Saiba como matizar o cabelo sozinha


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

O matizador é um produto fundamental, principalmente para quem tem cabelos loiros, platinados ou grisalhos. Esse produto ajudará a manter viva a cor dos fios, restaurando a tonalidade original e revertendo o desbotamento que o cabelo sofre pela ação natural do sol, cloro, vento e das lavagens.

Fique ligada nas nossas dicas para saber exatamente como matizar o cabelo sozinha e tirar o melhor proveito deste processo!

Loiro platinado: + de 70 fotos de inspiração para arrasar | Cabelo, Luzes cabelo, Cabelos pintados
Via Pinterest

Como matizar o cabelo - o que usar

O ideal é você evitar as misturas caseiras, como preparos com violeta genciana ou beterraba e investir em um matizador de qualidade. Você pode pedir uma indicação para o seu cabeleireiro, que saberá indicar o melhor produto de acordo com a tonalidade dos seus fios. Sim, há matizadores para todas as tonalidades de cabelo, mas os mais comuns são para os tons mais claros e abertos.

Se o tom do seu cabelo loiro estiver abaixo do 9, loiro médio, o resultado já é uma cor mais alaranjada, por isso, o matizador não terá efeito praticamente nenhum dos seus fios. Já se as suas madeixas estiverem acima do tom 9, mais puxado para o loiro claro, o matizador roxo será muito potente nos seus fios. Cuidado para não exagerar na aplicação e acabar com cabelo com nuances de roxo.

Existem outras possibilidades também, de acordo com a cor da sua tintura. Por exemplo, loiros bem amarelados, com mechas douradas pedem um matizador roxo azulado. Já loiros dourados garantem um melhor resultado com um matizador azul escuro. Já se o seu cabelo é grisalho ou muito platinado, tanto os matizadores roxos quanto os azuis agirão bem nos seus fios.

15 Purple Shampoos Blondes Shouldn't Shower Without | Purple shampoo, Blonde hair care, Purple shampoo for blondes
Via Pinterest

Outras opções ao matizador

Se preferir, em vez do matizador, você pode optar por usar um desamarelador. A diferença entre os dois é que o desamarelador não é um produto tão potente, logo você terá que usar mais vezes até obter o resultado desejado. O matizador, por sua vez, tem um efeito instantâneo, basta aplicar uma vez para ver o resultado na coloração dos fios.

Outra opção é usar um xampu com pigmentos violetas a cada 15 dias. Esse produto é perfeito para diminuir o alaranjado dos fios e ressaltar a tonalidade original.

Cabelo platinado: 45 inspirações para você criar um visual de diva

Pin em Cabelo e Penteados
Via Pinterest

Como matizar o cabelo - passo a passo:

  • Escolha o matizador mais indicado para o seu tipo e tonalidade de cabelos.
  • Na véspera da aplicação, não deixe de fazer o teste da mecha para ver se o produto não te causa nenhum tipo de alergia.
  • Se estiver tudo certo, no banho, aplique o matizador uniformemente por todo cabelo, mecha por mecha.
  • Massageie bem para que o produto penetre nos fios, principalmente nas áreas mais desbotadas e amareladas.
  • Deixe agir pelo tempo que for indicado na embalagem, já que cada produto, indicado para diferentes tonalidades, têm tempos de ação diferentes.
  • Depois, lave bem os fios com o seu xampu de uso diário.
  • Se quiser, finalize o processo com um condicionador ou um creme de hidratação.

Matizador: Quais são os benefícios e como usar? Confira tudo sobre esse incrível produto!

Cabelo cinza | Cores de cabelo, Hair hair, Cabelos pintados
Via Pinterest

Matizar o cabelo após luzes ou tintura

Frequência

Bem, depois de fazer luzes ou tinturas no cabelo, fique atenta ao processo de desbotamento da coloração original. Se você pegar muito sol, mergulhar no cloro ou na água do mar, pegar muito vento nos fios, mais rapidamente o cabelo vai sentir esse desgaste. Por isso, o ideal é que, ao menos, um mês depois da aplicação de luzes ou tintura você avalie a necessidade de matizar as madeixas.

Se os fios estiverem muito desbotados ou alaranjados, você pode fazer o processo a cada 15 dias. Mas, assim que conseguir chegar perto da tonalidade desejada, espace para uma vez por mês, já que a aplicação em excesso pode ressecar o cabelo. Neste caso, vale alternar com um xampu com pigmentos violetas, que ajudará a segurar melhor a cor.

Como matizar cabelo com luzes ou mechas

O cabelo que já tem uma base loira e por cima está com mechas ou luzes é um desafio na hora de matizar. Afinal, o tempo e o tipo de matizador pode variar para cada tom. Neste caso, é possível que você tenha um resultado melhor e mais intenso nas luzes e mechas do que na base dos fios. O importante é testar o matizador que você escolher e avaliar se o resultado foi positivo para suas madeixas.

Veja também:

Como descolorir o cabelo em casa: o passa a passo para mudar o visual

Cabelo marsala: o novo hype das morenas

Veja como harmonizar a cor do cabelo ao seu tom de pele

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.