Cabelo poroso: confira métodos de tratamento para salvar sua madeixa


Renata Pereira
Renata Pereira

Cabelo sem vida, fraco e totalmente opaco? Isso se chama porosidade capilar. É muito comum a porosidade dos nossos cabelos se alterar, afetando na saúde da madeixa. Mas calma, também é muito fácil resolver esse problema!

Separamos dicas sobre como identificar e receitas para tratar a porosidade capilar. Vem conferir.

View this post on Instagram A post shared by EDILAINE AROUCHA ➿ CACHEADA 3C (@edilaine.aroucha) on Jul 28, 2020 at 2:35pm PDT
Via @edilaine.aroucha

O que é a porosidade do cabelo?

A porosidade capilar indica a capacidade do cabelo para absorver nutrientes. Os fios contêm cutículas que protegem e absorvem água e nutrientes necessários para a fibra capilar. No entanto, devido a fatores externos, as cutículas podem se fechar ou abrir demais, o que impede dos fios absorverem a quantidade suficiente de nutrientes.

Tipos de porosidade capilar:

Porosidade baixa: cabelos com porosidades baixa têm as cutículas bem fechadas, o que dificulta a absorção de nutrientes e água nos fios, resultando em fios ressecados e duros.

Porosidade normal: já cabelos saudáveis contêm uma porosidade equilibrada, pois têm as cutículas dos fios meio abertas. Assim, o cabelo consegue absorver os nutrientes necessários para a fibra capilar.

Porosidade alta: Fios fracos, quebradiços e opacos são sinal de cabelo com porosidade alta. Isso ocorre porque as cutículas estão muito abertas, logo, os fios não conseguem conter os nutrientes necessários para a fibra capilar.

Porque o cabelo fica poroso?

Diversos fatores externos podem causar a porosidade, principalmente procedimentos que alteram o pH do cabelo, o que interfere diretamente na abertura das cutículas.

No entanto, exposição ao sol, uso recorrente de chapinha e secador e tratamentos químicos são as principais causas da porosidade capilar.

View this post on Instagram A post shared by 𝕽𝖆𝖋𝖆𝖊𝖑𝖆 (@rafacruzs) on Aug 29, 2020 at 4:15pm PDT
Via @rafacruzs

Tipos de tratamentos para cabelo poroso

Separamos os melhores métodos de tratamentos para cabelo poroso! Confira.

Cremes reconstrutores

No mercado há diversos cremes que são ideais para tratamentos para porosidade. Práticos e eficientes, esses produtos proporcionam uma reconstrução total nos fios. Repõe as proteínas e lipídios necessários para a fibra capilar, sela as cutículas e elimina o frizz.

Umectação com óleo vegetais

A nutrição também é muito importante para as nossa madeixas, pois mantém a oleosidade natural dos fios e controla o frizz. Investir em uma umectação com óleos vegetais pode ser uma ótima alternativa para combater a porosidade capilar.

Portanto, invista em umectação com óleo de coco ou azeite de oliva! Esse método ajuda repor os nutrientes necessários para os fios, deixando a madeixa sedosa e saudável, além de manter o cabelo hidratados por muito mais tempo.

Queratina

Os nossos cabelos contém naturalmente a queratina, uma proteína essencial para fortalecer os fios. No entanto, o uso de tratamentos químicos e fontes de calor faz o cabelo perder a queratina e outros nutrientes, resultando em um cabelo poroso e ressecado.

Apostar na queratina liquida é um dos métodos mais eficazes para combater a porosidade capilar! Este este produto ira repor toda a proteína perdida nos fios, deixando o cabelo super saudável.

Vinagre de maça

Outro produto bem simples que combate a porosidade é o vinagra de maça. Por conta de um pH baixa, o vinagre ajuda a equilibrar o pH dos fios porosos. Sua ação vai manter as cutículas seladas, eliminando o aspecto ressecado da madeixa.

Diluindo o vinagre em água mineral e deixando agir por 10 minutos, você vai ver resultados incríveis no seu cabelo. Pode apostar!

Bepantol

O Bepantol também pode ser uma ótima opção, pois além ser um hidratante eficaz para as madeixas, ele também pode ser usado na pele em áreas ressecadas. O principal ativo do produto, o Pantenol, promove uma hidratação duradoura no fios, além de reduzir as pontas duplas e proporcionar muito brilho para o cabelo.

Veja também:

Renata Pereira
Renata Pereira
Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!