Como descolorir o cabelo em casa: o passa a passo para mudar o visual


Renata Pereira
Renata Pereira

Aproveitar o tempo livre em casa para dar aquela mudada no visual é ótimo, né? E quando assunto é descolorir o cabelo, muitas mulheres ficam animadas com a ideia!

Descolorir o cabelo já deixou de ser um bicho de sete cabeça! Seguindo o processo de forma correta, não tem como dar errado. Por isso, te mostramos todo o passo a passo e dicas indispensáveis para obter um resultado incrível na madeixa.

View this post on Instagram A post shared by Larissa Cunegundes (@laricunegundes) on Mar 11, 2020 at 5:00am PDT
Via @laricunegundes

Como clarear o cabelo naturalmente: Confira receitas fáceis para mudar o visual em casa

O que é descolorir o cabelo?

Descolorir o cabelo é uma técnica que clareia os fios, sendo para platinar ou aplicar uma coloração na madeixa. Esse método é muito utilizado pelas morenas, já que colorações de tonalidade claras ou coloridas não pegam em cabelos escuros.

Cuidados necessários antes de descolorir o cabelo em casa

Descolorir o cabelo pode ser um processo bastante agressivo para as fibras capilares, principalmente se a madeixa não estiver saudável e bem hidratada!

Sendo assim, é muito importante fazer um pré-tratamento, hidratando e nutrindo bem o cabelo para receber a descoloração. Portanto, invista em máscaras potentes ou em óleos vegetais para repor os nutrientes necessários para os fios, evitando quaisquer danos.

Faça um teste de mecha!

É fundamental, antes de qualquer procedimento químico, fazer um teste de mecha. Isto irá mostrar se o seu cabelo está saudável para receber uma descoloração.

Assim sendo, aplique o produto em uma pequena mecha e deixe agir pelo tempo indicado. Se não houver nenhum dano aos fios, pode continuar com o processo tranquilamente, mas sempre seguindo os cuidados necessários!

View this post on Instagram A post shared by 𝖒𝖆𝖗𝖎 𝖒𝖔𝖗𝖊𝖓𝖆 (@mariiimorena) on Nov 28, 2019 at 3:37pm PST
Via @mariiimorena

Cabelo cacheado com luzes: confira como cuidar e looks arrasadores para se inspira

Como descolorir o cabelo em casa?

A escolha de um pó descolorante e uma água oxigenada de qualidade é fundamental, visto que a descoloração é um processo químico agressivo para os fios. Portanto, quanto melhor o produto, menor é o perigo de qualquer reação não desejada!

Também é indicado sempre investir em descolorantes de coloração azul, já que este evita um aspecto amarelado no cabelo ao final do procedimento. Já em relação a água oxigenada, escolha o volume de acordo com o clareamento que você deseja, tendo em mente que quanto maior o volume, mais irá descolorir o cabelo. Lembre-se que o volume máximo indicado é o 40.

Cabelo preto azulado: veja como investir na tonalidade para ter um visual lacrador

Descolorindo o cabelo: passo a passo

  1. Utilizando uma medida de pó descolorante para duas medidas de água oxigenada, misture tudo em um recipiente até obter uma consistência homogênea.

  2. Proteja sua pele e couro cabeludo aplicando um creme hidratante ou algum óleo vegetal ao redor do cabelo e entre as mechas, evitando manchas e irritação na região.

  3. Antes de iniciar o processo de aplicação, é importante realizar o teste de mecha para verificar se seu cabelo está apto para receber a descoloração.

  4. Após certificar que o cabelo não sofreu nenhum dano por conta da descoloração, continue o processo aplicando a mistura com um pincel para cabelo, mecha por mecha, enluvando bem desde as pontas até a raiz.
    OBS: A raiz do cabelo costuma clarear bem rápido, portanto, para ter um resultado perfeito e homogêneo, é fundamental começar a aplicação do produto das pontas até a raiz.

  5. Deixe agir por, no máximo, 30 minutos. Porém, tenha atenção a cor e aos fios a cada 5 minutos, analisando se já chegou no tom desejado e se não há nenhum dano ao cabelo.
  6. Em seguida, lave o cabelo com um shampoo neutro, enxaguando com água fria. É apropriado repetir a lavagem para remover quaisquer resíduos do produto nos fios.

Shampoozada: confira tudo sobre essa técnica e como fazer em casa

Confira os cuidados após a descoloração!

A rotina de cuidados é redobrada para cabelos descoloridos! Logo, é fundamental realizar uma hidratação após finalizar a descoloração, revitalizando e nutrindo a madeixa. Além disso, invista em um cronograma capilar para manter sempre a hidratação e nutrição em dia!

Já para manter a cor intacta e maravilhosa, aposte no matizador! Este produto irá restaurar o tom do cabelo, eliminando tons amarelados e o aspecto desbotado dos fios. Confira mais sobre em Matizador: Quais são os benefícios e como usar? Confira tudo sobre esse incrível produto!

Veja também:

Renata Pereira
Renata Pereira
Licencianda em Artes Plásticas, monta cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube.