Melhores dicas de hidratação para cabelos cacheados


Você já sabe que para deixar seus cachos definidos, soltos e com volume, é necessário manter uma rotina de cuidados. Desde a hora da lavagem até à finalização, é preciso saber que tipo de nutrientes o seu cabelo necessita e quais os produtos indicados. Se ainda não souber quais cremes hidratantes se dão melhor com seu cabelo, experimente fazer alguns testes e analise o resultado durante um mês (alguns cabelos demoram mais a se adaptar ao produto, não desista fácil).

Cabelos cacheados hidratação e finalização

Meu cabelo precisa de hidratação?

Se mesmo mantendo uma rotina de tratamentos assídua através do cronograma capilar, seu cabelo ainda parece ressecado, sem brilho, com frizz e está embaraçando com facilidade, é sinal de que ele precisa de mais hidratações.

Geralmente, essa é a etapa que mais se repete no cronograma capilar, seguida da nutrição e, com menos frequência, a reconstrução. Muitas pessoas optam por fazer assim porque o cabelo perde água com muita facilidade, não apenas em processos químicos, mas com a ação do vento, sol, secador e chapinha, poluição e outros fatores externos comuns em nosso dia a dia.

Se o cabelo estiver muito danificado, faça hidratações de 2 a 3 vezes por semana, com intervalos de 48h. Se os danos forem leves, basta 1 a 2 hidratações semanais.

Um teste muito popular para saber se o seu cabelo precisa de hidratação é soltar um fio de cabelo em um copo grande com 3/4 de água. Se o fio afundar para o fundo do copo, sinal de que está na hora de hidratar.

Escolhendo o produto certo (industriais e naturais) para hidratar cabelos cacheados

Existem milhares de produtos no mercado oferecendo uma hidratação profunda para os fios, mas como saber se eles realmente cumprem sua função? Já que são muitas opções para decorar nomes, vamos te ajudar a escolher o produto certo através do rótulo. Isso mesmo! Hora de analisar os ingredientes que existem no creme de hidratação e verificar se estão de acordo com o que você precisa.

Essas dicas também vão te ajudar a fazer hidratações caseiras mais potentes. Assim você pode escolher quais ingredientes deseja misturar para obter um resultado satisfatório e duradouro.

Extratos botânicos, frutas ou vitaminas

Hidratação frutas, extratos botânicos, vitaminas, cabelos cacheados

Esses três componentes são os mais usados em hidratações porque eles absorvem a umidade, retém a água no fio e o mantém hidratado, com maciez e maleabilidade. Para um resultado mais eficaz, prefira produtos (ou misturas caseiras) que levem um ou mais desses ingredientes, combinados com outros que estão a seguir.

Como usar?

Neste caso, o ideal é adquirir produtos que já tenham esses componentes em sua fórmula, isso porque eles são mais potentes quando combinados com outros ativos hidratantes. Você pode também adicionar alguma fruta batida no liquidificador ao seu creme preferido, como o abacate, que tem forte poder nutritivo.

Também há a opção de adicionar ampolas de vitamina, mas alguns cabeleireiros dizem que nem todos os cremes são compatíveis com as ampolas e as substâncias acabam por não se misturar.

Chocolate, mel ou açúcar

Chocolate, mel e açúcar para cabelos cacheados

Lembram da febre da escova de chocolate? Não é à toa que o cacau fez sucesso na indústria da beleza, ele promete maciez, leve redução do volume, brilho e manutenção da elasticidade dos fios (porque estimula a produção de colágeno). O mel e açúcar tem efeitos similares e os três componentes podem ser combinados entre si, ou com os demais ingredientes citados aqui.

Como usar?

O mel sempre pode ser adicionado à sua máscara de hidratação. Por ser um produto natural, não há contra-indicação, mas fique atenta à quantidade. Mantenha a proporção de uma colher (sopa) para três colheres de creme.

