Como pintar o cabelo em casa? Dicas e passo a passo de como fazer sozinha


Renata Pereira
Escrito por Renata Pereira
Publicado em

Pintar o cabelo sozinha pode ser uma ótima forma de salvar dinheiro e aprender uma nova técnica de beleza, mas também pode dar muito errado se não seguir algumas regrinhas à risca.

Por isso, aqui separamos as dicas fundamentais e o passo a passo de como pintar o cabelo em casa e sem dar errado! Confira.

Coloração x Tonalizante: qual o ideal?

Os dois produtos são colorações capilares com efeito semelhantes, no entanto, o tonalizante é um produto com resultado temporário. Ideal para quem é iniciante nesse procedimento.

Tonalizante: conheça tudo sobre esse produto

Já a coloração com tinta permanente é recomendada realizar com um profissional especializado, mas se no caso não for possível, busque ajuda de uma pessoas para realizar o procedimento.

Na matéria As melhores tintas para cabelo para você usar em 2021, você pode conferir a lista das melhores tintas de cabelo para você investir. Não deixe de conferir!

O que fazer antes de pintar o cabelo?

Invista no Tonalizante

Na hora de escolher sua coloração, busque apostar no tonalizante, já que é um produto temporário. Logo, se o resultado não agradar ou algo der errado, a remoção será fácil e não prejudica a cor natural dos fios.

Leia as indicações do produto

Mesmo tendo experiência ou conferindo tutoriais na internet, nunca deixe de ler a instrução de utilização do fabricante. Cada produto há exigência específicas, ignorar as orientações pode acarretar em alergias, mal resultado ou, até mesmo, corte químico.

Teste de sensibilidade e mecha

O teste de sensibilidade e mecha são fundamentais para evitar quaisquer problemas estético e de saúde. Confira como fazer:

Tente de sensibilidade

O teste de sensibilidade é indicado para averiguar alguma alergia ao produto. Logo, um dia antes de colorir o cabelo, aplique um pouco do produto na nuca e atrás da orelha, deixe secar e depois lave.

Se após 24 hora não houver nenhuma alergia ou vermelhidão, você pode realizar a coloração com o cosmético escolhido.

Tente de mecha

Já o teste de mecha você confere se o cabelo é resistente a química aplicada e qual será o resultado final. Antes de iniciar o procedimento, escolha uma pequena mecha, preferencialmente da região da nuca, e realize a coloração como indicado no rótulo.

Caso durante o processo a mecha ficar elástica e quebradiça, lave imediatamente e não use o produto. Se não, ao final, com a mecha já seca, analise se o resultado é bom e se o cabelo tem um aspecto saudável, caso contrário, suspenda a utilização do produto.

Pin em Cabelos Divos
Via Pinterest

Cuidado com vestimenta

Já sabemos que tintura e roupas não são a melhor combinação, é mancha na certa! Portanto, utilize uma camiseta ou vestido velho do qual você não se importe de manchar.

Use luvas e pincel para cabelo

Usar luvas é necessário para evitar alergia e manchas na pele, já o pincel vai auxiliar na aplicação do produto no cabelo.

Divida o cabelo com presilhas

Dividir o cabelo irá proporcionar uma aplicação mais ágil e uniforme do produto, já as presilhas irão ajudar a prender o cabelo e soltar com facilidade durante o processo.

Não se esquece da pomada protetora

Cuidado nunca é demais, né? Logo, ao realizar um procedimento químico no cabelo, é indicado investir em pomadas protetoras para o couro cabeludo e para a pele na região da nunca, testa e orelha.

Não faça o procedimento com pressa

Já dizia aquele ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Sendo assim, no dia da coloração, reserve um tempo para realizar a tintura com calma e sem pressa. Evite também de marca eventos importantes após a coloração. Se algo sair errado, você ira precisar de mais tempo para consertar.

Passo a passo para pintar o cabelo:

Após realizar o teste de sensibilidade e ler atentamente o produto, siga o passo a passo para realizar o procedimento corretamente:

1° passo: realize antes o teste de mecha, continue se o resultado for positivo;

2° passo: prepare a coloração misturando os produtos da embalagem como é indicado no rótulo;

3° passo: vista uma camiseta ou vestido no qual não há problema em manchar;

4° passo: separe o cabelo em mechas e aplique a pomada protetora no couro cabeludo, testa, orelha e nuca;

5° passo: com o cabelo seco e sem lavagem, aplique o produto e siga as instruções do fabricante;

6° passo: utilize um pincel para facilitar a aplicação da colocarão nas mechas;

7° passo: após aguardar o tempo indicado no rótulo, lave bem o cabelo com água morna e shampoo;

8° passo: finalize realizando uma máscara de hidratação para dar mais brilho a madeixa (opcional).

Veja também:

Renata Pereira
Escrito por Renata Pereira
Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!