Seja por ressecamento natural, porosidade ou excesso de química, o degaste das cutículas capilares causam mudança na textura dos fios, prejudicando que a oleosidade natural do couro-cabeludo chegue até as pontas das madeixas.
Mas, calma! Basta apostar em alguns produtos e tratamentos para garantir que o brilho e a maciez volte para seus cabelos. E agora vamos te ensinar a fazer isso em três passos. Confira!
Passo 1 - Aposte nos produtos corretos
Xampu sem sulfato
Responsável por fazer a espuma do xampu, ele pode remover a oleosidade natural dos fios e aumentar ainda mais o ressecamento.
Quando aposta em um produto sem sulfato, você evita o desbotamento da cor, alergias no couro cabeludo, previne a queda e o frizz.
Máscara de hidratação
Fundamental para repor a hidratação do cabelo. O ideal é fazer ao menos uma vez por semana, após lavar bem os fios.
Se quiser potencializar o efeito, aplique a máscara e coloque uma touca térmica por 20 minutos. Após a aplicação da máscara, passe um condicionador para selar as cutículas.
Leave-in com proteção solar
Um creme sem enxágue é perfeito para turbinar a proteção aos fios e evitar o ressecamento e a perda de nutrientes. A proteção solar presente no produto também previne os danos causados pelo sol.
Aplique o produto após a lavagem dos cabelos, com eles ainda úmidos. Você pode reaplicá-lo no dia seguinte à lavagem.
Sérum capilar
A mistura de óleos e vitaminas ajuda a evitar a quebra dos cabelos, pontas duplas e ainda recupera os fios, selando as cutículas para manter a hidratação das madeixas.
Busque o produto específico para o seu tipo de cabelo e aplique após a lavagem, com os cabelos ainda úmidos ou secos.
Protetor térmico
Fundamental de ser aplicado antes de usar secadores de cabelo ou chapinhas. O produto ajuda a reter a hidratação dos fios, mantendo a umidade e reduzindo o ressecamento produzido pelo excesso de calor.
Seja como spray, sérum ou creme, basta aplicar nos fios após a lavagem com os cabelos úmidos.
Óleos naturais
Massageie regularmente as suas madeixas com óleo de amêndoas, argan, coco ou rícino. Eles são responsáveis por reverter efeitos nocivos causados pelo excesso de química nos fios.
E ainda fornecem nutrientes que aumentam a hidratação do cabelo, melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e fortalecem a raiz, ajudando no crescimento e fortalecimento dos fios.
Passo 2 - Faça os tratamentos indicados
Umectação
É uma técnica perfeita para cabelos ressecados que fortalece as madeixas através de aplicações constantes de óleos vegetais. Eles ajudam a repor os nutrientes aos fios e garantir brilho e maciez.
Você pode optar por fazer a umectação com um profissional ou investir na opção caseira. O tratamento também pode ser feito na fase da nutrição do seu cronograma capilar. Esse boom de nutrição irá deixar seus fios mais fortes e saudáveis, diminuir o frizz, queda e pontas duplas.
Para fazer a umectação caseira você irá precisar de algum óleo vegetal, como óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino ou até mesmo de girassol ou oliva que você encontrará facilmente na sua cozinha.
Antes de aplicá-los, não lave os cabelos para não abrir as cutículas dos fios. Basta separar as mechas com o cabelo seco e aplicar do comprimento até as pontas. Depois massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos para ativar a circulação sanguínea.
Pronto! Agora é só deixar agir por 30 minutos a 2 horas e depois lavar bem.
Cronograma capilar
Trata-se de um tratamento com diferentes máscaras capilares com diferentes funções que é geralmente feito ao longo de um mês. A proposta é que ao longo deste período, o cabelo recupere nutrientes e vitaminas para que ganhar um aspecto saudável e brilhoso.
As etapas do cronograma capilar são:
- Hidratação, quando você devolve a umidade aos fios;
- Nutrição, fase em que se repõe os lipídeos dos cabelos; e
- Reconstrução, quando se faz a reposição de massa na fibra capilar.
A ordem de cada ação varia de necessidade do seu cabelo, por isso o cronograma capilar é personalizado. Se quiser saber como montar seu cronograma capilar, clique aqui.
Banho de brilho
É um tratamento que mistura tintura ou tonalizantes com creme hidratantes e ampolas de vitaminas para devolver cor, maciez e brilho aos fios, sejam eles naturais ou com química. A ação ajuda a selar a fibra capilar, formando uma película de proteção nas madeixas e diminuindo o ressecamento.
O tratamento não tem o efeito de uma coloração, já que a mistura com a máscara e óleos não permite que a fixação seja intensa como em uma aplicação de tintura tradicional. Se estiver precisando retocar a cor, faça ao menos a raiz antes de aplicar o banho de brilho.
Para os cabelos muito danificados, o ideal é usar um tonalizante para não abrir ainda mais as cutículas dos fios. Se quiser saber mais sobre o banho de brilho, clique aqui.
Botox capilar: o que é? Como funciona? Saiba tudo!
Passo 3 - Abuse das receitas caseiras
A hidratação capilar é fundamental para o tratamento dos fios ressecados. Ela ajuda a repor nutrientes e umidade dos cabelos, protege das agressões de vento, sol e poluição e da química.
Você pode optar por fazer uma hidratação com um profissional ou fazer as máscaras caseiras. Confira algumas receitas infalíveis:
Hidratação para cabelos ressecados com maionese
- Utilize uma medida de maionese e misture à mesma medida de uma máscara de tratamento intenso da sua preferência.
- Aplique nos fios lavados, mecha por mecha, massageando bem.
- Coloque uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos.
- Exágue bem os fios e finalize o tratamento com um protetor térmico.
Como usar babosa no cabelo: aprenda a fazer hidratação e muito mais
Hidratação para cabelos ressecados com azeite de oliva
- Misture duas colheres de azeite de oliva extravirgem com três colheres de açúcar e três colheres da sua máscara de hidratação.
- Para potencializar ainda mais o efeito, acrescente uma tampa de Bepantol líquido.
- Se quiser, pode trocar o azeite de oliva por óleo de coco ou argan.
- Aplique nos fios lavados, mecha por mecha, massageando bem.
- Deixe agir por 30 minutos.
- Lave bem os fios e aplique um sérum capilar para finalizar.
Hidratação com abacate: saiba os benefícios para seu cabelo
Hidratação para cabelos ressecados com mel
- Misture uma colher de mel a uma colher de queratina líquida, uma tampinha de Bepantol líquido e a máscara hidratante da sua preferência.
- Aplique nos fios lavados, mecha por mecha, massageando bem.
- Coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos.
- Lave bem os fios e seque como de costume.
Como usar vinagre de maçã no cabelo? Veja receitas para salvar o cabelo
Hidratação para cabelos ressecados com iogurte
- Misture duas colheres de iogurte natural a uma colher de mel, uma colher de óleo de coco e duas colheres de uma máscara de hidratação.
- Aplique nos fios lavados, mecha por mecha, massageando bem.
- Deixe agir por 20 minutos.
- Lave bem os fios com água fria.
Sebo de carneiro: conheça os benefícios para a pele e cabelo
Dicas extras para evitar o ressecamento dos cabelos
- Lavar o cabelo com água fria ou morna.
- Beber bastante água.
- Se alimentar de maneira saudável.
- Evitar muitos tratamentos químicos.
- Não abusar da chapinha e secadores.
Veja também: