Como descolorir o cabelo em casa: o passo a passo para mudar o visual


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Aproveitar o tempo livre em casa para dar aquela mudada no visual é ótimo, né? E quando assunto é descolorir o cabelo, muitas mulheres ficam animadas com a ideia!

Descolorir o cabelo é uma técnica que clareia os fios, sendo para platinar ou aplicar uma coloração na madeixa. Este processo já deixou de ser um bicho de sete cabeça! Mas, seguindo o processo de forma correta, não tem como dar errado.

Por isso, te mostramos todo o passo a passo e dicas indispensáveis para obter um resultado incrível na madeixa.

Reconstrução capilar: como recuperar os fios danificados pelo verão | Ana Maria Braga | Cuidados para cabelos secos, Penteados noturnos, Cabelo caseiro
Via Pinterest

Passo 1 - Pré-descoloração

Descolorir o cabelo pode ser um processo bastante agressivo para as fibras capilares, principalmente se a madeixa não estiver saudável e bem hidratada. Sendo assim, é muito importante fazer um pré-tratamento para receber a descoloração e evitar quaisquer danos.

  • Hidratação profunda com máscaras potentes.
  • Cronograma capilar focado na restauração.
  • Umectação com óleos vegetais.
  • Cauterização capilar à base de queratina.

Faça um teste de mecha!

É fundamental, antes de qualquer procedimento químico, fazer um teste de mecha. Isto irá mostrar se o seu cabelo está saudável para receber uma descoloração.

  • Aplique o produto descolorante em uma pequena mecha na parte de baixo do couro cabeludo (onde você pode esconder ou cortar se houver necessidade).
  • Deixe agir por, pelo menos, 20 minutos.
  • Lave com xampu para retirar o produto e seque bem para ver como a mecha ficou.
  • Se não houver nenhum dano aos fios, pode continuar com o processo.


Passo 2 - Descolorindo os fios

A escolha de um pó descolorante e uma água oxigenada de qualidade são fundamentais, visto que a descoloração é um processo químico agressivo para os fios. Portanto, quanto melhor o produto, menor é o perigo de qualquer reação não desejada!

Também é indicado sempre investir em descolorantes de coloração azul, já que este evita um aspecto amarelado no cabelo ao final do procedimento.

Já em relação à água oxigenada, escolha o volume de acordo com o grau de clareamento que você deseja, tendo em mente que quanto maior o volume, mais irá descolorir o cabelo. Lembre-se que o volume máximo indicado é o 40.

  1. Utilizando uma medida de pó descolorante para duas medidas de água oxigenada, misture tudo em um recipiente até obter uma consistência homogênea.

  2. Proteja sua pele e couro cabeludo aplicando um creme hidratante ou algum óleo vegetal ao redor do cabelo, evitando manchas e irritação na região.

  3. Antes de iniciar o processo de aplicação, é importante realizar o teste de mecha para verificar se seu cabelo está apto para receber a descoloração.

  4. Após certificar que o cabelo não sofreu nenhum dano por conta da descoloração, continue o processo aplicando a mistura com um pincel para cabelo, mecha por mecha, enluvando bem desde as pontas até a raiz.

  5. A raiz do cabelo costuma clarear bem rápido, portanto, para ter um resultado perfeito e homogêneo, é fundamental começar a aplicação do produto das pontas até a raiz.

  6. Para potencializar o processo, envolva cada mecha em papel alumínio após aplicar o descolorante.
  7. Deixe agir por, no máximo, 30 minutos. Porém, tenha atenção a cor e aos fios a cada 10 minutos, analisando se já chegou ao tom desejado e se não há nenhum dano ao cabelo.
  8. Em seguida, lave o cabelo com um shampoo neutro, enxaguando com água fria. É apropriado repetir a lavagem para remover quaisquer resíduos do produto nos fios.

  9. Finalize a coloração com um processo de matização dos fios para corrigir o tom. Ele pode ser feito com xampu azul ou roxo ou mesmo com um tonalizante ou tintura na cor exata que você busca.

  10. Depois, aplique uma máscara poderosa de hidratação misturada a uma ampola de queratina e deixe agir por 10 minutos antes de lavar.

Passo 3 - Pós-coloração

Se você quer saber se descolorir o cabelo estraga os fios ou faz mal à saúde do seu cabelo, a resposta é simples. A descoloração agride, sim, a fibra capilar e pode deixar seus fios quebradiços e porosos. E com o tempo, o cabelo descolorido pode amarelar.

Por isso, é fundamental redobrar a rotina de cuidados para cabelos descoloridos para recuperar a textura, maciez e brilho! Confira as nossas principais dicas:

  • Beba muita água para hidratar seu corpo e invista em uma alimentação balanceada.
  • Evite lavar o cabelo com água muito quente e fuja das chapinhas.
  • Para manter a cor intacta e maravilhosa, aposte no matizador que irá eliminar tons amarelados e o aspecto desbotado dos fios.
  • Abuse dos produtos leave-in e óleos nutritivos após a lavagem dos cabelos.
  • Além disso, invista em um cronograma capilar para revitalizar seus fios e acabar com a porosidade.

Veja também:

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza e trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.