Botox capilar: o que é? Como funciona? Saiba tudo!


Babi Santos
Babi Santos

O botox capilar é um tratamento que promete nutrir através de proteínas e aminoácidos, sem envolver componentes químicos. Seu principal objetivo é repor a massa que nosso cabelo perde por conta da química (como escova progressiva e coloração), poluição, sol, vento, entre outros. Além de funcionar como repositor de massa, ele também devolve hidratação e resulta em cabelos macios, brilhosos e sem frizz.

Para que tipo de cabelo é indicado?

Botox capilar - indicações

Ao contrário do que o nome sugere, esse processo não tem nada a ver com o botox dermatológico porque não contém toxina botulínica. Ou melhor, a única semelhança é que, assim como o procedimento estético, a função do botox capilar é reconstruir as fibras e preencher.

Já que este é um tratamento sem formol ou qualquer aditivo químico, não existe contraindicação. O botox capilar pode ser feito em todos os tipos de cabelo.

Claro, se o seu já estiver nutrido, hidratado e com as cutículas seladas, os efeitos provavelmente não serão visíveis e corre-se o risco de deixar os fios sobrecarregados.

Por outro lado, se o seu cabelo estiver apresentando sinais de danos causados por processos químicos, chapinha, secador ou até mesmo efeitos abrasivos da praia, essa pode ser a solução para seus problemas.

Para fazer um diagnóstico, analise o cabelo de acordo com os seguintes sintomas:

  • Você está sofrendo com o frizz?
  • Após tirar o condicionador, você percebe que a textura ainda está áspera mesmo com os fios molhados?
  • Depois de seco, tem apresentado mais volume que o normal?
  • Você percebe que está mais opaco e com aspecto ressecado?
  • Escolha um fio e segure-o de forma tensionada com as duas mãos. Delicadamente, puxe dos dois lados em sentidos opostos, esticando-o por mais dois ou três centímetros. Ele deve estar moderadamente elástico! Se romper, é um sinal de que o cabelo está quebradiço. Se estiver muito elástico, precisa de queratina.

Caso seu cabelo esteja apresentando dois ou mais dos sintomas acima, é sinal de que está fraco, danificado e precisa urgentemente de cuidados.

Como funciona?

O botox capilar pode te ajudar a recuperar a vitalidade dos fios porque ele atua como um repositor de massa, devolvendo aos cabelos aminoácidos e proteínas perdidos durante o dia a dia.

Para identificar quais produtos possuem aminoácidos e proteínas, procure na embalagem ingredientes como: Creatina, Cisteína, Arginina, Colágeno, proteínas do trigo e outros similares.

Quando o cabelo está sem massa estrutural as cutículas abrem e causam porosidade, pontas duplas, ressecamento e o temido efeito frizz. A função do botox é nutrir este cabelo e depois selar as cutículas, fazendo com o que o fio tenha a mesma espessura da raiz às pontas, o que reduz as pontas duplas e permite um crescimento saudável e forte.

Em outras palavras, o botox funciona como uma reconstrução para cabelos que tenham danos leves. Ele não sana problemas graves como o corte químico, mas reestrutura a fibra de forma a recuperar o aspecto saudável dos fios. Seus efeitos podem durar até três meses.

O botox alisa?

Não! Este procedimento pode ser feito tanto em cabelos lisos, como encaracolados e ondulados. O que acontece é que por selar as cutículas, o botox capilar provavelmente vai deixar os fios menos volumosos e irregulares.

Esse efeito pode causar uma sensação de alisamento, mas na verdade é apenas o resultado de um cabelo bem hidratado. Se o seu cabelo for cacheado, logo após fazer o botox experimente usar cremes sem enxágue menos densos. Dessa forma evita-se aquela aparência de pesado.

Veja também:

Dicas para você nunca mais ter cabelo espigado e quebradiço

Escova alisadora: tudo que você precisa saber antes de comprar uma

Babi Santos
Babi Santos
Designer paraense, elaboradora oficial de memes.