o surgimento de manchas vermelhas e irritações.

Pin on beauty.
Via Pinterest

Niacinamida: conheça os benefícios

  • Aumenta a produção de colágeno e elastina, tendo ação antienvelhecimento.
  • Hidrata a pele, através do estímulo da síntese de ceramida, queratina e ácidos graxos que ajudam a reter a água na pele.
  • Forma uma barreira cutânea que protege a pele sensível, evitando vermelhidão, ressecamento e irritações.
  • É um antioxidante que combate os radicais livres.
  • Auxilia na textura da pele, estimulando a renovação das células.
  • Sua ação anti-inflamatória regula a oleosidade da pele
  • É eficaz no tratamento de melasmas pois atenua e previne as manchas causadas pela hiperpigmentação.

Ácido Glicólico: Para que serve? Confira todos os benefícios

Pin on 2020 Routine
Via Pinterest

Ácido Hialurônico: Confira os benefícios desse poderoso ativo

Niacinamida: quem pode usar?

Agora que você já conhece todos os benefícios da niacinamida pode ficar tranquila em relação à contraindicações. Simplesmente não há nenhuma! Qualquer pessoa pode fazer uso do produto. Ela é indicada para todos os tipos de pele e o uso tópico com concentração de 2 a 5% não indicou nenhum efeito colateral negativo.

Sebo de carneiro: conheça os benefícios para a pele

Pin on beauty wishlist
Via Pinterest

Como diminuir as olheiras com tratamento ou maquiagem

Niacinamida: como usar?

Em geral, o produto é apresentado forma de sérum, gel ou creme. A niacinamida pode ser combinada com vários outros produtos eficazes para o tratamento da pele. Ela pode ser combinada com retinol, vitamina C, zinco, entre outros produtos. Você pode passar na pele do rosto uma vez ao dia, de preferência antes de dormir para deixar agir durante à noite toda.

Há também compostos naturais, feitos com extrato de sementes de abóbora, hialuronato de sódio e cafeína que são indicados para o clareamento e redução das olheiras.

Veja também:

Argila: Confira tudo sobre os tipos de argilas e seus benefícios

Veja 10 benefícios do óleo de coco para a saúde e a beleza

Hidratação com maisena: Confira os benefícios e dicas de como fazer!

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.