Veja 10 benefícios do óleo de coco para a saúde e a beleza


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado

Ele virou o queridinho da gastronomia e dos rituais de beleza por trazer inúmeros benefícios para a saúde. O óleo de coco extra-virgem é rico em gorduras saudáveis e ácidos graxos, além de ter efeitos terapêuticos comprovados. Vamos te mostrar algumas maneiras de usar o óleo de coco para turbinar o seu metabolismo. Confira!

óleo de coco

Você já foi apresentada aos benefícios do óleo de coco para bronzear o seu corpo de maneira natural. Mas as propriedades desse elixir da beleza vão muito além disso. 

1 - Fortalece a imunidade

O óleo de coco é um excelente bactericida e combate os fungos e bactérias que fragilizam a nossa saúde. Ele também melhora a absorção de nutrientes que protegem o nosso organismo. Um dos componentes do óleo de coco é o ácido láurico, que também está presente no leite materno e auxilia na imunidade. 

2 - Controla o colesterol

O óleo de coco atua diretamente no bom funcionamento da glândula tireoide, diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL). Pesquisas atuais também mostram que ele favorece o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Vale lembrar que o colesterol em dia é essencial para fugir dos riscos de doenças do coração.  

3 - Acelera o metabolismo 

O óleo de coco é uma fonte de energia rápida por causa dos triglicerídios que contém. Isso significa que ele é rapidamente absorvido e aumenta a quantidade de calorias que o seu corpo queima em seguida.  Para se ter ideia, estudos indicam que em média, 20 a 25 gramas de óleo de coco aumenta o gasto calórico em torno de 120 calorias nas horas subsequentes.

4 - Tem efeitos anti-inflamatórios e antibactericidas

Seus efeitos anti-inflamatórios são responsáveis pela diminuição da artrite (dores nas articulações), contribui para a saúde do fígado, aumentando as enzimas benéficas. Já os efeitos antibactericidas protegem a flora intestinal e regularizam o funcionamento do intestino, eliminando as bactérias maléficas e fortalecendo a flora saudável. 

5 - Combate o envelhecimento

Diminui a presença de radicais livres no organismo. Eles até são benéficos para o organismo, mas em excesso se transformam nos grandes responsáveis pelo envelhecimento celular. A vitamina E presente no óleo de coco combate também a oxidação das células saudáveis que quando se proliferam podem se desenvolver para um câncer.  

6 - Hidrata a pele e os cabelos

Passe óleo de coco no corpo para hidratar, diminuir as rachaduras nos calcanhares e tirar a maquiagem dos olhos. Os benefícios do óleo de coco se estendem para fortalecer as cutículas dos dedos. Além disso, ele ajuda na absorção da vitamina D e protege conta raios UV. Já para os cabelos, misture com o seu condicionador de preferência para fazer uma hidratação potente. 

7 - Ajuda na cicatrização da pele

O óleo de coco diminui a inflamação na pele e aumenta a produção de colágeno que é essencial para se ter uma pele elástica e brilhosa. Basta aplicar o óleo no local ferido com a ajuda de um algodão. Não é necessário cobrir com nada. Já para melhorar o aspecto das rachaduras nas pernas, você pode misturá-lo com açafrão e passar na pele depois do banho. 

8 - É um antisséptico bucal

Bochechar com óleo de coco ajuda a reduzir a presença de bactéricas que causam cáries e placas nos dentes. Ele funciona como um substituto do antisséptico bucal. Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo também reduz a gengivite, que nada mais é do que a inflamação das gengivas.

9 - Combate a candidíase

A candidíase é causada por um fungo que se espalha nas áreas quentes e úmidas do corpo feminino e causa infecções. Incluir o óleo de coco na alimentação, ajuda a combater essa infecção. Mas você também pode aplicar o óleo diretamente no local infeccionado para combater a infecção. O óleo de coco também é um excelente lubrificante íntimo que pode substituir os lubrificantes sintéticos.   

10 - Melhora as funções cerebrais

Os triglicerídios presentes no óleo de coco funcionam como uma fonte alternativa de energia para o cérebro. Há muitos estudos em andamento que mostram os benefícios do óleo de coco no tratamento de doenças como o Mal de Alzheimer e a epilepsia. Para isso, consuma uma colher de sopa do alimento diariamente, junto com a sua alimentação normal. 

Veja como fazer óleo de coco em casa:

Se você quiser preparar o seu próprio óleo de coco, você consegue fazer isso de maneira bem simples em casa. Para isso, você irá precisar apenas de coco verde, da água do próprio coco e um pouco de água mineral. Assista ao vídeo e confira o processo completo!

Veja também:

Óleo de rícino: conheça os benefícios estéticos e medicinais para o seu corpo

Veja como a cânfora pode ser sua forte aliada para a sua pele

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista brasileira, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza no caderno Barra, trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.