Maquiagem para festa: como escolher o look adequado a cada tipo de evento


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Nada como saber que tipo de maquiagem para festa usar em cada evento. Quando preparamos nosso look, muitas vezes temos dúvidas se devemos usar sombra, carregar na cor dos lábios, apostar no lápis de olho. Para acabar com seus questionamentos, confira as dicas a seguir!

Maquiagem para festa simples

Se o evento é algo informal, como um aniversário em um restaurante ou um encontro entre amigos na casa de alguém, não cabe exagerar na produção. Capriche sempre na preparação da pele que é o que fará a diferença para que você fique com um ar saudável e elegante.

Não deixe de passar um blush leve e um iluminador para marcar bem as maçãs do rosto. Depois, é só finalizar com a dupla imbatível: rímel e batom. Se quiser carregar um pouco mais, faça uma linha fina com lápis nos olhos, mas sem exagerar.

mulher posando para foto
@makejuleme
mulher posando para foto
@bianca
mulher posando para foto
@marimariamakeup

Maquiagem para festa de dia

Se a ocasião é um casamento de dia, batizado, formatura ou qualquer outro evento formal com luz natural, você pode ir um passo além. Depois de preparar a pele, fazer o contorno da face e iluminar o rosto, aplique uma sombra leve, em tons de pêssego, rosé ou mesmo marrom bem discreto.

Nesta caso você já pode construir uma linha de lápis um pouco mais vistosa nos olhos. Na boca também pode carregar mais: use um lápis para contornar os lábios e dar volume. A seguir, passe um batom um tom mais claro para ressaltar o desenho da boca.

mulher posando para foto
@inesmocho.makeup
mulher posando para foto
@patrickta
mulher posando para foto
@camilaqueiroz

Maquiagem para festa à noite

As festas que acontecem de noite geralmente têm iluminação indireta. Por isso, o sucesso da maquiagem aparece nos detalhes. A começar pelos olhos. Desenhe um traço de sombra ou lápis mais vistoso, consistente e capriche no volume dos cílios.

Dê um cuidado especial para as sombras: tons terrosos, como berinjela, roxo e dourado caem muito bem para marcar a profundidade. Por cima, venha com uma cor mais clara, como pêssego ou rosé e um pouco de brilho. Para finalizar, ilumine os cantos dos olhos e abaixo das sobrancelhas.

Na boca você pode apostar no batom matte. A textura seca ajuda a deixar os lábios mais pigmentados. Mas se você preferir o batom cremoso ou acetinado, capriche no gloss labial para destacar ainda mais a cor.

Alongamento de cílios fio a fio: tudo que você precisa saber sobre o procedimento

mulher posando para foto
@laylacotamakeup
mulher posando para foto
@helenacoelhooo

Maquiagem de casamento para convidadas: inspirações para quem quer arrasar

Maquiagem para festa de casamento

Para um casamento, a grande diferença na produção fica por conta do brilho! Por isso, você pode caprichar no esfumaçado dos olhos, construindo bem as camadas de cores e usando uma sombra iluminadora para levantar a produção.

Vale também abusar do contraste entre os tons de contorno do rosto e de iluminação. Esse desenho ajudará a desenhar seus traços com mais perfeição. Por isso, tenha uma boa palheta de contorno, ou um bronzer de boa qualidade, para aplicar nas têmporas, lateral do nariz, bochechas e maxilar. Já o iluminador entra na ponta do nariz e sobe até as sobrancelhas, além de marcar as maças do rosto e destacar o côncavo acima dos lábios.

Para finalizar com glamour, não tenha medo de usar cílios postiços e caprichar na aplicação de rímel para dar volume.

Maquiagem para casamento: arrase no carão de dia ou à noite

mulher posando para foto
@francianne_jardim
mulher posando para foto
@michellypalmamakeup

Lip tint: o produto que vai mudar a sua maneira de se maquiar

Maquiagem para festa pele negra

Foi-se o tempo em que não havia maquiagem adequada para mulheres negras. Hoje, há muita coisa no mercado que se ajusta perfeitamente aos inúmeros tons de pele que existem por aí.

Portanto, o primeiro passo é identificar exatamente qual é o seu tom de pele e investir em produtos que favoreçam seus traços. Um bom exemplo é na hora de escolher o corretivo ideal. Prefira tons alaranjados que escondem melhor as imperfeições das peles negras.

Para dar cor ao rosto, não tenha medo em apostar em cores menos batidas. Você pode abusar de cores como terracota, marinho e cobre para os olhos e tons de cereja, laranja ou vinho para a boca.

Maquiagem para pele negra: dicas para você criar um visual deslumbrante

mulher posando para foto
@jeniffer_nascimento
mulher posando para foto
@lumakeupbr
mulher posando para foto
@makeup_pele_negra

Veja também:

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza e trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.