Veja como o gengibre pode ser ótimo para a sua pele


O gengibre é uma planta de sabor intenso e picante, muito utilizado como especiaria na gastronomia do mundo inteiro. Mas também é um forte aliado da nossa saúde devido às suas propriedades medicinais. O gengibre é anti-inflamatórias, antioxidantes e anticoagulante e tem em sua composição óleos essenciais, vitaminas (C, B1, B2) e minerais, como ferro, magnésio e cálcio.

O gengibre é muito utilizado para ajudar na queima da gordura corporal, no combate à azia e gases, para proteger o estômago de úlceras, além de auxiliar no combate de náuseas e vômitos. Mas você sabia que essa planta também é o ingrediente base de muitos tratamentos para a pele? O suco ou até mesmo a infusão do gengibre permite tratar vários problemas de pele. 

Gengibre

Conheça os benefícios do gengibre para a sua rotina de beleza

Anti-envelhecimento

O gengibre contém cerca de 40 compostos antioxidantes, que auxiliam a proteger a pele contra o envelhecimento. Além disso, ajuda a melhorar a aparência da pele ao remover toxinas e a estimular a circulação sanguínea. Também melhora a elasticidade da pele, tornando-a mais firme e jovem.

Queimaduras

Uma boa maneira de aliviar o ardor e curar a pele queimada é usando suco fresco de gengibre ou aplicar diretamente gengibre fresco cortado sobre a pele duas a três vezes por dia para eliminar as cicatrizes. Convém usar uma fatia nova de gengibre fresco sempre que fizer a aplicação tópica.

Antisséptico

O gengibre ajuda a limpar as manchas de borbulhas e o acne. Como é um poderoso antisséptico e agente de limpeza, o gengibre ajuda a manter a pele limpa, suave e livre de manchas. Além disso, também revigora e estimula a pele. É também um dos melhores tratamentos naturais contra o acne, pois ajuda a minimizar a formação de erupções cutâneas e do acne, eliminando e limpando as bactérias que causam o acne.

Uniformizador

Uma boa maneira de uniformizar o tom de pele naturalmente é com o gengibre. Um tipo de manchas mais difíceis de eliminar são as tipo hipopigmentadas que ocorrem quando a pele perde pigmentação causando manchas brancas ou mais claras que o tem de pele. Se aplicar, diariamente, fatias de gengibre fresco sobre essas áreas e deixar atuar durante uns minutos, verá uma melhoria significativa após uma a duas semanas.

Hidratante

Com propriedades afrodisíacas, tonificantes e antioxidantes, o gengibre contribui para uma pele jovem e radiante. Sua composição altamente hidratante ajudará a prevenir o envelhecimento da cútis e as marcas de expressão, além de acalmar a pele do rosto.

Aprenda receitas caseiras com o gengibre para garantir uma pele de seda

Gengibre1

Gengibre2

Gengibre3

Contraindicações para o uso do gengibre

O gengibre afina e reduz o açúcar no sangue e pode alterar os índices de glicemia e pressão arterial. Além disso, alimentos termogênicos podem causar hipoglicemia, insônia e taquicardia. Logo, o uso constante do gengibre deve ser evitado, e feito apenas por indicação médica, para os seguintes grupos: 

  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Pessoas com  problemas de coagulação sanguínea
  • Grávidas
  • Pessoas com hipertireoidismo
  • Quem sofre de doença cardíaca

Veja também:

7 razões para apostar no óleo de coco para bronzear o corpinho

Óleo de rícino: conheça os benefícios estéticos e medicinais para o seu corpo