Descubra os benefícios do consumo de soja para a sua pele


A soja é um ingrediente natural que tem inúmeros benefícios para a saúde, e consequentemente, para a beleza. Seu alto teor de proteínas, fibras e isoflavonas ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir contra doenças cardíacas. Mas o que pouca gente sabe é que o grão é muito eficiente para tratamentos de pele. 

Este grão ajuda a reduzir o inchaço e a descoloração da pele. As proteínas presentes na soja também são fortes aliados para hidratar a cútis e reduzir a aparência das rugas em geral, além de ter o poder de tonificar a pele e reverter danos causados pelo sol.

Veja como a soja pode ser benéfica para a sua rotina de beleza!

Soja

Óleo de soja

Um óleo rico em soja tem uma estrutura molecular que permite estimular a epiderme, a camada superior da pele. A soja consegue penetrar na estrutura celular e potencializar a produção de colágeno, elastina e outras proteínas da pele. As suas propriedades incentivam o crescimento e a regeneração celular.

Propriedades antioxidantes

Quando aplicado topicamente sobre a pele, a soja ajuda a corrigir a pigmentação provocada por alterações hormonais e pela exposição solar em excesso. Ela também diminui manchas, descoloração e o aspecto áspero da pele. 

Vitamina E

Rica em vitamina E, a soja ajuda a acelerar a cicatrização e a regeneração dos tecidos da pele.

Ácidos gordos essenciais

Os ácidos gordos essenciais ajudam a hidratar o colágeno existente abaixo da superfície da pele, deixando a cútis com aspecto renovado.

Lecitina

A lecitina funciona como antirrugas, porque mantém a elasticidade da pele, ajudando a suavizar a linhas finas de expressão e a prevenir o envelhecimento prematuro.

Fitoestrogênios

A soja também contém fitoestrogênios - estrogênio vegetal - que ajudam a rejuvenescer as células da pele.

Contraindicações para o consumo da soja

A soja tem alto teor alergênico. Além disso, sua alta quantidade de isoflavonas podem causar problemas hormonais, seja para mulheres ou para homens. O Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de, no máximo, uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas. O ideal é restringir o consumo a três vezes por semana.

Como a maior parte da soja produzida no Brasil é transgênica, tente dar preferência ao consumo do grão orgânico, que não sofre alterações genéticas.

Veja também:

Como a cânfora pode ser sua forte aliada para a sua pele

Veja como o gengibre pode ser ótimo para a sua pele