8 cuidados simples que fazem o cabelo crescer mais rápido


Renata Pereira
Renata Pereira

Ter um cabelo saudável e longo é o sonho de muitas mulheres, né? Porém, alguns hábitos rotineiros podem prejudicar a saúde capilar, deixando o cabelo opaco, poroso e quebradiço.

Então, se você deseja que seu cabelo cresça rápido e cheio de vida, selecionamos práticas simples para você adotar no seu dia a dia, combatendo a queda capilar. Confira!

1. Hidratar semanalmente o cabelo

A hidratação é o método essencial para manter os fios saudáveis, evitando o ressecamento, frizz e pontas duplas. Investir em um cronograma capilar pode ser uma ótima solução para o seu cabelo crescer forte e sedoso, mantendo o comprimento e acabando com a quebra capilar.

Confira como adotar o cronograma capilar na sua rotina em: Cronograma capilar: aposte nessa técnica de recuperação dos fios.

2. Uso moderado de chapinha, secador e babyliss

O uso frequente de fontes de calor danifica o cabelo, promovendo a quebra a capilar. Portanto, se você deseja que se seu cabelo cresça rápido, evite o uso de chapinha, secador e babyliss, deixando secar ao natural. Se for necessário o uso de fonte de calor, utilize previamente um protetor térmico e creme hidratante nos fios.

Escova alisadora: tudo que você precisa saber antes de comprar uma

3. Nunca dormir com o cabelo molhado

Ter o hábito de dormir com o cabelo úmido pode proporciona o surgimento de infecções e caspas ao couro cabeludo. Essas infecções enfraquecem a raiz capilar, ocasionando a queda do cabelo. Por isso, o ideal é sempre dormir com cabelo seco e solto, evitando a proliferação de fungos e capas ao couro cabeludo.

4. Ingerir mais alimentos ricos em proteínas e biotina

Uma dieta saudável e rica em proteínas e biotina é fundamental para o fortalecimento e crescimento da fibra capilar. Portanto, insira na sua rotina alimentos, como carnes, peixes, ovo e leite, que são ricos em proteínas. Já a biotina é encontrada em banana, laticínios, couve-flor e cogumelos.

Cauterização capilar: Descubra como salvar o seu cabelo!

5. Fazer massagem capilar

Realizar massagem capilar todos os dias por 5 minutos é o suficiente para ativar a circulação sanguínea no couro capilar. Isto contribui para a tonificação da raiz, o que ajuda no crescimento e combate a queda capilar natural.

6. Pentear o cabelo adequadamente

Pentear corretamente o cabelo também é fundamental para combater a queda dos fios. Primeiro invista em um pente adequado para o seu tipo de cabelo, o pente de dentes largos é uma ótima opção para todos os tipos de cabelo.

Utilize cremes de pentear sempre e realize movimentos das pontas para raiz com delicadeza, isso evita a pressão na raiz e, consequentemente, a queda dos fios.

Glicerina: veja os benefícios para o cabelo e como aplicar em casa

7. Evitar prender o cabelo

Penteados presos ou tranças ajudam dar aquela mudada no visual de vez em quando, né? No entanto, deve-se tomar cuidado com a pressão exercida na raiz, visto que tranças ou rabos de cavalo muito apertados na raiz podem ocasionar a queda capilar. Logo, se o intuito é ter aquela cabeleira comprimida, evite penteados presos por um tempo.

8. Investir em uma fronha ou touca de cetim

Sabia que as fronhas comuns podem danificar o cabelo? Sim, o algodão é um tecido que gera muito atrito com os fios, causando o ressecamento e frizz ao cabelo, o que facilita a quebra capilar. Já o cetim é um tecido que não gera tanta fricção, mantendo o cabelo sedoso e sem frizz por mais tempo.

Veja também:

Renata Pereira
Renata Pereira
Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!