O gengibre é uma planta de sabor intenso e picante, muito utilizado como especiaria na gastronomia do mundo inteiro. Mas também é um forte aliado da nossa saúde devido às suas propriedades medicinais. O gengibre é anti-inflamatórias, antioxidantes e anticoagulante e tem em sua composição óleos essenciais, vitaminas (C, B1, B2) e minerais, como ferro, magnésio e cálcio.
O gengibre é muito utilizado para ajudar na queima da gordura corporal, no combate à azia e gases, para proteger o estômago de úlceras, além de auxiliar no combate de náuseas e vômitos. Mas você sabia que essa planta também é o ingrediente base de muitos tratamentos para a pele? O suco ou até mesmo a infusão do gengibre permite tratar vários problemas de pele.
Conheça os benefícios do gengibre para a sua rotina de beleza
Anti-envelhecimento
O gengibre contém cerca de 40 compostos antioxidantes, que auxiliam a proteger a pele contra o envelhecimento. Além disso, ajuda a melhorar a aparência da pele ao remover toxinas e a estimular a circulação sanguínea. Também melhora a elasticidade da pele, tornando-a mais firme e jovem.
Queimaduras
Uma boa maneira de aliviar o ardor e curar a pele queimada é usando suco fresco de gengibre ou aplicar diretamente gengibre fresco cortado sobre a pele duas a três vezes por dia para eliminar as cicatrizes. Convém usar uma fatia nova de gengibre fresco sempre que fizer a aplicação tópica.
Antisséptico
O gengibre ajuda a limpar as manchas de borbulhas e o acne. Como é um poderoso antisséptico e agente de limpeza, o gengibre ajuda a manter a pele limpa, suave e livre de manchas. Além disso, também revigora e estimula a pele. É também um dos melhores tratamentos naturais contra o acne, pois ajuda a minimizar a formação de erupções cutâneas e do acne, eliminando e limpando as bactérias que causam o acne.
Uniformizador
Uma boa maneira de uniformizar o tom de pele naturalmente é com o gengibre. Um tipo de manchas mais difíceis de eliminar são as tipo hipopigmentadas que ocorrem quando a pele perde pigmentação causando manchas brancas ou mais claras que o tem de pele. Se aplicar, diariamente, fatias de gengibre fresco sobre essas áreas e deixar atuar durante uns minutos, verá uma melhoria significativa após uma a duas semanas.
Dicas de beleza: aprenda truques simples para rosto, corpo, cabelos e maquiagem
Hidratante
Com propriedades afrodisíacas, tonificantes e antioxidantes, o gengibre contribui para uma pele jovem e radiante. Sua composição altamente hidratante ajudará a prevenir o envelhecimento da cútis e as marcas de expressão, além de acalmar a pele do rosto.

Veja como a cânfora pode ser uma forte aliada para a sua pele
Aprenda receitas caseiras com o gengibre para garantir uma pele de seda
Gengibre como esfoliante
Ingredientes:
- Uma colher de sopa de farelo de aveia
- Uma colher de chá de óleo vegetal
- Três colheres de chá de gengibre
- Duas gotas de óleo essencial de limão
Modo de preparo:
Misture os ingredientes em uma tigela e passe no rosto com movimentos suaves. Deixe agir na pele por alguns minutos e depois lave bem com um sabonete neutro.
Babosa no rosto: veja os benefícios e saiba como usar
Gengibre como hidratante
Ingredientes:
- Dois pedaços de gengibre ralados
- Duas colheres de sopa de mel
- Uma colher de chá de suco de limão
Modo de preparo:
Misture tudo e deixe na geladeira durante 30 minutos. Depois, aplique a mistura no rosto e deixe agir por mais 30 minutos. Depois, lave bem o rosto e evite se expor ao sol nas 24 horas seguintes.
Hidratação com maisena: Confira os benefícios e dicas de como fazer!
Gengibre para acnes
Ingredientes:
- Dois pedaços de gengibre ralado
- Uma colher de chá de suco de limão
- Duas colheres de sopa de argila branca ou argila verde
Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes e aplique na pele, deixando agir até secar completamente. Depois, lave bem o rosto com água morna e para finalizar aplique um tônico facial.
Limpeza de pele: tudo que você precisa saber sobre esse tratamento estético

Receitas naturais para manter o bronze o ano todo
Contraindicações para o uso do gengibre
O gengibre afina e reduz o açúcar no sangue e pode alterar os índices de glicemia e pressão arterial. Além disso, alimentos termogênicos podem causar hipoglicemia, insônia e taquicardia. Logo, o uso constante do gengibre deve ser evitado, e feito apenas por indicação médica, para os seguintes grupos:
- Diabéticos
- Hipertensos
- Pessoas com problemas de coagulação sanguínea
- Grávidas
- Pessoas com hipertireoidismo
- Quem sofre de doença cardíaca
Veja também:
Truques para você garantir um bronzeado sempre perfeito
Veja benefícios do óleo de coco para a saúde e a beleza
Óleo de rícino: conheça os benefícios estéticos e medicinais para o seu corpo