Cabelo elástico: dicas para acabar com os fios emborrachados


Renata Pereira
Renata Pereira

Seu cabelo anda com um aspecto ressecado, quebradiços e um efeito chiclete? Isso indica que provavelmente o seu cabelo está elástico e danificado. Mas calma, você chegou no lugar certo! Aqui vamos te explicar tudo para salvar a saúde da sua madeixa e se livrar do efeito emborrachado com tratamentos simples e eficiente. Vem conferir.

DANIELA SANTOS on Instagram: Que a nossa vida seja repleta daquilo que nos faz bem.  Big curly hair Big-curly-hair Weddi… | Fotos de cabelo, Cabelo, Dicas de cabelo
Via Pinterest

O que é cabelo elástico?

Todo cabelo saudável tem uma elasticidade, isso funciona como uma proteção dos fios evitando que se quebrem facilmente.

O problema é quando os fios do cabelo têm efeito chiclete ao esticar, isso significa que estão com elasticidade em excesso. Isso não é favorável para a saúde dos nossos cabelos, já que os fios ficam suscetíveis a quebra.

Como os fios ficam emborrachados?

O uso constante de procedimentos agressivos pode causar danos para a fibra capilar. Tratamentos químicos, como alisamento e descoloração alteram o pH do nosso cabelo, que ocasiona a perda de proteínas, alterando a massa capilar e deixando os fios elásticos e ressecados.

Método para identificar se os fios estão elásticos

Os fios elásticos são finos, opacos e se quebram com facilidade ao pentear. No entanto, existe um método rapio para identificar se o cabelo está elástico. Confira:

Pegue um fio do seu cabelo e puxe-o realizando uma leve pressão. Se o fio não voltar para seu estado normal ou se quebrar facilmente, significa que o cabelo está elástico e precisa de reconstrução capilar. Já se o fio esticar e voltar para o formato normal, significa que o cabelo está saudável!

Cabelo poroso: confira métodos de tratamento para salvar sua madeixa

O que fazer quando o cabelo fica elástico?

Reconstrução capilar é o um método fundamental para a rotina de cuidado capilar, principalmente para salvar cabelos danificados e elásticos. Veja mais dicas para aplicar no dia a dia e acabar com os fios emborrachados.

  1. Evite tratamentos químicos. Dê um tempo para o cabelo recuperar nutrientes e massa entre um procedimento e outro.
  2. Corte as pontas do cabelo. Realizar um corte a cada 6 meses é o indicado para manter o cabelo saudável e sem pontas ressecadas.
  3. Deixe o cabelo secar naturalmente. Evite fontes de calor, protegendo o cabelo de mais danos.
  4. Aposte no cronograma capilar em sua rotina de cuidados. Invista em bons produtos e ampolas que possuam ativos potentes para as hidratações semanais.

Aproveite e confira mais em cronograma capilar: aposte nessa técnica de recuperação dos fios.

View this post on Instagram A post shared by Pritty - Cuidados capilares (@prittyceccattotricologista)
Via @prittyceccattotricologista

Confira tratamentos caseiros para recuperar cabelo elástico

Reconstrução com queratina e vinagre de maça

  • 1 col. vinagre de maca
  • 2 col. De queratina liquida
  • 4 col. de máscara de reconstrução

Misture tudo até ficar homogêneo e aplique após a lavagem do cabelo. Deixe agir por 30 minutos e lave em seguida e finalize utilizando condicionador.

Reconstrução com gelatina

  • 1 col. de gelatina incolor
  • 1 col. de óleo de rícino
  • 2 col. de máscara de reconstrução

Misture os ingredientes e aplique após a lavagem do cabelo uniformemente. Após 20 minutos de ação, enxágue o cabelo e finalize utilizando condicionador.

Veja também:

Renata Pereira
Renata Pereira
Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!