Já o açúcar e o chocolate são ingredientes mais delicados de manusear, não pode ser usado qualquer um desses de supermercado. Dê preferência aos produtos que já possuam esses ingredientes em sua fórmula.

40 dicas de beleza: aprenda truques simples para rosto, corpo, cabelos e maquiagem

D-Pantenol

D-Pantenol hidratação cacheados

Esse é um dos ativos mais famosos quando se trata de hidratação. Não só no cabelo, como na pele. Sabe o queridinho Bepantol? Pois é, ele tem Pantenol em sua fórmula.

O D-Pantenol é uma vitamina e está presente em nossa pele e cabelos. É essencial para a saúde porque ajuda a manter a maciez, firmeza e cicatrização rápida da pele. Nos cabelos, ele proporciona hidratação de longa duração, maciez, brilho e combate as pontas duplas.

Como usar?

Nas lojas de cosméticos já há opção para comprar D-Pantenol líquido e indicações de uso. Geralmente, ele é misturado ao creme de hidratação comum para potencializar os efeitos. Se o seu creme já tiver D-Pantenol na fórmula, melhor não adicionar mais, para não pesar os fios.

Babosa (aloe vera)

Babosa hidratação cabelos cacheados

Dica de avó! Quem nunca ouviu falar que babosa faz bem para as madeixas, não é? Essa planta tão fácil de encontrar tem o poder de hidratar, regenerar e auxiliar no combate à queda dos fios. Ela atua como um antioxidante natural.

Como usar?

Além dos produtos disponíveis com esse ativo, podemos fazer a aplicação clássica da babosa. Abra uma folha de babosa e amasse seu conteúdo com um garfo, até ficar mais pastosa. Lave os cabelos com seu shampoo habitual (ou anti-resíduos) e depois (sem aplicar condicionador) aplique a babosa em toda a extensão dos fios, mecha por mecha. Coloque uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Depois é só prosseguir a lavagem, retirando a babosa e aplicando seu condicionador preferido para ajudar a selar as cutículas.

As melhores cores de cabelos para as mulheres negras

Gelatina

Gelatina hidratação cabelos cacheados

Além de fazer bem para saúde e a pele, o alto teor de açúcar e colágeno que existe na gelatina devolve o brilho e maciez aos cabelos. E você nem precisa gastar muito para isso.

O colágeno é super importante, não só para a elasticidade, mas porque retém a umidade no fio e evita que ele fique ressecado. O açúcar, por sua vez, tem a função de selar as cutículas, o que deixa o cabelo brilhoso e protegido de agentes externos. Além do açúcar e colágeno, a gelatina também possui uma série de aminoácidos com ação hidratante, como a prolina e a glicina.

Como usar?

Se não encontrar produtos no mercado à base de gelatina, compre uma gelatina incolor e misture o pó em um creme de hidratação de sua preferência. A proporção ideal é de meio pacote de gelatina para duas colheres (de sopa) de creme hidratante. Se preferir, adicione uma colher pequena de óleo 100% vegetal (como azeite extra virgem, óleo de coco ou rícino).

Transição capilar: veja como mandar a química para longe dos seus fios

Manteiga de Oliva

Manteiga de oliva hidratação cabelos cacheados

Uma poderosa aliada na hidratação a longo prazo, a manteiga de oliva é um produto muito parecido com os nutrientes do azeite de oliva, e ela pode servir tanto para a fase de hidratação quanto nutrição. É nutritiva, emoliente, rica em antioxidantes e possui as vitaminas A, B1, B2, C, D, E e K.

Como usar?

A manteiga de oliva é mais difícil de encontrar do que o azeite. Geralmente também seu custo é mais alto, mas em compensação ela é mais fácil de aplicar e pode durar por muito tempo, porque não se aplica em grande quantidade. Obedeça as indicações de uso do rótulo.

Veja também:

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

Botox capilar: o que é? Como funciona? Saiba tudo!