São muitos os tipos de argila que já se revelaram benéficas para o tratamento da pele do rosto e dos cabelos. Mas o fato é que cada uma tem a sua particularidade. A argila branca, por exemplo, é ótima para peles sensíveis e que precisam de uma dose extra de hidratação. Ela também pode ser uma excelente auxiliar na hidratação dos seus fios. Conheça mais sobre esse produto mineral que faz sucesso para quem busca hidratação e suavidade.
Quais os benefícios da argila branca no rosto?
A argila branca é considerada a mais suave de todas e contém altas quantidades de oligoelementos em sua composição. Por ter alguma concentração de alumínio, ela possui o pH próximo ao da pele. Além disso, a sua textura promove uma leve esfoliação nas células do rosto. Confira alguns benefícios da argila branca como tratamento de pele:
- Clarear as manchas
- Hidratar a pele
- Absorver a oleosidade do rosto
- Reduzir inflamações
- Acelerar a cicatrização
- Renovar as células do rosto
Argila preta: benefícios e maneira de usar esta máscara facial
Pode usar argila branca no rosto todos os dias?
Segundo indicações dos dermatologistas, a periodicidade de uso das argilas no rosto vai depender do seu tipo de pele. Se você tiver a pele seca ou muito senível, não deve aplicar mais do que uma ou duas vezes por semana. Afinal, a argila irá retirar mais ainda a oleosidade do rosto e poderá causar alguma irritação. Já para quem tem pele oleosa, o ideal é utilizar um dia sim, um dia não.
Conheça 7 receitas de esfoliantes caseiros para o rosto
Como preparar a argila branca?
Para passar no rosto:
A aplicação básica da argila branca é feita misturando uma colher de sopa do pó da argila a algumas colheres de sopa de água. Até você atingir a consistência pastosa que deseja. Variações podem ser feita usando soro fisiológico ou chá de camomila, que tem poder calmante, no lugar da água. Aplique na pele do rosto e deixe agir por 20 minutos e depois lave bem o rosto com água fria.
Para clarear as axilas e virilha:
Para clarear áreas do corpo que escurecem, principalmente por causa da depilação, você precisará da argila branca em formato um pouco mais grosso e aderente. Para isso, misture uma colher de sopa da argila a duas colheres de sopa de água e pingue algumas gotinhas de óleo essencial de laranja ou de alecrim na mistura.
Quando formar uma pasta bem consistente, aplique nas áreas afetadas e deixe agir por 15 minutos. Depois lave a região com um sabonete neutro.
Para hidratar os cabelos:
Além de fazer muito bem à pele, a argila branca hidrata o cabelo, repõe as proteínas e controla o volume dos fios. Através da oxigenação do bulbo capilar, a argila branca atua no crescimento das madeixas, além de ter ação antirresíduo.
Para aplicá-la, basta misturar com água filtrada até formar uma pasta com a consistência de creme. Para potencializar o tratamento, adicione algumas gotas de óleo de rícino. Depois, aplique na raiz do cabelo e no couro cabeludo com a ajuda de um pincel e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave com o seu xampu de uso diário.
Veja como o gengibre pode ser ótimo para a sua pele
Argila branca: quanto custa e onde comprar
Comprar argila branca para usar em tratamentos de beleza não é uma tarefa difícil. Você encontrará o produto facilmente em lojas de produtos naturais ou mesmo em grandes revendedoras on line. O produto é vendido por preços variados de acordo com os fornecedores, mas não é difícil encontrar embalagens de 500 gramas à venda por 8 a 10 reais.
Veja também:
Óleo de rícino: conheça os benefícios estéticos e medicinais para o seu corpo
Argila: Confira tudo sobre os tipos de argilas e seus benefícios