Confira 5 métodos para manter o seu cabelo crespo incrível


Renata Pereira
Escrito por Renata Pereira

A transição capilar virou um movimento empoderador para as mulheres que têm cabelo crespo e cacheado. Se livrar do alisamento e progressiva e assumir os cachos é a nova tendência!

No entanto, para manter os cachos e o crespo saudáveis é necessário novos hábitos e métodos de cuidados capilares. Por isso, separamos algumas dicas para adotar no dia a dia e manter o seu crespo poderoso. Confira.

View this post on Instagram A post shared by Amanda Mendes (@todecrespa)
Via @todecrespa

Tipos de cachos: confira qual é o tipo do seu crespo

O cabelo crespo é o tipo 4, que são subdivido em 4A, 4B e 4C. Umas das características comuns dos cabelos tipo 4 são cachos em forma de espiral e textura seca e opaca. No entanto, o ressecamento em cabelos crespo é normal devido ao formato do cabelo, visto que a oleosidade natural do cabelo não percorre o comprimento dos fios.

Cabelo crespo tipo 4A: os cachos 4A são bem parecidos com os cachos 3C, abertos, definidos e com movimento. Porém, o 4A já se nota uma textura ressecada e opaca.

Cabelo crespo tipo 4B: possui cachos definidos e fechados, no qual se nota bastante o fator encolhimento. Possui textura ressecada, frizzada e sem movimento.

Cabelo crespo tipo 4C: já a estrutura do cacho tipo 4C tem um formato zigue-zague, proporcionando diversas formas de cachos e estrutura. A textura é bem ressecada e sem movimento, com um alto fator encolhimento.

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

bigger the hair. harder they stare. | Tipo de cabelo, Cabelo desenho, Cabelo
Via Pinterest

5 métodos para manter o seu cabelo crespo incrível

1. Realize umectação semanalmente

Devido o cabelo crespo apresentar uma textura ressecada, repor a oleosidade é essencial para manter o cabelo nutrido e saudável. Realizar umectação semanalmente irá deixar seu cabelo definido, luminoso e sem frizz. Por isso, aposte em óleos vegetais, como óleo de coco, argan ou oliva.

Umectação capilar: Invista nessa técnica de nutrição do cabelo

2. Evite shampoos com sulfatos e parabenos

Sulfatos e parabenos são ativos prejudiciais para a saúde do cabelo, pois a ação de limpeza desses ingredientes agride a fibra capilar. Elimina a oleosidade natural do cabelo, deixando os fios enfraquecidos, resultando em cabelos porosos e quebradiços.

O ideal é investir em shampoos naturais ou que não contenham esses ativos, protegendo os fios de mais uma danificação externa.

3. Invista em fronha ou touca de cetim

Sabia que as fronhas de algodão são prejudiciais aos cabelos? Pois é, o algodão absorve a oleosidade natural do cabelo, deixando-o ressecado. Além disso, o atrito entre o fio e o material causam frizz e acaba com a definição dos cachos. Fronha ou touca de cetim é uma alternativa para proteger o cabelo, mantendo a definição e a oleosidade.

Confira como fazer sua própria touca de cetim no canal da Carla Estéfane:

4. Utilize produtos específicos para cabelo crespo

Produtos adequados para o seu tipo de cabelo mantêm a madeixa saudável, visto que produtos específicos para cabelo crespo contêm ativos essenciais para manter o cabelo hidratado e protegido. Portanto, invista apenas em produtos próprios para o seu crespo e sem sulfato e parabenos!

Como usar babosa no cabelo: aprenda a fazer hidratação e muito mais

5. Capriche sempre na finalização

Após a lavagem capilar é muito importante ter atenção ao último passo, a finalização. Tanto com um leave-in ou creme de pentear apropriados para o seu tipo de cabelo, a forma de aplicar o produto faz toda a diferença no resultado final.

Portanto, capriche na fitagem, esse método distribui bem o creme entre as mechas, além de promover muita definição aos cachos.

Veja também:

Publicado em
Renata Pereira
Escrito por Renata Pereira
Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!