Seu cabelo anda com um aspecto ressecado, quebradiços e um efeito chiclete? Isso indica que provavelmente o seu cabelo está elástico e danificado. Mas calma, você chegou no lugar certo! Aqui vamos te explicar tudo para salvar a saúde da sua madeixa e se livrar do efeito emborrachado com tratamentos simples e eficiente. Vem conferir.

O que é cabelo elástico?
Todo cabelo saudável tem uma elasticidade, isso funciona como uma proteção dos fios evitando que se quebrem facilmente.
O problema é quando os fios do cabelo têm efeito chiclete ao esticar, isso significa que estão com elasticidade em excesso. Isso não é favorável para a saúde dos nossos cabelos, já que os fios ficam suscetíveis a quebra.
Como os fios ficam emborrachados?
O uso constante de procedimentos agressivos pode causar danos para a fibra capilar. Tratamentos químicos, como alisamento e descoloração alteram o pH do nosso cabelo, que ocasiona a perda de proteínas, alterando a massa capilar e deixando os fios elásticos e ressecados.
Método para identificar se os fios estão elásticos
Os fios elásticos são finos, opacos e se quebram com facilidade ao pentear. No entanto, existe um método rapio para identificar se o cabelo está elástico. Confira:
Pegue um fio do seu cabelo e puxe-o realizando uma leve pressão. Se o fio não voltar para seu estado normal ou se quebrar facilmente, significa que o cabelo está elástico e precisa de reconstrução capilar. Já se o fio esticar e voltar para o formato normal, significa que o cabelo está saudável!
Cabelo poroso: confira métodos de tratamento para salvar sua madeixa
O que fazer quando o cabelo fica elástico?
Reconstrução capilar é o um método fundamental para a rotina de cuidado capilar, principalmente para salvar cabelos danificados e elásticos. Veja mais dicas para aplicar no dia a dia e acabar com os fios emborrachados.
- Evite tratamentos químicos. Dê um tempo para o cabelo recuperar nutrientes e massa entre um procedimento e outro.
- Corte as pontas do cabelo. Realizar um corte a cada 6 meses é o indicado para manter o cabelo saudável e sem pontas ressecadas.
- Deixe o cabelo secar naturalmente. Evite fontes de calor, protegendo o cabelo de mais danos.
- Aposte no cronograma capilar em sua rotina de cuidados. Invista em bons produtos e ampolas que possuam ativos potentes para as hidratações semanais.
Aproveite e confira mais em cronograma capilar: aposte nessa técnica de recuperação dos fios.
Confira tratamentos caseiros para recuperar cabelo elástico
Reconstrução com queratina e vinagre de maça
- 1 col. vinagre de maca
- 2 col. De queratina liquida
- 4 col. de máscara de reconstrução
Misture tudo até ficar homogêneo e aplique após a lavagem do cabelo. Deixe agir por 30 minutos e lave em seguida e finalize utilizando condicionador.
Reconstrução com gelatina
- 1 col. de gelatina incolor
- 1 col. de óleo de rícino
- 2 col. de máscara de reconstrução
Misture os ingredientes e aplique após a lavagem do cabelo uniformemente. Após 20 minutos de ação, enxágue o cabelo e finalize utilizando condicionador.