5 passos para uma rotina perfeita de cuidados com a pele do rosto


Ana Beatriz Furtado
Escrito por Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Uma pele bem cuidada é resultado de uma combinação de fatores, que incluem desde a rotina de beleza, estilo de vida, alimentação e também produtos que sejam específicos para a sua pele. Mas pode ter certeza de que não é um bicho de sete cabeças. Basta um pouco de atenção para conseguir chegar a uma pele maravilhosa. Vem com a gente!

уход за лицом | Пилинг лица, Красота волос, Отбеливание кожи
Via Pinterest

Em uma rotina diária de 5 passos é possível garantir a saúda da pele do seu rosto:

1 - Higienizar

Essa etapa é fundamental para tirar os resíduos de maquiagem, sujeira, células mortas, oleosidade e toda a poluição que se acumula diariamente. Mas uma higienização apropriada do rosto não é só lavar com o sabonete indicado para o seu tipo de pele.

Demaquilante

A etapa da higienização deve começar com o demaquilante, caso você esteja de maquiagem. Aplique na pele com a ajuda de um chumaço de algodão, retirando delicadamente todo resíduo de maquiagem.

Sabonete ou gel de limpeza

Depois, faça a limpeza com o produto indicado para o seu tipo de pele. O sabonete, em geral, é utilizado para peles secas, já o gel de limpeza é indicado se a sua pele for mais oleosa.

Água micelar

Por fim, se necessário, aplique água micelar para ajudar a desobstruir seus poros. Ela é indicada para peles oleosas e pode ser aplicada em um pouco de algodão.

ZINN Is Calling Your Name - #calling - #new | Produtos de cuidados para a pele, Cuidados com a pele negra, Produtos para a pele
Via Pinterest

2 - Tonificar

Utilizar um tônico facial ajuda no equilíbrio do pH da pele. Sua função adstringente remove as sujeiras mais profundas, como os resquícios de maquiagem e produtos de beleza.

Além disso, o tônico é excelente para estimular a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e prevenindo o envelhecimento.

Atente sempre para o fato de que há diferentes tipos de tônico facial, alguns indicados especificamente para peles com acne, outros para peles sensíveis, secas ou oleosas. Busque sempre o que se aplica especificamente ao seu tipo de pele.

How to Make Thin Skin Thicker | Skin tightening mask, Oily skin care, Skin care acne
Via Pinterest

3 - Hidratar

Na hora de repor a água da pele do rosto você precisa conjugar duas coisas: ingerir muitos líquidos e usar produtos que reforcem esta hidratação. Porém, tenha em mente que é extremamente diferente o tipo de produto que você deve usar de acordo com a sua pele.

Pele seca

Peles secas, por exemplo, pedem por hidratantes mais concentrados e de textura cremosas, que penetrem profundamente na pele.

Pele mista

Já a pele mista precisa de cuidados mais específicos, com produtos que não apresentem óleos minerais, mas que também não estimulem o ressecamento da pele. Aposte em séruns que são ideais para uma hidratação profunda e intensa.

Pele oleosa

No caso de peles oleosas, é fundamental investir em produtos que tenham alta absorção de sebo e ajudem a controlar a produção de oleosidade. Para isso, os melhores são séruns, gel ou loção oil-free.

Sebo de carneiro: conheça os benefícios para a pele e cabelo

Pro Filt'r Soft Matte Longwear Foundation 250 | Perfect skin care routine, Skin routine, Beauty skin care
Via Pinterest

4 - Tratar

O tratamento da pele atua na manutenção da boa saúde da sua cútis. Ele também depende das necessidades de cada pele, mas os mais básicos já são o primeiro passo para criar uma rotina de beleza.

Esfoliação

A esfoliação facial é um hábito de cuidado que deve ser repetido até duas vezes por semana. É perfeito para retirar as células mortas, garantir a uniformidade da pele e renovar as células do rosto, estimulando a produção de colágeno.

Você pode fazer a esfoliação com um produto de beleza ou com um preparo caseiro, com ingredientes naturais.

Conheça receitas de esfoliantes caseiros para o rosto

Máscara facial

As máscaras faciais também são uma excelente opção de cuidado de beleza. Elas trazem produtos concentrados e recuperam a vitalidade do rosto. Além disso, a ação antienvelhecimento das máscaras ajudam a fechar os poros, aumentar a luminosidade e desintoxicar a pele.

Existem máscaras faciais com diferentes funções. As calmantes podem ser usadas uma vez por semana, já as máscaras de detox, que prometem uma limpeza mais profunda, devem ser usadas apenas uma vez por mês.

Limpeza de pele

Outro ritual fundamental para quem tem acnes e cravos é a limpeza de pele. Ao retirar essas impurezas da pele, o processo aumenta a oxigenação e nutrição da pele, além de reforçar a desobstrução dos poros. Procure um profissional indicado para esse ritual e evite exposição solar no dia seguinte à limpeza.

4 skin resolutions to make in January | Skin care, Face cream, Skin
Via Pinterest

5 - Proteger

Muita gente não dá valor a essa etapa, mas proteger a pele da exposição diária aos raios solares é imprescindível para evitar o aparecimento de manchas, melasmas e o envelhecimento precoce da pele.

Portanto, passe um bom protetor solar diariamente na pele e reaplique ao longo do dia se a sua exposição ao sol for prolongada ou se você transpirar.

Protetor solar facial: Confira qual o melhor para sua a pele!

Rutina de belleza: ¿estás limpiando correctamente tu rostro? | Limpieza facial profesional, Cutis, Limpieza facial
Via Pinterest

Confira os incríveis benéficos da argila verde para a pele

Cuidados extras com a pele

Além da sua rotina de cuidados com a pele, há hábitos que se refletem diretamente na beleza, firmeza e saúde da pele. Confira alguns:

  • Tenha uma dieta equilibrada, rica em líquidos, fibras, verduras e legumes.
  • Beba bastante líquido.
  • Evite exposição solar prolongada em horários inadequados.
  • Durma bem para que todas as células do seu corpo tenham condição de se regenerar.
  • Nunca durma com maquiagem no rosto.
  • Evite lavar o rosto com água quente.
  • Busque o aconselhamento de um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento ou comprar produtos para a pele.

Veja também:

Os melhores primers faciais para quem tem a pele seca

Veja como a cânfora é uma forte aliada para a sua pele

Veja como o gengibre pode ser ótimo para a sua pele

Publicado em
Ana Beatriz Furtado
Escrito por Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.