Veja como a cânfora pode ser uma forte aliada para a sua pele


Se você já ouviu a sua avó falar das maravilhas da cânfora, provavelmente já se perguntou para que ela serve. Pois aqui você vai encontrar a resposta! A cânfora é uma substância viscosa e esbranquiçada, proveniente da família da canela. Ela tem inúmeros usos medicinais e sempre foi muito utilizada pelos nossos antepassados.

A cânfora é antisséptica, estimulante, afrodisíaca e tem propriedades anti-inflamatórias.  Por causa do seu aroma fresco, ela é amplamente usada como descongestionante. Mas existem outros benefícios que irão te surpreender.

Ela é, sem dúvida, uma das melhores substâncias naturais para tratamentos de pele. As suas fantásticas propriedades de cura conseguem suavizar as cicatrizes, além de auxiliar no combate de espinhas e acnes. A cânfora é um dos ingredientes bases de cremes e loções usadas para os problemas de pele.

planta cânfora
A planta Laurus Camphora, também conhecida como canforeiro, de onde se extrai a cânfora

Veja aqui quais são os benefícios da cânfora para a pele:

Combate espinhas e acnes

A cânfora é conhecida como um bom remédio para acne. Ajuda a reduzir a vermelhidão e a irritação da cútis. Ela também serve para suavizar as cicatrizes causadas por acne, auxiliando na recuperação e dando um aspecto limpo e uniforme à pele.

Suaviza queimaduras e cicatrizes

É um ótimo tratamento para pequenas queimaduras e também para remover as cicatrizes de queimaduras. Para fazer isso, basta dissolver uma pequena quantidade de cânfora em água e aplicar sobre o local queimado. Aplique diariamente até que as cicatrizes desapareçam.

Alivia prurido e comichão

A cânfora pode ser utilizada para aliviar a irritação e comichão na pele. Através da aplicação de cânfora nas áreas afetadas, o composto ativa as terminações nervosas, produzindo uma sensação calmante. Traz alívio não só de comichão, prurido e irritação, mas também diminui a vermelhidão na pele.

Combate lesões 

A cânfora pode ser utilizada para aliviar a dor e o desconforto causados por lesões na pele e picadas de insetos. Para isso, basta massagear algumas gotinhas diretamente sobre a pele.

Trata eczema

É um tratamento maravilhoso para o eczema, quando este causa inflamação e prurido sobre a pele.

Evita fungos nas unhas

A cânfora é extremamente eficaz no combate de fungos nas unhas. Vale manter o tratamento das unhas com cânfora, o que minimiza a possibilidade do fungo voltar.

Amacia os calcanhares

A cânfora ajuda amolecer os calcanhares rachados e secos. Para alívio de calcanhares rachados, basta mergulhar os pés numa solução de cânfora e água e, depois, esfregar os pés com pedra pomes. Em seguida, aplique um creme hidratante ou vaselina nos pés, para manter a pele hidratada.

Suaviza erupções cutâneas

A cânfora dissolvida em água e aplicada nas erupções cutâneas ajuda a eliminá-las depois de alguns dias de uso. 

Conheça o benefício da cânfora para outros fins:

Para os cabelos

O óleo da cânfora ajuda no crescimento dos cabelos e também combate a queda. Além disso, ele tem propriedades que irão fortalecer as raízes dos fios e melhorar a textura deles.  Para potencializar seus efeitos, use algumas gostas misturadas a um óleo vegetal da sua preferência, como óleo de coco ou óleo de rícino

Para a saúde

Além de ser uma forte aliada no tratamento de doenças respiratórias por suas propriedades descongestionante, ela auxilia no tratamento de dores de estômago e gases, previne artrite e doenças reumáticas. Seu óleo essencial também pode ser utilizado no tratamento contra nevralgia.

Como inseticida

Seu aroma forte e fresco ajuda a manter os mosquitos e insetos afastados de alimentos e ambientes. Coloque algumas gotas em uma tigela com água morna e deixe o vapor agir para afastar os insetos. 

Como afrodisíaco

O extrato de cânfora é um excelente aliado para aumentar a libido sexual. Ele ajuda a estimular regiões do cérebro responsáveis pelos impulsos sexuais. Além disso, é um forte estimulante e auxilia no tratamento da disfunção erétil. 

Evite o uso em excesso!

Não é recomendado o uso da cânfora por crianças, gestantes, lactantes, epiléticos ou portadores do Mal de Parkinson. O abuso do óleo essencial da cânfora pode causar intoxicação, principalmente em crianças, e até dependência. Por isso, é importante consultar um médico antes de começar a utilizar o produto. 

Veja também:

7 razões para apostar no óleo de coco para bronzear o corpinho

Descubra os benefícios do consumo de soja para a sua pele