Como limpar pincel de maquiagem: saiba o passo a passo


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Você pode até não prestar atenção a isso. Mas você sabia que os pincéis de maquiagem acumulam bactérias e fungos que podem até provocar doenças como micoses, herpes e dermatites? Por isso, é superimportante fazer a higienização correta desses utensílios. Acompanhe esse post e aprenda exatamente como limpar pincel de maquiagem.

Pincel de maquiagem também contém bactérias - Aprenda a limpar | Makeup tips, Make up artis, Makeup brushes
Via Pinterest

Como limpar pincel de maquiagem?

Se você já se fez essa pergunta, é muito possível que você tenha feito outras variações dela... querer saber como limpar pincel de base de maquiagem, pincel de sobrancelha ou mesmo se é possível limpar pincel com detergente? Pois fique sabendo que você pode e deve limpar todos os seus pinceis de maquiagem. E a maneira de fazer isso é mais fácil do que você imagina. Confira!

  1. A melhor maneira de limpar pincel de maquiagem é lavando o utensílio. Você pode usar detergente neutro, xampus neutros ou mesmo produtos específicos para isso.
  2. Para não endurecer as cerdas do pincel, basta misturar um pouco do sabão, xampu ou detergente à água morna em um copinho. Atenção para que a água não chegue ao cabo dos pincéis e fique apenas nas cerdas. Coloque os pincéis ali e vá fazendo o movimento de misturar levemente.
  3. Depois, passe o pincel em um papel toalha para ver se a sujeira saiu toda. Repita o processo até que a água que sai no papel toalha esteja limpa.

Pincel de maquiagem: descubra como montar um kit perfeito

26 truques rápidos de maquiagem que vão facilitar a sua vida | Makeup yourself, Beauty hacks, Diy beauty
Via Pinterest

Maquiagem simples: três passos para você arrasar na produção

Como secar os pincéis de maquiagem?

A melhor maneira de secar os pincéis de maquiagem é naturalmente. Após a lavagem, você deve colocá-los em um lugar ventilado, arejado e deixar por algumas horas até que as cerdas fiquem bem sequinhas.

Você pode apoiá-los em uma toalha limpa ou mesmo em cima de algumas folhas de papel toalha. Atenção: nunca seque seus pincéis com secador, pois o calor pode deteriorar as cerdas e derreter a cola, inutilizando o utensílio.

Maquiagem para o dia: veja o que é mais indicado para cada ocasião

Quando lavar os pincéis de maquiagem?

Para quem se maquia diariamente, vale limpar o pincel de maquiagem a cada 15 dias. Já os pincéis que você usa menos podem ser higienizados uma vez ao mês. O importante é que você faça isso periodicamente para evitar que eles acumulem umidade, o que causa o crescimento dos fungos e bactérias.

Maquiagem: aprenda o passo a passo para preparar a pele com perfeição

pincel de maquiagem

Rímel seco? Confira dicas infalíveis para recuperar a textura da sua maquiagem

Qual a melhor forma de guardar os pincéis de maquiagem?

Depois de devidamente higienizados, o ideal é guardar seus pinceis de maquiagem em latas ou potinhos em um lugar ventilado, mas que não pegue muita poeira. Quando armazenados dentro de caixas, estojos ou necessaires, os pincéis podem ficar com as cerdas deformadas.

Veja também:

Maquiagem para pele negra: dicas para você criar um visual deslumbrante

Maquiagem para madrinha de casamento: dicas e como fazer!

Tutorial de maquiagem: passo a passo de uma make rápida e fácil para o dia a dia

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.